Mac M1 - como manter a versão Intel do Chrome instalada?

Eu preciso urgentemente encontrar um meio de manter a versão para Intel (x86) do google chrome instalada (que funciona via Rosetta), porem o Mac fica constantemente “atualizando” para versão nativa M1… alguem sabe como forçar o modo emulado (rosetta) ?

Eu nem uso o chrome, prefiro o safari como navegador padrao (sei que vão fazer cara feia kkkkk, mas o safari é tao mais fluido que prefiro)… mas eu faço atendimentos medicos por telemedicina, e pra isso tenho que usar uma assinatura digital, que só funciona no Chrome x86 (nao funciona no Chrome-ARM)… porem eu sempre instalo a versão x86 e depois de 3 ou 4 horas o chrome volta a reinstalar automaticamente a versão ARM… ele deve levar em conta a eficiencia no meu sistema e compreendo isso, porem ja teve dias deu me ferrar e nao conseguir concluir a consulta medica, pq o navegador atualizou e perdi tudo…

instalo a versão x86

e ele atualiza para ARM

ja busquei algum local para desativar atualizaçoes e nao encontrei…

valeu :smiley:

2 curtidas

Baixa a versão Intel e força a rodar em modo Intel, talvez? Tem uma opção nas propriedades do arquivo.

Ou isso ou tentar usar seu certificado em outro navegador, tipo Firefox.

1 curtida

veja se alguma dessas funciona. Tem de rolar até a sessão do mac.

1 curtida

se usa assinatura digital com certificados digitais recomendo o firefox.

2 curtidas

Você pode alterar as permissões da pasta do Chrome.

No Terminal:
sudo chown -R root:wheel /Applications/Google\ Chrome.app

Isso vai exigir que o Chrome tenha permissões de administrador para atualizar, o que por padrão o Chrome não tem (se você configurou o Chrome para atualizar para todos os usuários, então ele tem a permissão).

Ou então seguindo os passos do artigo
https://support.google.com/chrome/a/answer/7591084?hl=pt-BR#zippy=criar-um-novo-arquivo-de-lista-de-propriedades%2Cdesativar-atualizações-automáticas-para-testes

Qualquer coisa tenta usar os Chromiuns da vida, Brave, Edge, Opera…

Mas nem tudo funciona bem no Firefox, tem TI que faz para chrome, e quando vai fazer para Firefox faz uma gambiarra mal feita.

Olha se for assinatura digital com certificado digital A3 aqueles com Token, no Firefox funciona bem melhor que nos outros, falo isso por conta de inúmeros sistemas que uso.

Eu também uso este é também uso no Firefox, mas vejo as coisas para o chrome melhor, meu exemplo que para renovar o plugin somente existem para o chrome

estranho renovei essa semana meu certificado pela Certdata usei o firefox de boa.

Seu fornecedor é diferente do meu, o meu é a certisign

A TI do meu trabalho só oferece suporte ao chrome… então não consigo usar outro navegador… o jeito vai ser tentar barrar as atualizações mesmo…

Esse suporte não se extende aos outros navegadores baseados no Chromium?
Em tese o motor debaixo do capô é o mesmo então há chances de que funcione em algum dos navegadores que o Diogo mencionou (Brave, Edge, Opera).

1 curtida

Hm… já tentou perguntar pra eles? Acredito que eles devam saber como proceder nesse caso. (se precisar refazer o certificado ou sei lá)

Não sei se é o caso, mas pode ser que o driver do token/smart card dele não funcione com apps ARM.

De qualquer forma eu tentaria um dos outros navegadores Chromium antes de desativar as atualizações automáticas devido ao risco de segurança.

Mas respondendo à pergunta de como desativar as atualizações automáticas do Chrome, o jeito oficial é criar um arquivo com nome com.google.Keystone.plist em /Library/Managed Preferences contendo o seguinte:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!DOCTYPE plist PUBLIC "-//Apple//DTD PLIST 1.0//EN" "http://www.apple.com/DTDs/PropertyList-1.0.dtd">
<plist version="1.0">
<dict>
    <key>updatePolicies</key>
    <dict>
        <key>com.google.Chrome</key>
        <dict>
            <key>UpdateDefault</key>
            <integer>3</integer>
        </dict>
    </dict>
</dict>
</plist>

Se usar o Editor de Texto do Mac, lembre-se de Formatar > Converter para Texto Simples Shift+Command+T.

Os valores de UpdateDefault podem ser configurados como

Configuração Descrição
<integer>0</integer> Ativa as atualizações automáticas. As atualizações são sempre aplicadas quando detectadas pelo Google Software Update. Esse é o valor padrão.
<integer>1</integer> As atualizações são instaladas apenas nas verificações programadas, não nas manuais.
<integer>2</integer> Desativa as atualizações automáticas. Depois disso, o Google Software Update não fará a atualização automática de todos os usuários para a versão estável mais recente do Chrome. As atualizações são aplicadas apenas quando o usuário as verifica manualmente, por exemplo, na página chrome://help.
<integer>3</integer> As atualizações nunca são aplicadas.

Talvez seja necessário usar um instalador especial do Chrome para isso funcionar.

1 curtida

Já tentou o que o @evefavretto sugeriu?

Isso pode ser feito seguindo os passos do Suporte da Apple:

Quais apps precisam do Rosetta?

Você pode usar Obter Informações para ver os apps que precisam do Rosetta ou que podem usá-lo:

  1. Selecione o app no Finder.
  2. No menu Arquivo da barra de menus, selecione Obter Informações.
  3. Visualize as informações em Tipo:
    • Aplicativo (Intel) significa que o app só é compatível com processadores Intel e precisa do Rosetta para funcionar em um Mac com Apple Silicon.
    • Aplicativo (Universal) significa que o app é compatível com o Apple Silicon e processadores Intel e, por padrão, usa o Apple Silicon.

A janela Informações dos apps universais inclui o ajuste “Abrir com Rosetta”. Com essa opção, apps de e-mail, navegadores e outros apps podem usar complementos que não foram atualizados para ter compatibilidade com o Apple Silicon. Se um app não reconhecer um plug-in, extensão ou outro complemento, feche o app, selecione esse ajuste e tente novamente.

Fonte: Se for necessário instalar o Rosetta no Mac - Suporte da Apple (BR)

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.