MacBook Pro com M2 sofre com engasgos por aquecimento, aponta usuário

1 curtida

e olha que tem uma ventoinha para o resfriamento

se isso for um problema critico, os novos donos do air vão sofrer um pouco

2 curtidas

Se fizessem uma máquina alguns mm mais grossa, mas com uma refrigeração melhor, nada disso aconteceria.

Só que Apple, né, design vem acima da engenharia.

9 curtidas

Isto é o DNA da apple o proprio Jobs no passado tirou uma ventroinha de um imac por fazer muito barulho e deu muita m…

2 curtidas

É feature pra se a pessoa precisar usar paralelamente o Windows, o usuário não sofrer com adaptação.

Quem tem Mac sabe que problema de aquecimento sempre teve, meu MacBook Pro esquenta muito mais que meu notebook gamer (Que tem a um 3060 pra frita-lo).

Acho que o grande problema é o M2 estar com problemas de desempenho e comportamento inferior ao M1.

Seria interessante se ele tivesse feito essa mesma tarefa com o M1 básico, pra ver a questão das diferenças de temeperatura e velocidade de conclusão. De repente já se o M1 se saísse mais frio e com menos engasgos, já dava pra apontar aí um deslize de projeto/fabricação entre as gerações.

8k no formato raw. Quem usa desse tipo de material nem usa um macbook pro para trabalho, eu acho rs.

Cheiro de versão beta? Kkkk

1 curtida

Achei o heatpipe de cobre muito fino, consegue transferir pouco calor. Se o Chip opera até quase 32W, tinha que ter um sistema que dissipasse 35W para ter folga (e continuar silencioso), mas provavelmente exigiria que eles mudassem o designe interno e a Apple ã quis mexer em nada dessa vez, erro deles.

Ele que está usando o Mac de forma errada!

2 curtidas

Não sei o formato, mas deve ter uma parte do mercado, nem que seja pequena que usa para edições de influencers por aí.

8k já está começando a aparece aqui com preços absurdos. Nos EUA, países europeus, Japão, Austrália e tigres asiáticos já deva ser mais comum, não tão distante da realidade

“No Twitter, ele contou que o chip do notebook chegou a 108°C ao exportar um vídeo em 8K no formato RAW da Canon.”

Ok que o Apple Silicon é bem potente, eficiente e tudo mais, mas ainda sim 8K RAW é um pouco demais. Acredito que a maior parte do público do MacBook Pro 13" (que é um Mac de entrada) não vai usá-lo pra isso. Como o próprio YouTuber disse, os MacBook Pro de verdade (aqueles maiores e mais caros) não sofrem desse problema justamente porque são feitos para essas tarefas.

Esse MacBook Pro 13" é um Air com ventoinha, basicamente. Nem deveria existir mais esse modelo, pra começar, mas enfim… desde que não esteja fritando e fazendo throttling com tarefas básicas, não me parece um problema (diferente da polêmica do SSD mais lento que aí sim é um problema).

7 curtidas

Acredito que já tá bem “comum” devido as proporções. O negócio é que parece algo que não seja feito para um computador portátil voltado ao trabalhos corriqueiros.

Para vídeos assim usam máquinas/desktops com placas de vídeo de no mínimo nível intermediário.

2 curtidas

Ai está um fato que ninguém destacou ou juntou os pontos, esse não é um Macbook projetado para o Apple Silicon, mas sim o modelo reciclado desde a época Intel.

Claramente a Apple só continua vendendo essa opção para desovar os estoques restantes, e como incentivo para alguém comprar, atualizou o chip para dizer que ele está na mesma linha que os demais.

Creio então que esse superaquecimento seja uma falha controlada, pelo fato da empresa não querer modificar os componentes internos, gerando gastos desnecessários de pesquisa e adaptação de produção para um produto que será extinto em breve.

A própria velocidade reduzida do SSD que estes modelos apresenta já indica talvez outra medida de contenção da Apple para que a temperatura não chegue em níveis ainda mais críticos.

Por fim, complemento todas essas minhas suspeitas dizendo que estes chips podem ter tais “problemas” por serem de 2º linha, sendo reciclados para uso num Macbook de fim de geração, já que até o momento não vi reclamações para os modelos Air, que foram redesenhados e devem ter melhorias para refrigeração (já que estão mais gordinhos).

4 curtidas

Aí, no caso, é porque o MacBook Air M2 ainda não chegou às lojas e a imprensa ainda não recebeu as unidades de testes. A maior curiosidade no momento é saber se o SSD do Air também passou por alterações na versão de 256GB.

1 curtida

e eu reclamando do meu Acer Ryzen 5700u chegando a 85ºC sem sofrer thermal throttling…

Sinceramente é desproporcional essas comparações do M2 de entrada (porque é o que ele é) com o MacBook Pro M1 Pro (Pro de verdade) com chip realmente de linha pro.

O grande erro na verdade é a Apple vender esse MacBook com o sufixo Pro, porque todo mundo sabe que esse MacBook nunca foi Pro de verdade, sempre foi encarado como um Air com fan. Não tem nada errado com esse M2, ele é o que é, um chip de entrada. E eu não duvido que esse M2, desse MacBook Pro, seja diferente do que vai vir no Air, provavelmente com um SSD mais rápido, devido a ser uma máquina mais cara.

Vejo muitos entraram no hype de desdenhar da performance do M2, porém comparam em relação a um M1 Pro, que me parece bem óbvio ser natural ser mais potente. Salvo esses adendos, o M2 poderia ser melhor, mas a migração para 3nm atrasou, tanto que o A16 estava previsto para sair em 3nm, mas ela não poderia se dar ao luxo de por em risco todo o lançamento, se a linha de fabricação de 3nm atrasasse ainda mais.

O máximo que ela poderia fazer, era protelar o lançamento da linha Pro, para usar o A16 em 3nm, mas ainda assim, é muito arriscado. Agora na linha de MacBooks e iMacs, ela pode escalonar os lançamentos com mais flexibilidade e atualizar a linha M Pro para 3nm, com a TSMC já tendo iniciado a produção.

2 curtidas

Comparar o M1 Pro com o M2 não seria como comparar um Core i5 com um Core i3 da próxima geração?
O resultado padrão, nesse caso, não seria que o M2 (ou o Core i3 da próxima geração) seja pior em termos gerais de performance do que o M1 Pro (ou o Core i5 da geração anterior) mesmo, mudando talvez só o quão pior é, dependendo do salto geracional?

A questão é que a nível de curiosidade é legal saber quão melhor é o desempenho do M2 em relação ao M1 e M1 Pro, o porém mesmo é que sempre alguém quer ser o primeiro a divulgar algum “Apple gate” pra viralizar. Nesse caso, é exatamente isso, do ponto de vista de curiosidade é ok, conteúdo divertido. Agora quanto partem pra gerar um hype desproporcional, para uma suposta piora no SoC, e/ou falha de projeto, seja lá o que for, passa a não ter sentido algum a comparação. São produtos de categorias completamente diferentes e para públicos diferentes, e ai entra o sensacionalismo e a desinformação.

E insanamente desproporcional projetar a ideia de que esse produto deveria ter o desempenho de uma máquina de categoria superior, sendo que está se trata de um MacBook de entrada, literalmente pegaram o case e substituíram para a motherboard do M2, esses foram os ajustes e só. Esse produto só está a venda porque ela precisa ocupar lacunas de preço (até mesmo por motivos de inflação global), depois vem a disrupção da cadeia de suprimentos. Em outros tempos, esse MacBook seria reapresentado como uma nova linha, focada no público jovem e com budget limitado, basicamente removeriam o sufixo Pro, e na cara dura manteriam o mesmo design, e com um verniz bem bonito do pessoal de marketing. A linha Air hoje subiu de nível, passou a ser a intermediária, assim como nos iPads.