Macs antigos agora podem rodar o macOS Ventura mesmo sem o suporte da Apple

2 curtidas

Ui, a mão coçou pra tentar… mas o medo de brickar o computador é maior heheheh

Pensei a mesma coisa!
Um iMac 2012 aqui vai perder suporte ao Office acredito que neste ano, mas acho que vou fazer isso antes de “joga-lo no lixo”.

Funcionar, funciona. Se o hardware vai aguentar bem são outros 500

Não sendo seu Mac principal ou tendo pelo menos um backup de tudo, não dá nada. Já fiz em vários Macs antigos pra brincar, o máximo que pode acontecer é ficar super lento e você ter que formatar pra voltar pra versão anterior hahaha.

4 curtidas

Tenho usado um MacBook Pro mid 2012 do trabalho com o OCLP e tem funcionado maravilhosamente bem, dadas as limitações do hardware. Vinha usando ele com o Monterrey e vou dar mais uns dias pra atualizar pro ventura, mas se for na mesma linha da versão anterior, deve funcionar bem

4 curtidas

Exatamente o receio… só tenho a máquina principal hahahah que realmente preciso usar.

Aqui funciona perfeitamente no MBP 2012, desde quando perdeu suporte já instalei Big Sur em diante com esse método.

Voltei para o Monterrey, o sistema mais novo está com widgets quebrado, e cópia lenta de arquivos para unidades FAT e ExFat.

1 curtida

Como ficou o desempenho?
Tenho um MPB 2012, fiz o upgrade pra SSD e 16 Gb de RAM 1666, com o SO original e mesmo assim o desempenho deixa muito a desejar. Não é mais minha máquina principal a anos, mas quebra um ganho as vezes, principalmente pra assistir alguma coisa na TV por airdrop.

Por enquanto, prefiro evitar a fadiga… se der ruim, hahahah não tô afinal para lidar com a dor de cabeça que vai ser restaurar tudo hahahah

A questão que fica é: Vai rodar bem? ou vai transformar o Mac numa carroça? Tenho um iMac 2011 Core i5 com 18 GB de RAM, SSD de 420 GB e GeForce 256 MB com High Sierra e o desempenho dele já está bem sofrível… Suite Adobe tá horrorosa… tenho receio de atualizar pro Ventura e ele ficar ainda pior.

Apple realmente brilha no iPhone com suporte a tantos anos num telefone.

Por outro lado, é pífio este suporte de aproximadamente 5 anos para desktop. Deveria ser uns 8 a 9 anos. Inclusive, se n me engano, o suporte abrangia mais anos quando o upgrade era pago.

1 curtida

O desempenho é excelente. Tenho a mesma configuração que a sua com um SSD de 500gb. O Monterrey roda melhor que o SO oficial suportado

Ventura não recomendo, já usei. Tem bugs, um deles é o que citei “cópia lenta de arquivos em unidades externas que não estão em APFS”.

Isso atinge até os Macs oficiais suportados.

Boa parte dos Macs Intel teve suporte de 6-8 anos, até recentemente. Acredito que o Apple Silicon esteja motivando a Apple a cortar os Macs Intel mais rapidamente, foi a mesma coisa quando migraram de PowerPC pra Intel. Não demorou 3 anos até encerrarem o suporte pra todos os modelos PPC.

Tenho dois macs aqui: MacBook Air 2012 11", Intel Core i5 1.7 GHz, 4GB , 1TB SSD, Intel HD Graphics 4000 1536 MB, e está rodando perfeitamente bem o macOS Ventura 13.2.1 com OCLP 0.6.1, também está com Bootcamp rodando Windows 11 Pro (deixei 250GB pra isso), único widget que não está funcionando bem é o de calendário, com não faço uso dele, não tenho nenhum outro problema, referente a gravação de dados em unidades externas exFAT, FAT, NTFS, APFS ou qualquer outro formato, foi corrigido. Tenho um MacBook Pro 2010 13", Intel Core 2 Duo 2.4 GHz, 16GB, 240GB SSD, NVIDIA GeForce 320m 256MB GDDR3, também rodando o macOS Ventura 13.2.1 com OCLP 0.6.1, algumas coisas não funcionam devido à ausência da API Metal: Widget Tempo/Clima, app Fotos, e alguns outros que dependem dessa API, ref aos apps Pro: GarageBand, MainStage, Logic Pro consigo rodar versões não-metal, porém tive que abrir mão de outros como o Final Cut Pro e iMovie que não funcionam no MBP2010. Fora isso, rodo perfeitamente Google Chrome, Safari 16.3, suite Adobe (2020), Pacote Office 2021, então para essas tarefas de Estudante/Trabalho, ainda é um ótimo equipamento, e valeu a pena o update do sistema.

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.