Macro, teleobjetiva, ultrawide, ToF: para que servem as lentes do celular?

Eu sei pra que essas lentes funcionam. Encarecer o aparelho… hahaha

A camera macro de muitos aparelhos é pra lá de inútil. mds… A03 tem uma camera de 2MP fixa que não foca pn… e quando foca, os detalhes são horriveis. E pensar que meu Redmi 7 conseguia macros excelentes* sem uma camera dedicada…
*levando em conta que é um aparelho antigo, low end de 3~4 anos atrás.

Lembro que quando começaram a ficar populares os smartphones com 2 câmeras, surgiu um chinês com duas câmeras e diziam que a segunda lente era pra tirar foto em preto e branco, mas aí descobriram que a segunda lente era só um enfeite e nem funcionava.

Tem muitos celulares por aí que até colocam outras câmeras e que funcionam, mas na prática também servem só de enfeite, pois não tem como utilizar uma macro horrível com 2mp e foco fixo.

Eu considero o conjunto padrão uma lente grande angular com 0,5x, a lente “normal” e uma de zoom óptico com 3x. Uma lente de 2x é muito pouco, pra fazer 2x de zoom podemos usar a lente principal com zoom digital, se vai colocar uma lente telefoto, coloca logo uma de 3x.
E se for colocar uma 4ª câmera, a única que vejo utilidade é uma periscópica de 10x.

Tem um celular da Caterpillar que tem uma câmera térmica, essa câmera seria mais útil pra mim do que uma macro de 2mp ou um sensor ToF que o meu celular (S20+) até tem, mas só usei uma vez pra testar. Dizem que o sensor ToF é usado para ajudar no foco, mas os testes do S20 vs S20+ mostram que ele não faz muita diferença, deve ser por isso que tiraram no S21+.

1 curtida

Tem piores…

Eu uso macro para muita coisa, gosto de brincar com isso quando tenho tempo… porém 2mp? Sério… melhor meter duas close-up 10x ou um 15x macro de 15 reais (o de vidro, não plástico!)
Mas sim, uma FLIR num celular é lindo. É uma das coisas que eu realmente queria… mas só a camera já custa 5 vezes o preço do meu A03. hue

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.