Estou com o novo MacBook Air há algumas horas, modelo base, e fiquei completamente surpreso com o desempenho do chip M1. Meu outro Mac é um MacBook Pro 13" Intel i5 com Touch Bar e eu tinha um certo receio do MacBook Air novo deixar a desejar (afinal ele não tem ventoinha).
Já abri vários programas pesados ao mesmo tempo, fiz várias tarefas, reproduzi vídeos… nem sinal do Mac esquentar, muito menos perder desempenho. É absurdo o quão rápido esse Mac é para abrir os aplicativos e lidar com animações, mesmo ligado em um monitor externo 4K. Meu Mac Intel dava umas engasgadas ao rodar junto com o monitor 4K60.
A eficiência energética é de outro mundo. Mais de 4 horas fora da tomada fazendo tudo isso que eu falei, além de já ter instalado atualização do macOS e o Windows numa máquina virtual. Ainda está em 65% de carga. Num uso mais básico, deve passar de 1 dia de bateria fácil.
Fica impossível de olhar para o meu Mac Intel sem pensar que ele tá totalmente defasado depois de ter contato com o M1.