Recentemente um parente meu comprou uma TV QLED Samsung. Só que a tela da TV possui muito vazamento de luz. A última vez que vi tanto vazamento assim foi há uns 4-5 anos atrás quando comprei um monitor de entrada da AOC. E assim como esse monitor, não bastasse o vazamento em si, a luz vazada na TV possui dois tons diferentes.
Após alguma pesquisa, não parece ser defeito dessa unidade ou lote mas sim um problema da construção da TV. Encontrei um relato de um comprador que diz ter trocado QUATRO vezes a unidade e mesmo assim sem sucesso em conseguir uma TV sem esse vazamento excessivo.
Sugeri a pessoa a devolver e comprar de outra marca, mas segundo ela as outras marcas estão similares ou piores (segundo relatos em fóruns) e que a única solução seria mudar para uma TV OLED, mas essas chegam a custar o dobro das TVs QLED.
A pessoa optou por ficar com a TV, pois gosta da Samsung e até porque, e esse é um ponto relevante, se a da Samsung está assim, umas das líderes de mercado e tecnologia, imagina a concorrência.
Queria saber se vocês passaram por situações similares, quais marcas/modelos de TVs QLED ou similar recomendariam e se acham que valeria a pena o tecnoblog fazer uma matéria sobre isso.
Quando você diz TV topo de linha da Samsung, de qual linha, exatamente, você tá falando? Porque tirando as linhas Neo QLED (mini LED) e as OLEDs que anunciaram no Brasil recentemente, o restante não costuma ter Full Array Local Dimming, que exacerba ainda mais o problema…
Ser 4k e de LED hoje em dia não é exatamente garantia de ser topo de linha.
Ta mais provável ser alguma TV de entrada com iluminação pela borda do q com FALD como o @mbc07 citou
Fora que LED hoje em dia é coisa de 4k de entrada. As topo de linha já usam miniLED na samsung.
Inclusive por essa frase aqui já é um ótimo indicativo de que é uma TV básica, pq as LEDs mid-range ou as topo de linha custam tanto quanto, ou mais, que as OLED.
Eu estava com uma P715 da TCL, TV de entrada e não sofria de vazamento de luz. Hoje tô com uma QN90B da Samsung, topo de linha, que também não tem isso, mas sofre com o blooming… Imagem 100% hoje em dia, acredito que só as Oleds entregam, principalmente se for as novas da Samsung.
Perdão, deveria ter posto o modelo, mas não me recordava qual era.
Então amigo, não. No site da Samsung:
QLED 55" - R$ 3.399,00
OLED 55" - R$ 6.999,00
Na minha ignorância “QLED” era só uma jogada de marketing, ainda sendo “Q” de quantum.
Mas dei uma olhada melhor e realmente há um funcionamento diferente do tradicional, tal qual o OLED (que eu conhecia melhor), foi mal.
Bom, vc falou que era topo de linha, o q obviamente não é o caso sendo uma Q65. Olha o preço de uma topo de linha mesmo q vc vai ver q não ta mto distante das OLED.
Tenho uma LG de 2018 que tem vazamento de luz e o controle remoto está com problema (mal contato no Bluetooth), mas não é culpa do controle, é problema no hardware da TV. Tem até vídeo no YouTube ensinando a mitigar esse problema, pois é conhecido nas TVs da LG de uns anos atrás, mas esse tutorial do YouTube não corrige totalmente o problema, com o tempo o Bluetooth voltará a falhar.
Fui ver pra comprar outra TV mas não está valendo a pena, uma TV nova não tem uma qualidade significativamente maior que a minha, só teria mais qualidade se fosse uma OLED, mas aí o preço é muito maior.
Por enquanto consigo usar as funções smart do controle com o aplicativo do celular, também posso usar uma TV box ou aplicativos pelo videogame, então vou continuar com essa TV.
Meu ponto é justamente esse, como é que TVs com tecnologia melhores estão tendo um desempenho pior ou igual a TVs passadas?
A questão que coloquei do monitor foi o que me deixou pasmo, ver uma TV com uma tecnologia melhor, de uma marca líder de mercado como a Samsung, se equiparar a um monitor de entrada da AOC de anos atrás! Eu achei isso um absurdo!
Infelizmente são como as coisas estão agora, mas acho isso um descaso e pessoalmente uma forma de ludibriar os consumidores, que estão pagando mais por uma tecnologia melhor, mas estão recebendo uma construção pior do que antes.
Aí que ta. As tecnologias melhores estão unicamente na tela e no backlight. Quando melhoram algo em SoC é só no processamento de imagem. Todo o resto se torna secundário pra uma TV, qualquer coisa “usável” (ainda q isso seja muuuuuuuuuuuuuuuuuuito subjetivo) é suficiente. Fora que as marcas se fazem de coitadas falando q se fossem usar um processador bem melhor a TV seria muito mais cara.
Acho que no TB tem alguma matéria sobre isso.
Não vejo esse monte de nomes que inventam como uma tecnologia melhor, são só melhorias pontuais e provavelmente redução de custo de produção para entregarem o mínimo aceitável.
Sobre a Samsung ser líder de mercado, isso não garante qualidade nenhuma da engenharia dela, só ver o fiasco recente das TVs TU8000.
Acho que é igual os notebooks lá por 2010, a qualidade começou a cair absurdamente.
Nas especificações o povo apenas olhava processador, memória ram e memória interna, mas não se importavam com a qualidade do teclado, do touchpad, das caixas de som, qualidade de construção, facilidade em fazer reparo, qualidade da memória ram, qualidade da tela…
Eu lembro de ver um cara falando que tinha que ser burro pra comprar um Vaio, pois com metade do preço dava pra comprar um Acer com a mesma configuração, mas a qualidade de construção de um Vaio era muito maior que a de um Acer e a qualidade dos componentes também. Tem gente que acha que memória ram é tudo igual, qualquer 4gb é 4gb, mas principalmente naquela época a diferença de velocidade da ram era bem considerável, ainda tinham muitos notebooks sendo lançados com DDR2 em 2010.