MacBook Air 2011, ainda vale a pena?

Ano: 2010/11
128 gb ssd
Avaria: auto falante só funciona com fone
Valor: menos de 2000,00
Bateria com 380 ciclos

Seria usado somente para estudos

Em média, qual seria sua expectativa de uso? Vale a pena investir?

Para arrumar vai sair mais caro que o valor mencionado.

Sinceramente, se você quer um MacBook, compra um novo, vai ter garantia e a certeza que irá lhe durar pelo tempo que precisar.

Pelo preço que quer pagar, talvez seja melhor esquecer os MacBooks. A chance de você cair em uma furada e perder dinheiro é bem grande. Para quem entende de hardware e está disposto a garimpar e concertar, é negócio.

Só lembrando que hardware usado precisa passar por inspeção para ter certeza que tudo funciona, além claro de uma limpeza interna e troca de pasta térmica, bateria (que afeta diretamente a performance). No fim, pode lhe sair mais caro e ainda acabar frustrada.

7 curtidas

Vejo que você está criando vários tópicos a respeitos de Macbooks antigos, com preços muito mais barato do que o normal, o que logo me faz crer que ou é golpe ou o notebook possui vários defeitos. Você está arrumando sarna pra se coçar.

Como o @Douglas_Knevitz já falou, pelo preço que quer pagar, esquece os Macbooks. Como você quer um notebook apenas para estudos, invista um pouco mais (algo em torno de 4k) e pegue um notebook decente, como o Lenovo S145, o Acer Aspire 5 ou Dell Inspiron, que giram em torno de 4k, e você terá garantia, um notebook novo, não terá dores de cabeça e não cairá num golpe. E vai te atender perfeitamente. Você NÃO precisa de um Macbook.

Agora, se você quer MUITO um Macbook, vá de uma vez por todas em um Macbook Air M1, que em promoções você encontra na casa dos 7k.

8 curtidas

Defina “estudos”.

É ler PDF, editar/escrever arquivos DOC e usar pra aulas online?
Ou precisa pra um estudo mais específico como engenharia, arquitetura, fotografia, design?

6 curtidas

Vou ter que concordar com os outros comentários. Comprar e garimpar um MacBook nesse valor é arriscado e necessita de muito conhecimento técnico para avaliar o mesmo. E além do conhecimento técnico precisa de um conhecimento de negociação e ter sorte e bom senso pra não cair em golpe. (Já garimpei notebook e MacBook) e o que achei de golpe e tentaram me passar a perna foi muito.

Só vale garimpar se você der uma de “Gabriel de Pinho” um YouTuber com bastante conteúdo de garimpo.

Mas se você não conhece muito do assunto, vai num notebook novo.

Mas se realmente você quer muito um MacBook, pegue mais caro de um usado de uma “revenda” que tenha loja física ou algo do gênero. Ou ache alguém com bastante conhecimento no assunto pra te ajudar a testar e procurar.

E uma última dica, se for garimpar mesmo assim, sempre vá a locais públicos. Não de dinheiro sem estar com o produtos em mãos e testado, esquece essa de filmar enviando pelos correios. Por mais tentador que seja 99% que é golpe.

E sempre que for ver um equipamento independente do que for, confirme com quem você vai olhar qual o nome do vendedor e que você só vai depositar na conta dele, não de um terceiro (golpista) ou pague em dinheiro na hora ( esse golpe ocorre muito com carros, mas estão usando bastante com eletrônicos também) vale a pena pesquisar pra ficar atento

(São coisas básicas mas não custa lembrar)

4 curtidas

De fato! Já tirei esta ideia de cabeça.
Começaram a aparecer ofertas para mim (algoritmo) e vi umas 3 propostas tentadoras, mas foram segundos de impulso domados pelo meu lado mais racional.
Não tenho conhecimento técnico para avaliar um usado, logo o melhor que posso fazer é comprar um novo mesmo e evitar estresse.
Obrigada!

7 curtidas

Se tiver o dinheiro pra comprar um MacBook, vá para os com chip M1 como muitos falaram. O custo benefício é muito melhor e vai durar uns bons anos

Agora se por pra notebook com windows, instale um SSD ou compre um com SSD, hoje em dia um notebook windows com HD é inutilizável. Devido a bugs do próprio windows e “lerdeza” do HD. São 200-300 reais que vão deixar sua vida bem menos estressante (literalmente). Falo por experiência própria.

Agora se tiver com um orçamento muito baixo 1500 reais ± , de uma olhada nos chromebooks , caso tudo que você for fazer de pra fazer pelo navegador ou apps de Android. Apesar do hardware limitado, funcionam muito bem.

6 curtidas

Muito Importante.

4 curtidas

Desta vez a resposta é: definitivamente não.
É um hardware super defasado…

Até quanto tu pode investir no notebook?

3 curtidas

Estava pensando em algo até R$4.000,00

O que tu procura num notebook? Desempenho? Design? Tela? Construção?

2 curtidas

Gostaria de um que fosse compacto e leve. Além disso, um que tenha um bom desempenho, boa durabilidade de bateria. E se possível, um com a menor tendência a travar e a desvalorizar demais com o passar dos anos.

1 curtida

Hm… compacto e leve tem aos montes, mas não sei se tem no valor que tu quer.
https://www.kabum.com.br/produto/149914/
Tem esse que está em promoção. 1.8KG, Tela de 15", mas não tenho informações sobre a duração da bateria.

Em questão de desvalorização, os Apple são os que desvalorizam mais lentamente ao longo do tempo. O MacBook M1 é compacto, leve, foi lançado ano passado e deve ser o que vai desvalorizar mais lentamente ao longo do tempo. Mas o valor dele estoura bastante o valor que tu disse.

3 curtidas

Vou aguardar mais um tempo e investir no MacBook M1 mesmo. Muito obrigada pela ajuda!

5 curtidas

Eu te dei algumas opções de notebooks muito bons que custam em torno disso.

Minha mãe tem o Acer que citei e minha namorada o Dell que citei e ambas gostam muito do notebook. Ambos notebooks inclusive rodam softwares pesados de design e rodam bem liso. O Dell em questão tem tela IPS muito boa.

Acer Aspire 5
Dell Inspiron

Se quer ir de Macbook, vai desembolsar a partir de 8k reais (Macbook Air M1, versão de entrada). Mas vira e mexe tem promoções por uns 7500.

1 curtida

Todo mundo já comentou, mas vou reforçar: não vale a pena comprar Mac antigo pra usar no dia a dia, por mais básico que seja o seu uso — especialmente se tratando de um Mac muito antigo como um de 2011.

Além do hardware defasado e que provavelmente não vai entregar uma experiência boa em termos de desempenho, esses Macs muito antigos não recebem mais atualizações do sistema. Diferente do Windows, é muito comum os apps de macOS exigirem as versões mais novas do sistema (geralmente aquelas lançadas nos últimos 2-3 anos).

Isso sem contar que você fica vulnerável a muitas falhas de segurança, já que essa máquina também não recebe mais essas atualizações. Até a navegação na web acaba sendo afetada, pois os navegadores mais novos também exigem versões mais recentes do macOS.

No caso do MacBook Air, é praticamente tudo soldado. Você não vai conseguir fazer upgrades ou muitos reparos, dependendo do problema. Existem métodos pra instalar versões mais novas do macOS em Macs não suportados, mas o desempenho nem sempre é razoável e você vai ter mais dores de cabeça do que qualquer coisa.

E um último ponto: a Apple está aos poucos se livrando dos Macs Intel. Mesmo os Macs Intel da atualidade já não vão mais receber vários recursos do macOS Monterey. Sei que é complicado por causa de preço e tudo mais, mas sinceramente hoje não compensa mais comprar um Mac que não tenha o chip da Apple.

6 curtidas

Bateria da asus não é boa, degrada muito rápido

E o que @Maria_Eduarda quer é um Mac e somente isso
Acho que já é o terceiro poste dela sobre isso, porque ela que começa algo sobre Mac air
Esse Mac do tópico é furada, melhor juntar e comprar um Mac com processador m1 e seguintes
Se comprar os anteriores a este, tem enorme chance de pegar um com teclado com defeito, esses que estarão mais baratos que poderia “compensar” com o restante das configurações, e o que vai ter de gente empurrando no mercado para se livrar
Melhor você juntar mais um grana (dobrar) e esperar uma promoção, e comprar um novo (que dependerá do que você vai fazer, pode durar uns 7 anos aí tranquilo)
Ou deixar mac de lado e escolher de outra marca

1 curtida

Máquina fantástica o M1. Mas minha dica é tentar comprar fora do Brasil. O valor em R$ não se justifica (mesmo com o desempenho absurdo que ele tem). Pagar $2500,00 por uma máquina que custa $999,00 é loucura.

Sobre este usado, não é boa ideia. Além de tudo que já falaram, os modelos de 2011 nem receberam o último Big Sur nem irão receber o Monterey e os demais MacOS.

Particularmente, não acredito que seja um bom investimento. Os modelos 2013 possuem upgrade oficial ao Big Sure, mesmo com limitações e não ficam muito longe.

Uma máquina dessas também vai ficar limitada para estudo, consumo de conteúdo e, neste perfil, particularmente vejo mais vantagem investir num iPad.

Olha, levando em consideração os valores dos PCs atuais, você com 2k só compra Positivo praticamente, se o único defeito for esse acho que é mais viável do que comprar um notebook positivo ou Compaq que são descartáveis.

Porém como o pessoal falou tem que saber se realmente não tá levando gato por lebre! Pelo preço se tiver ok (for de um conhecido por exemplo) e apenas com essa avaria, vale a pena, se for comprar de terceiros que não conhece, ai é complicado.

2 curtidas