MacBook M1: 8 ou 16 GB de RAM?

Meu Dell de 2011 veio a falecer, então to buscando um Mac M1… não faço questão do Pro, pois o Air ja me atende muito bem… Precisarei de 512gb, porem a dúvida ta na memória ram… 8 ou 16gb? Nao encontro o 16gb em nenhuma loja do varejo (só no site da apple por um preço obsceno)…

Preciso pra trabalho e edição de videos curtos (até 15min)… será que o de 16gb vai fazer alguma diferença? E alguem sabe de algum link onde ta vendendo?

Valeu

1 curtida

Os Macs lidam muito bem com 8GB de RAM, mesmo nos tempos atuais, você encontra no YouTube reviews de muitos profissionais de edição alegando não terem nenhum problema com a configuração padrão.

Porém, no longo prazo, já que os Macs são caros e duram por muitos anos, vale a pena investir em 16GB de RAM para que a maquina envelheça melhor, aguentando as tarefas mais pesadas e o Chrome que adora consumir memória de canudinho.

Eu particularmente optei em 16GB/256GB, usando um SSD 1TB externo no meu Mac Mini M1, mas caso queira o 16GB/512GB, tem essa importadora que o pessoal fala bem dela na web:

https://www.goimports.com.br/pcs/macbook-air/macbook-air-13-2020-cinza-espacial-processador-m1-16gb-512gb-ssd-personalizado

Estava escrevendo algo parecido com o que o @GustavoGuerra disse, então vou apenas “assinar embaixo”. Como ele comentou, a maioria dos canais chama os M1 com 16GB RAM de “Proof of Future”, pensando num device para envelhecer bem.

Completando um pouco, eu trabalhei com iMac 2011 durante 9 anos, com 12GB de RAM, um SSD básico e nunca faltou máquina para meu trabalho como designer gráfico, na minha experiência com M1 ainda sinto estar sobrando máquina.

A vantagem evidente dos modelos de 8GB é que as redes de varejo fazem promoções. Atualmente você consegue um MB Air M1 por R$ 8.500 nas Casas Bahia por exemplo.

3 curtidas

https://www.detonashop.com.br/macbook-air-chip-m1-8gb-ram-512gb-ssd-de-13-3-com-tela-retina-mgn73-space-gray.html

eu achei por 9800 a versão com 8GB e 512gb nesse “detonashop”… sendo que na goimports ta 12100 a mesma versão… será que essa detonashop é confiavel?

Eu nunca ouvi falar dessa loja, e vendo no ReclameAqui, parece que ela tem alguns problemas com estoque e entrega atrasada, mas aparenta ser honesta e operar à 10 anos.

O preço do produto tá bem abaixo da média das demais, o que me desperta dúvidas, por isso recomendo compra com cartão de crédito, que permite abrir chargeback se for golpe.

PS: Na GoImports o Macbook Air com 8GB/512GB tá saindo R$11299+frete. Eles pelo menos tem mais gente assegurando a confiabilidade da empresa.

Tenho um iMac 2010 i3 500GB HD 12GB RAM e até hoje ele me atende sem problemas na parte de edição de fotos e vídeos básicos.

Realmente a Apple faz computadores que duram uma década e compensa a facada que você leva ao compra-lo.

Estou com um MacBook Air M1 e fiquei com receio por ser o modelo de 8GB, mas está me atendendo super bem. Eu trabalho com Photoshop, Final Cut, Xcode e até agora não tive nenhum problema por falta de RAM. Instalei até o Windows 10 numa máquina virtual e consegui rodar uns jogos mesmo com apenas 8GB RAM.

Claro, se você pretende ficar com esse Mac por bastante tempo, optar por 16GB pode ser algo a se considerar. Eu acabei indo no modelo base porque a minha ideia mesmo é voltar para o MacBook Pro quando as versões mais parrudas forem atualizadas com Apple Silicon.

4 curtidas

Acabei de comprar a versão com 8gb/512gb no pontofrio por R$ 11.849,00… meu plano é conseguir usar bem ele por 3~4 anos MUITO BEM… e dai vender pra comprar um mais parrudo no futuro (conforme o Filipe disse também)… creio que em até 4 anos ele vai estar “pau pra toda obra” né… seria só pra trabalho, edição de fotos e videos de 15~20min em 4k, etc… eu nao gosto de jogar (minto, eu gosto porem só no console, nao curto jogar no pc)…

Será que em 4 anos ele ainda consegue ser revendido bem? (se bem cuidado obvio)

PS: a atendente do Pontofrio acabou de me ligar perguntando se a compra era real ou tinham roubado meu cartao?! kkkkkkkkk acho que meu padrão de gastos não é compativel com um macbook kkkkk

4 curtidas

Aproveitando o tópico… pra quem NUNCA teve macbook ou nada com porta usb-c… qual periférico vcs me recomendam pra esse macbook air?

agora que me toquei que não vou conseguir conectar nenhum dos meus HDs nele :open_mouth:

PS: vou precisar aprender todos softwares de mac (que nunca nem encostei a mão em um, vai ser meio penoso kkkkkk)… será que aqui na comunidade tem algum topico de “apps de mac para leigos” ? vou dar uma buscada… valeu a ajuda pessoal

Esses dias atras, um maluco aqui do fórum vendeu um de 2012 por 4k se não me engano. E tinha uns detalhes de desgaste pelo que lembro.

Macbooks no Brasil são extremamente valorizados mesmo com o passar de anos, se tiver bem cuidado, e pelo fato do M1 ser bem melhor que os antigos Intel, deve dar pra revender ainda por um bom preço.

Um adaptador USB-C triplo com HDMI (pra monitor extra), USB-A 3+ (pra periféricos) e USB-C (pra carregamento) é opção inicial de muitos. Mas existem outras que variam conforme sua necessidade.

Se não tiver, cria um, ai podemos dar umas dicas e ajudar a todos os novatos.

Compra um daqueles hub com várias portas que já deve te ajudar bastante até você ter cabos e outros periféricos que já sejam USB-C. Uma recomendação é procurar aqueles que são Thunderbolt e não apenas USB. Eles custam mais caro, porém vão entregar mais velocidade/energia e suporte pra monitor 4K60.

O macOS é bem intuitivo e fácil de ser usado, principalmente se você já usou um iPhone ou iPad. Os ícones são parecidos, os apps do sistema são quase os mesmos, então dá pra se basear em cima disso.

Sobre a revenda, possivelmente em 3-4 anos você ainda consegue vender esse Mac por um valor razoável. Ainda tem muita gente aí vendendo Mac de 2016/2017 por mais de R$6 mil.

2 curtidas

Meu Dell ainda não morreu mas já está no fim da vida, a bateria não funciona mais, a tecla de espaço não está boa e as vezes ele desliga do nada. Eu até pensava em comprar um macbook com M1 pra experimentar um novo sistema, mas é muito dinheiro pra eu gastar em um produto que quase não irei usar.
No dia a dia eu uso o notebook do trabalho que é bom e está novo, mas não posso instalar programas e baixar certas coisas. As vezes fico um mês sem ligar meu Dell, comprar um macbook seria um gasto muito alto pra pouco uso.

Hardware novo no Brasil ta tão caro que eu mandaria esse dell pra uma boa assistência pra darem uma vida nova pra ele, trocar a bateria e o teclado e uma limpeza é capaz de resolver o problema dele se desligar.

1 curtida

Vou comprar um hub da Ugreen com 3xUSBA/HDMI/VGA/RJ45 e também possui uma porta USB-C PD… eu posso colocar a fonte de energia nessa porta PD do Hub? Ja ouvi falar que é recomendado carregar o macbook direto pela porta original, nunca por Hub… confere?

Eu possuo um hub usb-c da uGreen 10 em 1, realmente é pau pra toda obra…não tem problema você carregar o MacBook na porta usb-c do uGreen visto que ela entrega 100W, porém se vai ficar sobrando 1 porta no seu mac, acho conveniente deixar pra energia…

Pra quem usa SSD externo no MacBook, da pra colocar de boa arquivos de nuvem (OneDrive) nele? O computador não fica scaneando arquivos novos em todo computador a cada inicialização?

Pq se for pra comprar um M1 com o espaço que já tenho usado no OneDrive (algo em torno de 600gb) vou precisar de 1T pra dar conta do recado rsrs

é esse mesmo que vou usar… e acho que farei isso, carregar pela porta livre, valeu…

Alguém sabe qual partição meus HDs-usb precisam estar formatados pra serem lidos no Mac… pq uso tudo em NTFS… acho q vou ter trabalho kkkkkk

Outra coisa, quero usar meu notebook antigo (que ta meio morto-vivo) como servidor de plex e deixar ele conectado num HD de 2tb, como se fosse um NAS, sem precisar gastar o dinheiro dum Celta comprando um NAS… Criei uma unidade SMB na rede… o Mac visualiza essas unidades SMB que o windows cria? Pq se der certo eu deixo o notebook fechado e conectado no roteador via cabo, escondido num canto… e uso os arquivos via Mac e a rede do Plex gerada… será que é uma ideia viavel?

Pode formatar tudo em exFAT.

Sobre o servidor NAS, sim, o macOS reconhece qualquer unidade de rede gerada pelo Windows ou Linux.

1 curtida

Economicamente será muito (mas muito) mais barato e custo benefício para o sr investir em um bom SSD externo de 1TB e ir direto para os 16GB de RAM. Explico: A Apple realmente cobra muito caro para aumentar o armazenamento interno, e como a interface dele (USB4) é bem rápida a perda não será tão problema para o seu trabalho. Crê-se que com 16GB de RAM a sua máquina vai durar 10 anos que nem o seu Dell de 2011, ao contrário de 8GB que deve durar uns 5 com o desempenho que vc deseja

1 curtida