Próximo Mac Mini com M5 virá sem portas USB C, porta RJ45 ou quaisquer outra porta, exceto de ligar.
Coloca uma bateria e deixa com carregador por indução. Acaba com a necessidade de entrada de fonte.
Wifi acaba com a necessidade de porta ethernet.
Bluetooth acaba com a necessidade de porta USB pra periférico.
Coloca um sensor de presença e programa ele pra ligar sempre que detectar que tem alguém presente e você acaba com a necessidade de um botão pra ligar.
E assim se faz um computador que é uma caixa fechada.
Porta de ligar?
Precisamos fazer a transição do USB-A pro USB-C e isso é uma boa iniciativa.
Transição é diferente de imposição. Ainda tem muito pendrive USB-A, por exemplo.
Se as pessoas precisam o tempo inteiro recorrer a adaptadores, não vejo como uma transição.
Custava nada colocar um USB-A, nem que fosse 2.0, só para manter o essencial ali. Não é como se as duas portas fossem excludentes.
Fun fact: corta pra Apple vendendo adaptador e hub USB superfaturado no site dela para resolver a questão…
Apple sempre foi a primeira a abandonar hardware obsoleto mesmo que ainda no auge do uso, foi assim, com os disquetes, CDs e agora com a USB A.
Meu computador só tem saída USB-C, que não ruins, são Thunderbolt. O problema? Para tudo, literalmente tudo, precisa de adaptador. Quer usar um mouse, teclado? Ou compra um que já seja padrão USB-C ou Bluetooth, ou vai precisar de um adaptador USB-C para USB-A. Acabou a bateria do fone e está longe da tomada? O cabo é provavelmente USB-A, então vai precisar de adaptador. Fui conectar num monitor externo, tive que comprar adaptador USB-C para HDMI.
Essa transição precisa vir acompanhada de todos os periféricos mudarem também, mas ainda está um pouco longe. Porém de fato é maravilhoso usar o mesmo carregador do celular para carregar o notebook também, quando tudo virar sem fio e,
que não for, virar USB-C, vai ser perfeito.
Quem diria que a Apple que brigou tanto para abandonar o lightning vai empurrar agora o USB C, o mundo não girar ele capota.
brand new “PORTA DE LIGAR” uma porta exclusiva Apple
Para um PC é premissa básica sempre ter portas de I/O, não estamos falando de um iPhone que tem outra abordagem e faz sentido não ter porta alguma.
Porém a APPLE, sempre… sempre deu esse passo mais cedo. Sempre…
- Disquete quando abandonou, foi uma choradeira
- CD quando abandonou, foi uma choradeira
- USB agora, outra choradeira
Coloca controle de vez o eyetracking e não precisa de teclado e mause tbm. Só um tela.
Tenho todas as minhas críticas à Apple, mas essa decisão não tinha como não ser feita, até achei que demorou. A migração para o USB-C tem que acontecer, e pra isso, alguém tem que forçar, senão não acontece, e a Apple é a empresa perfeita para isso, vide o histórico com outras tecnologias. É simplesmente uma vergonha que, 10 anos depois da introdução do USB-C, a maior parte dos dispositivos USB hoje ainda venha com plug USB-A.
mais alguns milhares de dólares na conta da Apple
Eu acho engraçado a Apple ter resistido tanto no iPhone, já que ela foi uma das primeiras a adotar nos MacBooks (quem lembra do MacBook com uma USB-C)
Eu até concordo, porém se não tiver imposição eu acho que essa transição nunca vai será muito demorada.
O mesmo ocorreu com o microUSB para USB-C, e no final das contas foi bom, pois foi bem rápido.
Chega uma hora que vai fazer o que ? Já deu mais do que tinha que dar… Esse papo do pendrive aos montes, foi a mesma choradeira do disquete e do CD.
Tem uma questão aqui, o Lightning era muito bom, a vantagem de plugar de qualquer lado já tinha desde 2010, ninguém sofria igual o Micro USB. Então foi se perpetuando, eu ainda custo a me acostumar com o USB-C no iPhone, o Lightning era até mais fácil de plugar de primeira. O problema do Lightning era a largura de banda, mas é algo pouco necessário, quem transfere arquivos pelo cabo para o PC ? 0,1% dos clientes precisam disso.
Então mudar para USB-C no iPhone não era algo que trazia falta de recursos.
Mas a ponta USB-C no PC, no MAC BOOK faz muita falta. Tudo que é carro já vem com USB-C e não USB antigo… Tu liga um óculo VR no PC, precisa de uma porta USC-C, cada vez mais acessórios precisam do USB-C.
Mas os periféricos mudaram.
Existem diversos (não é um ou outro não) monitores que além de HDMI possui saída USB-C. A grande maioria dos fones novos possui entrada USB-C. Mouse e teclado? A grande maioria tem versão bluetooth.
E este comentário poderia ser fácilmente feito em 2022.