Mac Mini com M1 agora roda Ubuntu Linux, mas com ressalvas

Originally published at: Mac Mini com M1 agora roda Ubuntu Linux, mas com ressalvas – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Uma empresa de nome Corellium conseguiu fazer o Mac Mini com M1 (Apple Silicon) rodar o Ubuntu Linux, mas há limitações

Essas limitações estão parecendo hackintosh em notebook, que sempre tem essas duas limitações.

Que desperdício.

Desperdício é só poder rodar MacOS no M1, falando isso como alguém que tem MacOS como SO preferido há mais de 10 anos.

Não acho que vai ser o único, já que o Windows 10 ARM roda muito bem nele.

Provavelmente já tinha conversa por de baixo dos panos, mas não vão anunciar nada ainda.

Desperdício é o outro mesmo.

Dos três, o Windows ARM é o mais inútil (de longe) no momento. Para os usos comuns de Linux, já está bem adaptado a ARM, seria bem legal pensando nas futuras workstations da Apple e na adoção já correntes de ARM em servidores.

Windows sem o legado não faz sentido, não vejo motivo nenhum para instalar Windows ARM.

1 curtida

Ainda bem que o Windows 10 ARM já consegue rodar programa x86-64 agora. :man_shrugging:

Sim, está ótimo mesmo, com toda essa performance e estabilidade: How did Microsoft screw this up? - Surface Pro X (SQ2) vs M1 Macbook Air - YouTube

Muito inteligente comprar um MacBook para rodar Windows assim, ao invés de pegar um AMD/Intel.

E voltamos para o primeiro post: que desperdício. :blush::+1:

E novamente: não acho que o Apple MX vai ficar restrito à Apple e muito provavelmente vai ser, de novo, a dupla macOS e Windows.

Pra quê? Não sei, já não era relevante nem na era Intel, mas aí divago.

Se eu fosse comprar um Mac ARM, seria pra rodar macOS.

No dia que eu quiser rodar Windows ARM, vou comprar um Surface ARM da vida.

No ambiente doméstico, Linux é inútil. Seja pra arm ou x86-64. Por isso: desperdício.

Simples. =)

E novamente: não acho que o Apple MX vai ficar restrito à Apple e muito provavelmente vai ser, de novo, a dupla macOS e Windows.

Pra quê? Não sei, já não era relevante nem na era Intel, mas aí divago.

Uns 10 anos atrás, os concorrentes não tinham concorrente para o MacBook Pro ou Air, o Windows no bootcamp era melhor que no mais caro Dell ou Lenovo. Hoje, não mais, há ótimas opções. Para usar Windows regularmente, acho que é melhor investir em um outro hardware mesmo.

Quem usa Windows no Mac, normalmente é porque é obrigado: rodar aquele Excel cheio de macro, sistema legado da empresa, etc. Nesse cenário, esse Windows ARM tem risco de te deixar na mão, vide a “qualidade” dessa emulação.

Se eu fosse comprar um Mac ARM, seria pra rodar macOS.

No dia que eu quiser rodar Windows ARM, vou comprar um Surface ARM da vida.

No ambiente doméstico, Linux é inútil. Seja pra arm ou x86-64. Por isso: desperdício.

Se tem algo que eu não compraria em contexto nenhum atualmente, é um Surface ARM mas outro assunto haha

Pela minha definição, desperdício é usar o processador com melhor performance/watt do mundo apenas para uso doméstico, que qualquer notebook de 5 anos atende bem. Inclusive, essa era a crítica (válida) ao iPad e iPhone: para que tanta performance, sem poder aproveitar?

É inútil pensando em quem só quer usar o notebook para abrir o navegador, mas obviamente a ideia não é essa do projeto. Verdade que, muito provavelmente, com Docker/VM dá para aproveitar o M1 sem precisar portar o Linux…mas “desperdício” certamente não é como eu definiria.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.