Macbook M1 x Samsung Odissey 2 (NP850XBD-XG2BR)

Acho que cometi um erro: devia ter comprado um Macbook em vez do Samsung Odissey 2
(NP850XBD-XG2BR). Pelos análises que tenho lido/visto, parece-me que o desempenho dos macbooks com M1 são iguais ou superiores ao Odissey 2. Sabem me informar?

Não é notebook gamer ? Porque se for, fez a compra certa.

Não sei dizer. Eu tenho um MacBook Pro mas não é M1, na verdade é de 2018.

tudo depende do uso, hoje os mac m1 só rodam o MacOS, sem chance de instalar linux e muito menos windows, então a escolha de um ou outro é inteiramente dependente de qual ecossistema de software que tu precisa.

O Mac M1 roda melhor Windows do que os próprios note com Windows :sweat_smile: através do Parallels

Windows 10 on M1 macs is INSANE

1 curtida

Falei em instalar não em emular, sempre rola algum problema de compatibilidade quando se emula algo, pode ser 99,9%, mas se prepare pro dia que algo não funcionar.

1 curtida

Ahhh sim, sem chance de instalar mesmo, pelo menos por enquanto

Sim, é gamer. Contudo comprei pensando no desempenho duradouro da máquina no longo tempo. Fico por oito anos com notebooks, no mínimo.

Quando comprei o Odissey 2 pensei no desempenho duradouro da máquina no longo prazo. Como hoje está bem à frente dos notebooks com Windows, e ainda posso fazer upgrades (RAM, SSD, HD,), entendi que seria a opção ideal, na época. Eu fico com notebooks por oito anos, no mínimo.

Contudo os macbooks com processador M1 têm desempenho igual ao Odissey 2, com um corpo muito menor e podem ser usados por oito anos, devido às atualizações e otimizações do sistema. Por isso a dúvida se fiz a escolha certa comprando o Odissey 2.

Se tu usa windows então tu fez a compra certa. Tu certamente teria problemas para trocar de ecossistema e não adianta ter hardware mas não ter os softwares que tu usa/preciasa.

1 curtida

Eu acredito que me adaptaria bem, porque não uso softwares específicos que “rodam” bem no Windows. E sempre tive vontade de experimentar um computador Apple.

E teria o plus de poder usar o parallels caso precisasse de algo do Windows.

1 curtida

Não entendi. Você acredita que deveria trocar o Odissey 2 por um Macbook com M1?

Apenas disse que se tivesse optado pelo Mac, ainda teria o Windows caso precisasse de algo específico.

Agora que já comprou o Odissey 2 aproveite, e quem sabe daqui um ano ou dois você pegue um Macbook já top de linha. Porque o M1 é entrada.

2 curtidas

Concordo plenamente… eu comprei o Mac com M1 pq tava sem computador e precisava de algo com boa duração de bateria, com poucos usos pesados (e nesses momento gostaria que ele desse conta do recado)… mas como o colega recem comprou o Odissey, acho que vender ele agora é perder dinheiro…

Conversando ontem mesmo com minha irmã (que ta precisando trocar o computador dela - um HP Envy com i7-4ªG, 12gb, 512 SSD, pois o desepenho ta deixando a desejar pra necessidade dela), e eu falando que to amando o desempenho do Mac-M1, etc etc… mas falei pra ela “não compensa pra vc ainda, espera sair a segunda geração dos processadores, pois até lá voce consegue um processador mais parruda, vai ter maior compatibilidade de apps nativos e ainda a possibilidade de comprar mac com tela de 15"”… no caso ela é arquiteta e trabalha com arquivos extremamente pesados de CAD, faz renderizações que o HP-Envy dela precisa ficar 4-5h carregando o render, etc… são coisas muito mais parrudas do que o meu uso, entao pra ela compensa esperar…

Entao o colega com o Odissey está com uma bela maquina pro momento, e daqui uns 18-24 meses pode fazer um belo upgrade prum Mac M2 ou M3 (na minha opinião)

3 curtidas

Com toda certeza. Quem trabalha pesado tem que esperar.

Fato @kimpegorini e @Douglas_Knevitz. Vou aproveitar o meu Odissey 2 e deixar os processadores/computadores amadurecerem um pouco. Talvez eu compre um em 2023.

Então… vou deixar minha experiencia sobre o uso do MacMini M1 com 16 de RAM que compramos para nosso estúdio.

Trabalhamos com edição de vídeo, e atualmente estamos em um projeto de documentário, tudo filmado em iPhone 12 Pro e BlackMagic. Os arquivos gerados pelo iPhone nem são tão pesados assim, mas os da BlackMagic são bem, mas bem pesados, em media cada arquivo de vídeo capturado tem 200GB, e são feito em 6K BlackMagic RAW.

Os dois MacMini M1, editam os arquivos em RAW como se estivesse rodando em H264, ficamos impressionados o quão poderoso é a maquina. Arriscamos até uns render em Autodesk Maya, mas aqui a coisa é mais simples, sem muitos shaders e materiais complexos.

Mas em termos de edição de vídeo, posso afirmar que ele é bem poderoso. Eu sou do tempo dos PowerPC, em que a gente dizia que 1Ghz no Mac era como se fosse 3Ghz no PC, acho que voltamos a isso de novo. 8GB ou 16GB de RAM no M1, é bem diferente do x86, não se enganem, 16GB de RAM no M1 dá conta de uma edição de um documentário com arquivos em 6K RAW.

2 curtidas

E ela lançou uma pequena atualização para o Mac mini, suporte a Ethernet de 10Gb. O que deixa ainda mais completo para quem buscava essa customização extra e não estava disponível até então.

2 curtidas