MacBook Air M1 - Memória RAM

Adquiri recentemente um MacBook Air M1 8gb de 250gb, e venho observando que ele está utilizando bastante memória. Tenho usado ele para tarefas básicas, mesmo assim venho monitorando a memória RAM utilizada, ex: estou usando o Safari com umas 5 abas abertas e ele está utilizando cerca de 5,50gb, ou apenas assistindo Netflix, e ele aparece a mensagem que está usando muita memória. Gostaria de saber se alguém anda tendo o mesmo problema ou alguma solução.

Isso é um comportamento normal do macOS, que gerencia a RAM diferente do Windows. O Mac costuma fazer cache de muita coisa, mesmo depois que você fecha o app, pra que o carregamento seja mais rápido nas próximas vezes.

Não se prenda ao uso de RAM no macOS se o desempenho tá normal pra você.

12 curtidas

Memória está para ser usada. Não faz o menor sentido ter memória e a maior parte ficar ociosa, o que só consome recursos e não agrega benefícios. Ter memória sobrando nem sempre significa performance.

5 curtidas

Com o Safari acontecia direto.
Inclusive, ele reiniciava algumas abas falando que estava consumindo muita memória.

No final, só mudei para o Edge mesmo.

1 curtida

Você vem de um outro Mac ou migrou do Windows agora?

Como bem já responderam, a gestão de recurso no MacOS é diferente e, desde que não esteja gerando travamentos, pode ficar tranquilo.

Concordo. Se não está lento tudo certo. Dá uma olhada nisso aqui:

É focado em Windows, mas o conceito geral é válido para Mac e Linux também.

Mas só por curiosidade, o Safari aqui anda bem comportado :slight_smile: .

1 curtida

Caramba!!! E eu estava lendo uma matéria sua la no 9to5mac. Rs

Ps.: comentário aleatório :slight_smile:

2 curtidas

É bem possível que nessa black friday eu venha a investir em um computador da Apple com 8GB de RAM. Por algum motivo, os computadores com essa quantidade de RAM são os únicos que aparecem com uma promoção legal no varejo.

Eu estou um pouco preocupado pois estou vendo muita gente falar que os computadores de 8GB podem começar a ficar lentos em coisa de 3 a 4 anos. Me pergunto de que nível de lentidão estamos falando.

Enfim, de todo modo acho que ainda vou investir em um computador da Apple e estou contando com o fato, de que se um prejuízo vier, ele será tolerável para um usuário que pretende ser menos hardcore.

Agradecemos a preferência! Hahahaha (lembrando que também dá pra me achar em alguns episódios do Tecnocast, rs)

Olha, naturalmente uma máquina com 16GB RAM vai sentir menos com o passar do tempo. Mas eu atualmente tenho o MacBook Air M1 com 8GB de RAM e ele funciona muito bem mesmo para tarefas pesadas. Já recebeu a primeira atualização de sistema (Monterey, ainda em beta) e tudo parece fluído do mesmo jeito de antes. Acho que daqui 3 anos um Mac M1 ainda vai estar rodando bem, mesmo com 8GB RAM.

Estava vendo esse vídeo:

Nuevo Mac Mini M1 8GB de Ram ¿son suficientes? PRUEBA de RENDIMIENTO MULTITAREA en el MUNDO REAL - YouTube

O autor elogia muito o desempenho do Mac Mini M1 de 8GB e diz que não há lag mesmo estando com um zilhão de coisas abertas. Entretanto eu tive a impressão de haver certa lentidão no vídeo dele sim, não sei se foi apenas impressão.

De todo modo, aparentemente o sistema não deu pane e parece não ter dado uma lentidão mais séria e já achei isso legal. O autor clama que o sistema conseguiu tocar o barco daquele jeito mesmo com 8GB de RAM por conta da swap, é só por isso mesmo?

Lembrando que o M1 é o SoC de entrada da Apple, para a linha Mac. Ele é o que oferece o melhor custo/desempenho, mas não tem a intenção de ser o melhor.

Para quem realmente busca uma performance exigente, terá que ficar ligado nos lançamentos desse mês (segundo o Mark Gurman) , com os novos Macs com Apple silicon da série X. Estamos falando de 10 núcleos, sendo 8 de alto desempenho e opções com 16 ou 32 de núcleos gráficos.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.