Mais IA: Google pode revelar assistente virtual “Jarvis” no fim de 2024

Eu só tenho Google Chrome instalado no meu computador por obrigação.

1 Like

A Google querendo um Microsoft Recall para si.

O que vou dizer a seguir vai soar como uma teoria da conspiração (e meio que é mesmo), mas às vezes parece que esse hype de botar IA em tudo é como uma fachada em cima de um desejo das Big Techs de captura de dados em tempo real.

Afinal, não é exatamente isso que coisas como o Microsoft Recall e, agora, o Jarvis, fazem, capturar a tela e áudio em tempo real?

Vale ressaltar como o Recall se tornou obrigatório no Windows, com a Microsoft incorporando os arquivos do Recall como dependência binária do próprio Explorador de Arquivos. Dessa forma, é impossível para uma pessoa mais técnica remover quaisquer traços do Recall, pois perderia a funcionalidade do Windows Explorer.

Além disso, já vi notícias sobre televisores (smart tvs) “tirando print” da tela de tempos em tempos (inclusive do que está sendo exibido via HDMI ou demais entradas offline). Vi aqui no Tecnoblog, inclusive, mas não achei a matéria em específico para linkar aqui, embora achei essa versando sobre preocupações de privacidade envolvendo smart tvs.

Mas, como o sapo na panela, a água fervendo se tornou o novo normal. “Nada a esconder, nada a temer”, como dizem. A privacidade deixou de existir faz tempo, e a maioria das pessoas está confortável com isso, afinal, olha só que legal, o Windows me lembrou de algo que eu fiz que eu tinha esquecido! Uau, o Google Assistente lembra de mim, memorizou sobre meu problema de saúde! (ué, por que meu plano de saúde encareceu do nada?). E minha televisão atualizou e agora me informa a qualidade do meu sono, sugerindo propagandas para me ajudar na qualidade do sono.

6 Likes

E a Marvel vai deixar eles usarem o nome Jarvis assim ?

2 Likes

O que nos resta agora é liberar alguma opção no PowerToys pra desabilitar o Recall ou usar um explorador de arquivos de terceiros.

2 Likes

O problema é que, internamente, o Windows tem dependências internas entre suas bibliotecas (DLLs). Não sei muito bem como está hoje (porque migrei pro Linux há muito tempo e abandonei o Windows), mas no passado eu lembro que eu tinha que lidar com DLLs como Shell32.dll, User32.dll e Kernel32.dll no VB6 e no Delphi 7, para coisas mais avançadas envolvendo o sistema operacional e envolvendo arquivos e partições. Só uma análise de links dinâmicos entre essas bibliotecas para determinar quão enraizada está a dependência do Recall.

1 Like

Bom, existem projetos como o Ameliorated, onde os caras futricam as entranhas do Windows, afim de remover o máximo de telemetria possível. Mas é aquilo, o ideal é usar Linux como sistema principal e usar o Windows para o que não for possível rodar no Linux, como jogos e programas incompatíveis.