Macs com Apple Silicon têm limitações em RAM e placas de vídeo

Originally published at: Macs com Apple Silicon têm limitações em RAM e placas de vídeo – Computador – Tecnoblog

Chip M1 com arquitetura ARM promete melhoria em desempenho, mas há restrições em memória e no uso de eGPUs

Passa a impressão que faltou tempo para lapida melhor o M1. Parece que querem se livra da Intel o mais rápido possível.

6 curtidas

Bom, segundo análises, a Apple quer se livrar da Intel já tem anos pra não ficar dependente do calendário de lançamento de outra empresa pra poder melhorar a sua própria linha de produtos.

E hoje saiu uma notícia no ArsTechnica sobre mais um exploit que afeta processadores Intel (e AMD), somando aos já famosos Spectre e Meltdown. Então, é, a coisa não pega muito bem pra Intel, o que talvez explique a pressa da Apple.

Apple matando o Mac é algo triste de ver!

2 curtidas

Esperar para ver o quão real são as promessas, mas se esse M1 for 50% do que falaram, já é outro patamar de qualquer coisa que a Intel planeja oferecer no médio prazo para esse segmento de ultrabooks de $999,00. Para esse segmento, esse ganho expressivo de bateria e GPU, são diferenciais enormes.

Eles não atualizarem os demais é um bom sinal que estão preparando uma versão de 32GB para os modelos mais parrudos, mas temo que as eGPUs fiquem de fora sim.

3 curtidas

A Apple quer se livrar rapidamente da Intel, e muito se foi falado que no passado os Macs não suportava 32gb, justamente colocando a culpa na demora por parte da Intel. Aí a Apple entra com processador próprio, limitado a 16gb de RAM, que beleza !!!

Para ser sincero, esse lance de aproximar o macOS do iOS eu acho uma fria. Tem usuários que não curte iOS, mais gosta do macOS. Pelo menos ainda existe a opção de instalar qualquer versão do S.O, mais com passar dos anos vai perdendo suporte por parte dos desenvolvedores.

Pois é, eu acho bem ruim essa conduta da Apple nos último anos. Em nada se parece com a época dos Power Macs. A Apple sempre entregava tecnologia que estava a frente em tudo que tinha no PC. Essa transição tinha que ser consistente em recursos a fim de suavizar. Ela poderia ter feito sua própria eGPU para ser ligada a uma porta Thunderbolt 4.
Falto planejamento, já que tem notícias de que ela já não estava feliz desde os Core 6xxx. Ou ela teve dificuldade de extrair alto desempenho.
Isso me deixa meio cético quanto ao proc dela ter um desempenho similar a um R7/i7 de última geração.

1 curtida

Eu mesmo sou um deles. Nunca gostei do iOS, mas curto o Mac OS.

1 curtida

16gb hoje é o suficiente pra maioria dos usuários, mas pensando em um notebook que vá ser usado por 5 anos é uma enorme limitação.
sobre a egpu eu já esperava algo assim mesmo.

Também sigo essa linha. E nem precisa de usar iOS para concluir um trabalho no Mac. Hoje em dia existe vários serviços cloud, um deles é o Google Docs, Drive… começa aqui no Android e finaliza ali.

Acho que na apresentação não ficou claro, mas essa limitação não é uma limitação, é na verdade uma opção. Esse lançamento vem em paralelo com os chips intel. Então no tier mais básico 16/2T usam M1, e nos tiers mais altos oferecem opções com intel nas configurações máximas que já estamos acostumados. Como ela já havia falado, ainda sairão Macs com intel. É uma fase de transição.

Por isso os 16GB são do tier mais básico. As configurações mais altas que todos estão acostumados vieram com intel.

Vamos só lembrar que faltam alguns Macs para serem atualizados. Ontem foi apenas o começo. Ela precisava lançar para que a comunidade dev possa ter a ferramenta de trabalho em mãos.

E a Apple não é boba, está reservando design novo e chips da série M mais potentes para os próximos lançamentos. Tudo é planejado. Essas datas não são aleatórias, são meticulosamente planejadas para distribuir o ciclo de vendas durante os trimestres fiscais.

1 curtida

Esses modelos são para o início da transição. Além disso são modelos de entrada, onde o público não precisa de tanta memória, nem de eGPUs. Já os ganhos em performance e bateria sim agregam valor para o público desses notebooks.

Acho que começaram queimando o arm em não da opção de mais ram, de só manter essa opção nos processadores intel. se for por opção e não limitação técnica acho pior ainda.

Não vi nenhum problema nisso, a Apple apenas abriu mais opções aos usuários. O macOS vai continuar funcionando como antes.

E sobre quem curte o macOS e não curte o iOS, duvido muito que irão deixar de gostar do macOS por essas mudanças e mesmo que deixem, a Apple irá arrebentar com as massas (onde boa parte usa e adora o iPhone), esse Air sem ventoinha vai vender igual água.

Opção que não falta para instalar outra versão do macOS. Vai de cada um.

Ou seja, eles vêm com Thunderbolt 4 mas não são capazes de fazer uso do seu cenário mais intenso, que é ligar uma GPU externa no Thunderbolt.