Macbook com processador M1: alguém já comprou? O que está achando?

Olá pessoal!
Tirando a questão preço, alguém aqui na Comunidade já conseguiu adquirir um MacBook Air/Pro com processador ARM e que gostaria de compartilhar a experiência com essa nova geração de processadores?

Como desempenho em edição de videos, tarefas do dia a dia, etc…

1 curtida

Tenho o meu desde o finalzinho de novembro, comprei o Macbook Pro com o M1.
Sou desenvolvedor de software, algumas ferramentas ainda precisam ser devidamente compilados para o processador ARM e também para o binário nativo do mac.

Fora isso, quase a maioria dos programas já estão sendo portados para o M1, e outros estão rodando muito bem com o rosetta 2.

Quanto ao desempenho, esses macs são monstros e destroem em questão de eficiência energética, potencia, em relação aos intel.

8 curtidas

Peguei o meu em dezembro, é meu primeiro Mac, o meu é o de entrada, air m1, 8gb, 256ssd, o que achei filé, é que usa usa usa e a bateria baixa aos poucos, e um power bank o mantem ligado, mas to bem capengo no sistema, ainda aprendendo, paguei 1100 dólares, e nada mais.

4 curtidas

Estou com o novo MacBook Air há algumas horas, modelo base, e fiquei completamente surpreso com o desempenho do chip M1. Meu outro Mac é um MacBook Pro 13" Intel i5 com Touch Bar e eu tinha um certo receio do MacBook Air novo deixar a desejar (afinal ele não tem ventoinha).

Já abri vários programas pesados ao mesmo tempo, fiz várias tarefas, reproduzi vídeos… nem sinal do Mac esquentar, muito menos perder desempenho. É absurdo o quão rápido esse Mac é para abrir os aplicativos e lidar com animações, mesmo ligado em um monitor externo 4K. Meu Mac Intel dava umas engasgadas ao rodar junto com o monitor 4K60.

A eficiência energética é de outro mundo. Mais de 4 horas fora da tomada fazendo tudo isso que eu falei, além de já ter instalado atualização do macOS e o Windows numa máquina virtual. Ainda está em 65% de carga. Num uso mais básico, deve passar de 1 dia de bateria fácil.

Fica impossível de olhar para o meu Mac Intel sem pensar que ele tá totalmente defasado depois de ter contato com o M1.

6 curtidas

Isso para mim parece surreal! Meu notebook Windows com Intel fica morno só de estar ligado, e vira um aquecedor ao reproduzir um vídeo 1080p60 no YouTube.

3 curtidas

Surreal mesmo! Meu MacBook Pro Intel também é assim, só abrir qualquer coisa mais pesada e as ventoinhas gritam. Eu cheguei a rodar um vídeo em 8K no Mac M1, nem sinal de esquentar.

5 curtidas

Oh pessoas, obrigado por compartilhar suas experiências.

Estou querendo vender os meus dois Mac’s aqui e partir logo para o M1, mas… como eu trabalho com After Effects (meu programa mais pesado, pela quantidade de camadas de video - geralmente em 4k), eu ainda estou receoso sobre como será o desempenho dele, no programa de vetorização em video da Adobe.

Ainda não encontrei nenhum video no Youtube referente a esta demanda no M1 (mesmo sabendo que o After e outros programas da Adobe, ainda não estão adaptados aos processadores ARM), mas estou muito empolgado com essa tecnologia, pois acredito que não será preciso comprar uma maquina muito top, pra fazer o que eu edito aqui.

Tudo isso está me deixando ansioso pra migrar pro ARM da Apple.

1 curtida

Então, MacBook Pro 16” vem aí. Design novo, menos bordas. Apple silicon mais potente, pensado para profissionais mesmo.

Se você vai vender suas duas máquinas pra confiar em uma, e é o seu trabalho. Foca na versão Pro 16” ou em algum Mac Mini com esse Apple silicon mais parrudo.

Até porque Mac não é algo que a gente atualiza com frequência, melhor garantir o melhor possível.

2 curtidas

Mas é o que estou focado em fazer! Claro que adoraria ser um Early Adopter, mas com esse colar monstro, não tem como comprar algo sabendo que vai dar certo ou não, mas ao mesmo tempo, estou super confiante nesta versão que provavelmente vai sair este ano.

2 curtidas

4 postagens foram divididas em um novo tópico: Indicação de adaptadores para Macbook

Como ficou a temperatura do Air com softwares de desenvolvimento após um longo período de uso? Teve redução no desempenho? Também sou desenvolvedor e meu medo de pegar um Air é esse…

O pro trabalha beeem frio quase nem esquenta ou ativa as ventoinhas

1 curtida

Opa, não tinha me atentado que você pegou o Pro. Valeu!

Ainda não testei o Xcode ou outras ferramentas relacionadas no meu Air M1, mas abri uns jogos bem pesados e levou uns 30 minutos ou até mais pra eu sentir que o Mac estava esquentando — e ainda sim não ficou tão quente quanto o meu MacBook Pro Intel ficava.

Filipe, você já fez algum render no Finalcut em 4k?

Já sim, o M1 se saiu bem melhor que o Mac Intel no tempo de renderização — isso sem falar que fica tudo fluído durante a edição, mesmo colocando filtros e tudo mais.

1 curtida

Eu pra falar a vdd não achei o M1 rápido, mas depois que usei outros dispositivos, achei eles lentos, kkkkk

1 curtida

Design novo será só para as versões mais cara tanto do Pro quanto do Air? ou será que ela vai att o Design esse ano pros de entrada que ela lançou no final de 2020?

Ela vai atualizar o design conforme for lançando novos modelos. Então deve vir o macbook 16” já atualizado e com mais opções em performance (M1X?). O Air e o 13” devem ganhar atualização estética só no último trimestre, que é tipicamente a data dos eventos de Macs.

Chutaria que esses Macs novos, ao menos um já saía na WWDC estreando o design novo.

1 curtida

É o que mais se especula em torno dos novos modelos de 2021…vamos ver…