Mac/MacBooks com ARM: você compraria?

Deixando de lado a questão econômica, você compraria um Mac/MacBook com apple silicon?

Se negativo, o que o motiva a não comprar?

2 curtidas

Não vejo razão pra não comprar (fora questões econômicas, claro).

Certamente os MacBooks ARMs vão ter versão Cellular, como a Apple vai chamar, o que vai atrair muita gente.

Além disso, eles terão suporte para os programas x86-62 sem ou pouca modificação, que vai facilitar a vida dos usuários comuns, e terão maior autonomia de bateria e performance.

Se um dia tiver condições e ter um salário fixo e não de um autônomo e não foi caríssimo, talvez eu compre. :slight_smile:

2 curtidas

Assim que lançarem um MacBook Pro ARM, eu compro. Só preciso que rode Photoshop, Xcode e Final Cut — que já mostraram rodando na keynote, então sucesso. Intel nunca mais.

6 curtidas

Sobre a questão principal, não há motivos para não comprar um macbook com processadores próprios, vide a experiência trazida pelo @barba ao utilizar um iPad em seu dia-a-dia. A limitação não fora a arquitetura e/ou desempenho do equipamento, mas sim o sistema e os aplicativos disponíveis, a experiência de uso não seria prejudicada em um Macbook (ok, se você sempre usou Windows e nunca teve Mac terá sim que se adaptar, mas não é um problema de hardware).

2 curtidas

Sim, compraria.

Sim, inclusive quero. Mas uma coisa que mais me interessou aqui é: Será que teremos num futuro próximo interoperabilidade de OS? Já falaram que apps de ios vão poder rodar no mac, mas o contrário será que também será possível? Porque ai os ipad pro ficam muito mais interessantes!

1 curtida

Em um primeiro momento acredito que não, por ser um período de transição. Mas daqui uns anos, consigo ver isso sendo anunciando como a killer Feature da WWDC 24.

A própria Apple tem patentes de um “modo dex” para iPhone e iPad. Agora faz todo sentido um recurso como esse.

Vou além, e se o AirPower não for só um carregador, mas tbm a dock pra isso?

2 curtidas

Eu mexo com análise de dados e desenvolvimento “não-Apple” por assim dizer, vou esperar para ver como as coisas funcionem, mas acho que logo as principais ferramentas e linguagens terão suporte nativo a ARM que já existe no Linux.

Se os ganhos forem altos como prometido e não houver (muitos) problemas de incompatibilidade, não vejo motivos para não migrar. Vejo como mais problemático para quem depende de Bootcamp, mas fora isso…

1 curtida

Se, de fato o desempenho melhor com consumo energético menor for comprovado, eu compraria sim. Meu uso é menos preocupante, visto que trabalho mais no navegador. Vez ou outra preciso de um editor de imagens, mas é questão de tempo até a transição deles. Gosto bastante do macOS e a integração com outros dispositivos da empresa.

3 curtidas

Em relação a desempenho, não duvidaria ela equiparar ele (MacBook Air) a um MacBook Pro 13”, porém com bateria pra 4 dias e mais fino.

O próprio Craig Federighi comentou em podcast que o que ela conseguiu com o A12z para os devs testarem, não e nem perto do que vai ser entregue ao consumidor final.

Acredito que ela vá começar pelo MacBook Air, Mac mini, iMac de 24”. O que estou na dúvida é com relação a quantos processadores ela vai precisar ter.

Vai precisar de uma família para MacBook, outra para iMac e Mac Mini. Não da para todos terem a mesma performance. O que imagino é que todos chegarão na configuração máxima de processamento, e os upgrades fiquem a cargo de RAM, memória interna, afterburner.

3 curtidas

Acho que de início deveria ser priorizado para quem não trabalha muito com edição e usa algumas ferramentas não tão consolidadas…A arquitetura ARM tem uma clara vantagem energética, mas carece de muitas instruções, que exigirão mais RAM e maior tempo de solucionar tarefas multithread, além de no início as ferramentas de “conversão” de arquitetura cobrarem um preço considerável no desempenho.

Inicialmente, não. Claro que com tudo rodando nativamente em ARM fica mais fácil, mas a gente precisa lembrar que o macOS tem diversas APIs que não existem no iOS, e a Apple parece estar justamente preocupada com o caminho inverso. Ao invés de trazer as tecnologias “legado” do macOS para o iOS, estão recriando tudo aos poucos com tecnologias mais modernas.

Mas já está muito mais fácil ter um app pronto pra todas as plataformas, se tratando de um aplicativo novo.

3 curtidas

Sim! Isso foi muito pouco conversado nos últimos anos, mas as limitações percebidas no iPad/iPhone são meramente causadas por software e não por hardware. O próprio PowerPC é muito mais similar ao ARM do que a Intel, e não tinha limitações a não ser não rodar o Windows. A própria Apple sabe pressionar os desenvolvedores a fazer os binários universais que vão mitigar o problema e permitir níveis de performance nunca antes vistos em aparelhos de computação, em razão da arquitetura X86-64 ter muitas camadas de compatibilidade com softwares da época do Windows 98 que fazem o sistema esquentar muito e que a Apple não tem nenhuma questão em manter. Ela mudou pra Intel em 2006 por ser uma arquitetura mais promissora que o PowerPC. Em 2020, a dificuldade da Intel em ultrapassar os 14nm de miniaturização fez a Apple adotar o necessário para continuar evoluindo. Lembra o MacBook de 2015? Sem ventoinha? Ele foi desenhado para os chips de 10nm e 7nm da Intel que já deveriam existir hoje e eram prometidos naquele tempo.

1 curtida

Compraria se rodasse todos os aplicativos que eu costumo utilizar, na verdade até prefiro ir para arquitetura ARM, é tendência.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.