Mac - Dicas de melhores apps para iniciantes

Sobre software de office, pra mim nada bate a colaboração do Google Drive, mas no final é quase time de futebol, cada um prefere um ahhaha

No meu caso quase 100% do que faço está no navegador ou são apps de trabalho que não farão sentido nenhum para você mas vou listar principalmente alguns “mini apps” que acho que ajudam bastante no dia a dia!

Vanilla: app para esconder ícones da menu bar.

AppCleaner: Software para remover aplicativos (e todos os traços deixados para trás por eles).

BitWarden: Meu gerenciador de senhas favorito!

Amphetamine: App para manter a tela ligada (ótimo para apresentações e demonstrações onde você fica falando mostrando a tela e não quer que ela apague sozinha)

Handbrake: App para conversão de vídeos, útil para deixar uma gravação de tela gigantesca do mac (nativa no macOs) menor para enviar pela internet!

O Stats tb é meu app de escolha! Para estatísticas.

3 Curtidas

Eu pulei fora do Mac recentemente, mas pra HD externo em NTFS você tem algumas opções, desde usar o terminal pra ativar o suporte a leitura e escrita nativo até pagar o Paragon ou Tuxera, ou instalar o NTFS-3G que é de graça.

Pra editar imagens eu usava e amava o Pixelmator. Agora eles tem uma versão nova que eu não tive como testar (até por que não roda no meu MacBook idoso)

3 Curtidas

CleanMyMac: Ótimo app para limpeza do seu MacBook, primeiro app que sempre instalo no meu MacBook.
Spark Mail: ótimo app para emails, uso a anos e não troco, funciona no Android e IOS tbm, pode adicionar varias contas, varias assinaturas, completo e free!
Notion: Dispensa apresentações, melhor app de notas da atualidade.
Softwares Affinity: Me fizeram sair totalmente da Adobe.
Figma: uso para criar interfaces como o Adobe XD e Sketch App.
AirBuddy: App para controlar AirPods da Apple.
E Apps da Netflix, YouTube, Prime Video e Disney +.

Estes são meus favoritos, que sempre recomendo, vale conhecer testar e usar!

4 Curtidas

Então pessoal, dando o feedback inicial : to apanhando MUITO kkkkk, eu ja era habituado a quase nao usar mouse/trackpad no windows, usava só o teclado pra quase tudo (com comandos, etc), e com a diferença dos comandos/teclado do Mac, eu to COMPLETAMENTE DESENGONÇADO e travado :( mas creio que é só a curva de aprendizado, ja ja vou estar craque!

Sobre os Apps que ja instalei:

• Stats
  • Darkroom
  • spotify
  • 1password
  • franz
  • zoom
  • the unarchiver
  • chrome (pra usar só qdo o safari nao der conta de algo)
  • stats
  • qbittorrent
  • amphetamine
  • cleanmymac x
  • office 365 (vou ter que assinar mesmo, pq minhas planilhas do excel não abrem corretamente no app Number)
  • VLC (vi que o quicktime nao abre muitos videos meus)

Como a grana ta curta, eu nao comprei nenhum alem do office no momento (só o preço do mac foi um rim inteiro kkk)… mas alguns que tenho vontade de comprar (e que não é totalmente fora da minha realidade o valor é:

• Affinity Pro (140 reais) ou Pixelmator Pro (224 reais)
  • Paragon NTFS for Mac (128 reais)
  • infelizmente o final cut é fora da minha realidade, entao terei que me contentar com iMovie mesmo…

Além disso , estou com varias duvidas sobre o SISTEMA … ja assisti um milhao de videos, e ainda to apanhando…

• Ativar repetiçao de tecla quando pressionada e segurada (em vez do pop-up)… essa ja tive a resposta num video do YT, que era escrever no “terminal” o codigo (efaults write -g ApplePressAndHoldEnabled -bool false)… e deu certo…

• Pq quando teclo inter (return) ele começa a renomear a pasta/arquivo em vez de abrir a pasta/arquivo? é assim mesmo? como se abre um arquivo sem precisar teclar com o trackpad? eu ja percebi que a barra de espaço mostra uma pré-visualizaçao, porem não abre o arquivo completo, nem a pasta…

• To aprendendo os comandos ainda… o delete precisa apertar “fn + delete” pra funcionar, é assim mesmo? se pressiono “delete” direto ele funciona como ‘backspace’ aqui…

• Sobre os comandos… no proprio site da apple fala de um comando pra colocar o Mac em modo de repouso/descanso, e que usa a “tecla eject”, só que nao encontro essa tecla no PC…

• Como criar um arquivo .txt? (bloco de notas no windows)… eu usava muito isso no windows pra informaçoes simples que nao poderia esquecer…

• OneNote pra Mac é mesmo limitado em funçoes assim? eu uso por anos no windows e a versao de Mac nao tem metade das funçoes, comandos, etc :( no programa tenho todas minhas anotaçoes divididas em cadernos e sub-cadernos/capitulos…

• Como faz pra “adicionar a tela inicial” um site do safari, igual fazemos no iphone? isso me é extremamente util pois eu crio atalhos pros sites que mais uso (como se fossem ‘apps’) e dai eu poderia deixar algum fixo no dock ou no proprio desktop (mesa)

• Sobre o Finder… ali os favoritos à esquerda, tem varias categorias (musicas, imagens, videos, downloads, etc)… porem eu assino o iCloud e busco sempre manter todos meus arquivos dentro dele… só que não achei um jeito de sincronizar a minha pasta ‘videos’ de dentro do icloud, com a pasta ‘videos’ do Mac (ficou meio confuso, mas acho que deu pra entender né? ou seja, aquelas pastas favoritas ali nao fazem nenhum sentido pra mim… pelo icloud ser da apple eu pensei que teria alguma integraçao…

• Como saber se estou rodando algo nativo (Apple Silicon) ou via rosetta2?

• Como definir o app padrão de abertura de determinadas extensões? (exemplo: Quero colocar o VLC pra abrir todos os videos, o Editor de texto pra abrir .srt, Word pra abrir .docx, etc)

• Pra instalar um programa, tem que fazer aquilo de “arrastar o arquivinho de uma caixa pra outra” ? é assim mesmo? tava achando que isso era algum virus :x

• Alguns apps que não encontro de jeito nenhum… Google Agenda, Google Meet, Netflix, Amazon prime, Youtube, Google Maps, dentre varios outros… é meio precario de apps mesmo? Como a app store do iphone é tao maravilhosa e superior a playstore do android (na minha opinião), pensei que os apps pra Mac seriam de fazer inveja, mas nao to achando varios q sao comuns ate na windows-store (que é um loja beeem fraquinha)…

• Os apps de iphone/ipad não eram pra funcionar no Mac com apple silicon? não to conseguindo instalar apps de iphone… isso ia ser bem util na falta de apps pra mac :(

Mas oh, devem estar achando que odiei, mas muito pelo contrario, o Mac é maravilhoso, a construçao é impecavel, a tela é foda demais, a bateria é espetacular… só to apanhando com sistema/apps mas creio que vou pegar o jeito! :D

Bom por enquanto é isso… sei que é MUITA duvida, mas to pesquisando o maximo possivel pra me virar, mas tem umas duvidas pontuais q nao to dando conta, hehe… muito obrigado, de coração!

4 Curtidas

É assim mesmo. Para abrir um arquivo ou pasta usando o teclado você pode usar ⌘ + o ou ⌘ + ↓. Para navegar para a pasta mãe, você pode usar ⌘ + ↑.

É assim mesmo. A tecla delete funciona como backspace. Para funcionar como o delete de PCs (apagar o que está à direita do cursor), você preciona fn + delete. Para excluir um arquivo no Finder, o comando é ⌘ + delete.

Como seu Mac é novo, sem drive de disco, então seu teclado não tem a tecla eject. Agora não lembro se tem algum atalho de teclado para o que você quer fazer, mas você pode definir um Canto de Acesso Rápido nas Preferências do Sistema.

Para isso você pode usar o aplicativo Notas como no iPhone. Se você realmente quiser criar um arquivo .txt, pode usar o TextEdit na pasta Aplicativos > Utilitários.

Você pode usar o aplicativo Monitor de Atividade na pasta Aplicativos > Utilitários. Se não me engano você tem que mudar alguma configuração do app para mostrar essa informação.

A maioria dos apps (os que tem o “instalador” *.dmg) se instala assim mesmo.

Um instalador .dmg nada mais é que uma imagem de disco que contém, geralmente, um arquivo .app e um atalho para a pasta Aplicativos. E um arquivo .app nada mais é que uma pasta especial que contém os arquivos de um programa.

Ao arrastar de uma caixa para outra, você basicamente está copiando a pasta .app para a pasta Aplicativos e pronto, o programa está instalado.

Alguns programas (como o 1Password, por exemplo) usam um instalador .pkg. Esses instaladores se assemelham mais com os de programas do Windows.

4 Curtidas

Completando a resposta do @gusta:

Em Macbooks basta pressionar o botão liga/desliga por 1,5s para ativar o modo repouso. Mas cuidado, mais tempo que isso força o desligamento de emergência.

Clique e segure em cima da URL do site e arraste para fora da janela do Safari e solte no desktop/mesa para criar um atalho.

Você pode personalizar o nome e ícone usando o app Image2icon, ai basta arrastar esse arquivo/atalho para a divisão direita da dock, onde fica a lixeira. Depois pode deleta-lo do desktop/mesa.

Quando um app for emulado pelo Rosetta 2 ele vai mostrar uma popup de aviso na 1º execução.

Clique com o botão direito, pressione Alt/Option e na opção “Sempre abrir com” selecione o app padrão para essa extensão.

Assim com no Windows, a Mac App Store também não é muito popular e faltam bastantes apps. A solução é ir nos sites oficiais dos seus apps preferidos e fazer o download por lá.

Nem todos os apps do iOS permitem rodar no M1 nesse momento. Como estamos em fase de transição, ainda não temos muitos apps universais entre mobile e macs.

4 Curtidas

Basta clicar no Touch ID do MacBook e ele entra em repouso. Só não segura o dedo lá, se não você força o desligamento.

3 Curtidas

Os apps que funcionam vão aparecer pra você na App Store. O desenvolvedor que escolhe oferecer ou não os apps de iOS no Mac, e muitos optaram por não fazer isso.

3 Curtidas

Conforme já explicaram acima, isso depende de cada aplicativo. Alguns apps podem ser instalados com um simples arrastar para a pasta Aplicativos. Outros apps mais complexos costumam vir com um instalador mais tradicional. Se o app foi instalado pelo método de arrastar, pra desinstalar ele basta ir lá na pasta Aplicativos e apagá-lo.

Sobre a App Store, não espere grandes nomes lá. Lembre-se que o Mac é um nicho, então ele não vai ter a mesma atenção que o iPhone e o iPad tem. Existem muitos apps bons que são exclusivos do macOS por lá, mas você não vai encontrar muitos apps famosos mesmo por lá. Esses geralmente estão disponíveis por fora.

3 Curtidas

Você quer deixar ele ligado, mas com a tela apagada ?

Se for isso, como é ARM já entra em repouso automaticamente. Assim que você levanta a tela, ele já acende (como é no iPhone quando você toca na tela ou levanta).

E os motivos variam. Alguns devs retiram esse suporte porque não testaram ainda a função e para não ter um app quebrado, preferem não habilitar, até testarem. Assim como terá apps que não fazem sentido em um Mac.

2 Curtidas

Vamos lá, já falaram bastante mas vou tentar adicionar algumas coisas hahaha

Isso é questão de costume, quando eu vou pro Windows sofro pra lembrar que f2 que renomeia. O Quick Look (barra de espaço) é uma das cosias mais lindas do Mac, ajuda demais a agilizar visualizações logo você não vive mais sem!

Como a galera comentou existem algumas maneiras diferentes de fazer isso. Eu pessoalmente não gosto do método de usar a tecla power pq se existe uma possibilidade de dar ruim prefiro usar outra maneira. No meu caso eu sempre uso CMD+CONTROL+Q quando saio da minha estação (ele trava o mac) e se eu quero deixar em repouso sem esperar os poucos minutos que ele entra em repouso sozinho nessa tela, é só apertar ESC com a tela bloqueada que ele entra em repouso. Outra opção interessante também é simplesmente baixar a tampa do notebook.

Acho que já deu pra ver que gosto de atalhos né? Aqui um atalho super importante é o CMD+I (Info) que mostra propriedades de um arquivo e lá dentro tem a opção de mudar qual software abre esse ou todos arquivos dessa extensão!

Pra todos esses existem inúmeros apps terceiros, mas nada nativo. Recomendo usar no navegador mesmo que é a melhor opção a não ser que você tenha algum motivo muito forte para usar como app.

Se quer fazer algumas coisas de edição de vídeo mas não trabalha com isso não faz sentido nenhum comprar o FinalCut. Recomendo usar o DaVinci Resolve da BlackMagic que é um software profissional de edição porém tem uma versão gratuita que faz tudo que você vai precisar!

3 Curtidas

É sim. Command+O abre.

Baixa a tampa dele ué. Tecla Eject não tem mais em Mac por que eles não tem mais drive óptico.

TextEdit, ou “Editor de Texto” em português, vem pré-instalado.

Só olhar no Monitor de Atividade, tem uma coluna com o tipo de CPU.

Yep. A maioria dos aplicativos pra macOS vem no que é chamado de bundle. É essencialmente uma pasta chique.

2 Curtidas

Pessoal deram boas dicas já! <3

Complementando:

Tiles
Tem o Magnet q é pago na AppStore, mas pra q pagar pelo Magnet se tem o Tiles que é completo e gratuito?

O Windows possui isto nativamente, o macOS não possui. O Tiles permite vc arrastar janelas (ou usar atalhos) pra borda da tela e a janela ocupará metade da tela.

tiles (1)

Itscal
Outra função que possui nativamente no Windows e é tão bobo: visualizar um calendário no desktop.

Com o itscal eu removo a data/hora padrão do mac na barra e insiro a data/hora do itscal (é customizável, vc pode deixar no padrão que quiser) e ao clicar na data exibe um calendário. E, novamente, o calendário é bem customizável, eu até deixo começar a semana na segunda pq facilita os controles q faço. E dá pra “fixar” o calendário na tela, esta é a 8a maravilha pra quem precisa checar o calendário enquanto faz algumas operações. O app é gratuito, extremamente customizável, sincronizável com outros serviços, bonito… é coisa linda demais!

Screen Shot 2021-04-01 at 14.30.40

Solução da Affinity.
São apps pagos, porém excelentes alternativas a suite caríssima da Adobe! Pessoalmente eu acho o Designer melhor que o Illustrator e eles entram em promoção direto, vira e mexe surge um 30%, 50% off. Mas atenção, o app é update free enquanto permanecer no 1.x. Quando sair o 2.x será cobrada uma atualização. Se pá talvez rola esperar sair o 2.x, mas n sei quando isto irá ocorrer, já faz uns 3 anos se n me engano q tenho estes apps, receberam muuuitas atualizações e ainda tá na 1.x.
Screen Shot 2021-04-01 at 14.42.13

Pra finalizar, a cereja do bolo:
Ubersicht
Você transforma seu desktop literalmente numa página HTML. Ou seja, o céu ou um pouco mais é o limite.

Abaixo alguns exemplos do que vc pode fazer com o app, mas ele é muuuuito, mas muito mais do que isto. Vc pode literalmente programar qualquer coisa pra colocar no seu desktop. Caso não saiba programar, pode usar widgets prontos que a comunidade disponibiliza (e são muitos).

Fico impressionado o quanto este app é poderoso e é tão pouco comentado (talvez pela complexidade em deixá-lo superpupimpa na tela).

1 Curtida

Minha contribuição:

Spark: gerenciador de e-mail
Bitwarden (gratuito) ou 1password (pago): melhores gerenciadores de senha
Office 365 Family: particularmente eu acho mais vantajoso o Family do que o Personal, porque o valor não é tão superior assim e você pode rachar o valor da anuidade com até 6 pessoas. Dá pra achar promoção na Kalunga por R$150 a licença anual, já pega uns 3 anos pra garantir um bom tempo de Office + 1T de OneDrive pra 6 pessoas…

2 Curtidas

Eu tenho os aplicativos da Affinity desde a versão 1.5 e estão atualmente na versão 1.9.x O clico de atualização é anual, então há possibilidade de cobrarem uma nova licença para o 2.x no 1º trimestre do ano que vem.

Pela política dos caras, acredito que os usuários da versão atual ganhem um bom desconto no upgrade, que ainda vale muito a pena pelo preço.

Dica para quem quer o Final Cut Pro - na loja educacional da Apple o pacote de licenças do Motion, Compressor, MainStage e Logic Pro sai por R$ 750,00 em 10x

1 Curtida

Eu recomendaria formatar seu disco externo ou com NTFS mesmo (da Microsoft) ou com HFS+ (que só vai funcionar no macOS). ExFAT é um sistema feito para drives em estado sólido, como SSDs ou pendrives. Não entendo de verdade do assunto, mas já li que usar ExFAT em um disco rígido, além de ter pior desempenho, pode levar até à corrupção de arquivos.

Um relato que não necessariamente quer dizer alguma coisa, pode não ter nenhuma relação mesmo: eu tinha um HD que usei por pouco mais de um ano formatado em exFAT e ele deu pau sem tomar nenhuma queda nem nada. Era mais novo que outro HD que continua funcionando até hoje. Na dúvida, formatei meu novo HD em NTFS mesmo, até porque já tinha notado problemas de desempenho também (rodar alguns vídeos de alta qualidade direto do HD engasgavam um pouco).

Se precisar usar um disco tanto no macOS quanto no Windows, cogite comprar (ou fazer cair do caminhão) o Paragon.

2 Curtidas

Eu vou te falar que usar Windows depois de usar MacOS dói um pouco hahahaha.
No começo da pandemia surgiu a oportunidade de comprar um Mac Pro de um amigo que não se acostumou. Comprei e 1 semana depois meu Dell XPS com Windows morreu… Ou seja eu me vi na pandemia apenas com o Mac para trabalhar e como a necessidade força a adaptação, cá estou, digitando feliz do meu Edge para Mac e acho que não volto mais para o Windows (inclusive estou considerando reabilitar o XPS transformando em Hackintosh)…

Eu sugiro o seguinte:

• Office da MS (o iWork é legal mas compatibilidade e não ter que aprender mais nada no processo de migração vale a instalação);
  • O Mac tem o Notes mas eu aprendi a organizar a vida no OneNote da MS também;
  • Tem o Keychain para gerenciar senhas mas uso o Enpass por causa da onipresença em todos os OSes e não só Mac (tem versões para iOS, Android, Windows e online);
  • Telegram e Whatsapp Desktop são mãos na roda;
  • Uso o Contatos, Calendário e Mail do MacOS integrados ao Google e nunca tive problemas, recomendo;
  • Onedrive e GDrive Sync para seus “discos” na nuvem;
  • Spotify se você usa Apple Music não precisa instalar nada;
  • The unarchiver para os zips e rars da vida;
  • Windscribe para VPN em lugares que preciso usar rede pública;
  • MS Edge (é mais rápido e menos sedento que o Chrome e usa o mesmo motor o que permite que vc importe suas extensões e a incompatibilidade com sites não exista);
  • Uso AppCleaner (o Mac não tem um sistema de desinstalação como no Windows, então se não quiser deixar rastros após apagar um App esse é o melhor)
  • Uso o CCleaner para dar uma geral de vez em quando (o povo recomenda o CleanMyMac que instalei e não gostei pq é meio voraz de recursos);
  • Transmission para seus Torrents;
  • VLC para vídeos;
  • Lightshot Screenshot (esse é para você tirar print de tela que no Mac usa umas sequencias chatas que ainda não decorei);
  • Magnet para tilling de janelas que é algo que o Mac não faz nativamente;
  • NTFS for Mac da Paragon, nada de formatar discos Windows. Usando o NTFS ele monta e permite que você use como disco Mac sem muita perturbação. Tentei usar opção free mas não consegui configurar de forma satisfatória.

A galera deu umas dicas ótimas de apps (inclusive estou abraçando algumas hahaha).
No começo a gente fica mais lento e se perde mas é costume e vou te dizer que a curva de aprendizado é pequena e rápida. Boa sorte!

2 Curtidas

Existe a questão de tudo que é vendido pela Store gera % para a Apple. Então muitos desenvolvedores optam por não participar para não ter que lidar com essa fatia em vendas e assinaturas.

1 Curtida

Talvez este seja um dos tópicos mais ricos da comunidade :slight_smile:

Minhas contribuições:

sublime text: eu usava pra fazer uns htmls rapidos, mas se tornou um bloco de notas que salva em txt. Ação semelhante a descrita do notepad do Windows. FREE

enpass: para guardar senhas. FREEMIUM

adguard: para melhorar a segurança da máquina e bloquear uns rastreadores. FREEMIUM

próton vpn: conexão vpn. Tem versão gratuita.

3 Curtidas