Mac - Dicas de melhores apps para iniciantes

Começando pelo 95 e atualmente no “10”. Lá se foram 31 anos vendo “windows” como sinônimo de computador… Eu NUNCA encostei em um Mac (nem em loja, serio, nunca vi ligado), mas resolvi comprar um macbook air, pq adoro o sistema do ipad e iphone (que pela previsão, deve ser entregue amanhã ou quarta).

Ja tentei ver alguns tutoriais de “Mac para leigos”, etc… Pq sinto que agora vou ser a tia do zap que buga o computador por não saber onde ta clicando e fazendo caca…

Ja descobri que preciso formatar meus HDs externos em ExFat… Ja descobri que preciso comprar um Hub-USB pra ligar, pq eu só tenho coisas USB-A…

Mas e os Apps? Vocês conseguiriam dar dicas de bons apps pra usar no primeiro Mac de um ignorante no assunto?

Existem centenas de sites (maioria gringo) com dicas de apps, mas eu geralmente confio mas nessa comunidade do que na maioria dos sites…

Era isso, MUITO OBRIGADO
E desculpa ser folgado :sweat_smile:

4 curtidas

Independente de entrar no mundo Mac agora, eu vejo a suite Office da Microsoft a mais completa, então acho que vale baixar Word, Excel, PowerPoint e Outlook, mesmo que esteja saindo do Windows.

No dia-a-dia, se você utiliza os apps nativos de lembretes, notas e calendário, possivelmente vai querer utilizá-los também no Mac, muito por conta da integração em cada um deles.

Navegador você pode continuar usando o de sua preferência: Edge, Firefox ou conhecer o Safari que na versão mais recente promete estar mais rápido e com vários recursos de segurança (eu particularmente prefiro e uso o Firefox).

Do mais, que tipo de apps você precisa? Algo para estudo, para trabalho, alguma atividade específica? Sempre que penso em mundo Apple não tem como não recomendar também conhecer o pessoal do MacMagazine.com.br (imagino que já conheça). Eles tem vários artigos sobre apps de Mac, alguns pagos, gratuitos e detalham bem o uso.

Espero ter ajudado :sunglasses:

5 curtidas

Uma postagem foi dividida em um novo tópico: Keynote x Power point: Qual conta com melhores recursos?

Concordo com o keynote ser muito bom, mas não com o numbers. Particularmente, Excel é uma ferramenta muito a cima das demais (na minha opinião).

3 curtidas

Pra uso próprio dá pra viver muito bem com o iWork. Eventualmente aparece alguma incompatibilidade com algum documento mais complexo (principalmente se for planilha), porém resolvo com o Office Online. Keynote é bem melhor que o PowerPoint mesmo.

Um app bacana e gratuito é o The Unarchiver pra extratar arquivos RAR e afins. O macOS por padrão já abre alguns formatos como ZIP, mas esse utilitário é bem mais completo. CleanMyMac é outro app interessante de se ter instalado pra livrar espaço no disco apagando arquivos temporários e etc.

Fora isso, vai depender muito da área que você trabalha.

5 curtidas

VALEU PESSOAL :smiley:

Então na vdd eu sou médico, então meu uso diario pro PC seria trabalhos office (principalmente OneNote, mas tambem lido com tabelas excel e arquivos de word/PDF, muuuuitos PDFs, milhaaares de PDFs kkkkk) e aos fins de semana dou espaço pro meu Hobby, que é mexer com fotos e videos, então preciso descobrir quais programas são bons pra edição de foto/video… qual software pra reprodução de videos… e ferramentas basicas do dia a dia… no iphone uso o PDF-Expert, nao sei se tem algum similar pro Mac

Boa dica, valeu, ja vou instalar tbm… o fato de ser SSD não tem problema ficar “limpando o disco”… falo isso pq quando coloquei um SSD no meu dell, fui pesquisar e tinham varias orientaçoes de não desfragmentar, não ficar usando o ccleaner pra limpeza de disco, etc… pq isso diminuia a vida util do SSD… confere?

Boa dica, ja vou instalar assim que pegar ele…

— numa outra postagem, um colega sugeriu o “NTFS for Mac”, pra ler partições NTFS… me pareceu util tbm pra abrir arquivos no trabalho…

Então, eu acho que pelos comandos/atalhos que estou acostumado no dia a dia, devo seguir com o excel mesmo…

Olha que interessante, parece uma boa ideia usar o Keynote então… se eu usar ele pra fazer uma apresentação, consigo salvar depois no formato compativel com powerpoint? pq o problema é que depois preciso reproduzir a apresentação num PC windows…

Conheço sim, eles são otimos mesmo, ta dando pra pegar varias dicas já com eles…

GALERA, desculpe o carater criminoso da pergunta, mas vocês pagam o office 365? (sei que ficar com dó de pagar 349/ano quando se pagou quase 12k no computador parece “mão de vaquice”, mas é que foi quase todo dinheiro no Mac… a vaca ta magra agora :confused:
Ou alguém ai ainda usa pirat*? Funciona bem? (pega mal a pergunta eu sei, mas é apertei mesmo agora, dai to perguntando na “honestidade”, por mais ironico que seja usar esse termo)… PS: a nuvem que eles oferecem não me é util, pq já uso o iCloud de 2TB, então só precisaria do office mesmo…

PS: se for proibido falar sobre pirataria aqui me desculpem, só avisar que edito e excluo esse final da postagem

3 curtidas

De utilitários eu gosto bastante do DaisyDisk e iStat Menus. O primeiro faz um scan do HD e te mostra quais pastas estão ocupando mais espaço. Você pode abrir os diretórios até chegar nos arquivos. É útil quando precisar fazer uma limpeza rápida.

iStat Menus eu uso desde o Tiger ou Leopard. Ele permite adicionar informações do sistema na barra superior, tais como: uso de memória, processador, velocidade de download/upload, espaço em disco, etc. Não vivo sem.

7 curtidas

Eu pago a assinatura familia do Office. Na Kalunga, você assina por 149,90 em 10x, então sai bem mais em conta.

Acho que também vale sugerir um bom antivirus, hoje eu uso o sopho que tem a licença pessoal Free que já me atende muito bem.

5 curtidas

iSat Menus é legal mesmo, também tenho aqui. Como você falou de fotos, tem o Pixelmator Pro e o Darkroom que são ótimos. Pra editar vídeos eu uso o Final Cut Pro da Apple, mas o macOS já vem com iMovie — que deve atender quem precisa de edições bem básicas.

Pra reproduzir vídeos, o QuickTime do macOS costuma dar conta do recado pra quase tudo. Tenho um app chamado IINA que é muito bom pra rodar alguns arquivos diferentes tipo MKV ou link de stream online.

4 curtidas

Continuo achando que o melhor antivírus é o usuário. Se não baixar nada de páginas escusas e entrar em sites confiáveis, as proteções do MacOS já são fortes o suficiente.

Não confio muito nessas empresas de antivírus, me soa como deixar um lagarto cuidando dos ovos.

3 curtidas

Eu achei apenas por 299,00… vc consegue me mandar esse link de 149? Poxa dai fica bem mais acessível… e o compartilhamento nao precisa ser com pessoas no mesmo domicílio né? Consigo compartilhar com meus pais que moram do outro lado do país, com minha irmã que mora em Portugal, etc? Pq dai vale a pena… e será que esses 6TB disponível consegue ser usado pra só uma pessoa de uma vez, ou cada um só pode usar 1TB (pergunto pois eu nao faria uso da nuvem, mas seria util pro meu pai, ele precisaria de uns 2 a 3TB)…

Boas dicas, valeu, isso vai me satisfazer bastante hahha :grin::grin:

Ahh blza, esses eu vou vendo conforme for tendo condições de comprar, pq sao bem famosos mesmo, pena q sao carinhos… ja ouvi falar do Affinity também…

1 curtida

Se tiver AirPods, o AirBuddy complementa bem a experiência.

3 curtidas

Então, no windows, ja faz alguns anos que nao uso antivirus, deixo o windows defender cuidando e tomo cuidado com os sites… tem funcionado bem por enquanto… mas em Mac pra mim é tudo novo, entao todas dicas sao validas :grin::grin:

2 curtidas

Eis alguns que pensei rapidinho aqui:

Pagos

  • 1Password: melhor gerenciador de senhas. A AgileBits tem um cuidado impressionante com o app nas plataformas da Apple, vale experimentar.
  • Fantastical: app de calendário (tem um to-do list básico integrado que sincroniza com o iCloud). Se você costuma agendar e/ou participar de muitas reuniões, é excelente.
  • Ulysses: meio nichado, mas vai que alguém se importa: editor de texto em Markdown que uso há um tempão. Exporta em diversos formatos, tem contador de caracteres/palavras/tempo de leitura, além do LanguageTool incluso na versão Plus.
  • Affinity Photo: belo substituto ao Photoshop que trabalha com modelo de compra única. :slight_smile:

Gratuitos

  • Safari: porque, se você começar usando outro navegador no Mac, não vai se beneficiar tanto do potencial de desempenho e bateria do computador novo. Chrome e Firefox melhoraram muito, mas ainda não chegam nem perto da otimização do Safari.
  • Stats: alternativa gratuita ao (excelente) iStat Menus para deixar informações de bateria/rede/etc. sempre ao alcance da vista na barra de menus.

Vale testar a suíte iWork antes de pensar no Office 365. Keynote é melhor que o PowerPoint em qualquer condição. Pages é inferior ao Word, mas serve para trabalhos simples. Já o Numbers não chega aos pés do Excel.

9 curtidas

Aumentou um pouco, agora tem por 169,00: Office 365 Personal Assinatura Anual (Word, Excel, PowerPoint, Outlook e 1TB de Armazenamento na Nuvem do OneDrive) AOMI0056 - Microsoft PT 1 UN - Softwares - Kalunga

O preço de 149,90 aparece sempre pra mim no Instagram…rs

2 curtidas

Usando o Firefox, o Lockwise é um excelente bonus e assim você não precisaria assinar o 1Password. Sim, o 1Password é mais completo e traz uma série de outras opções de armazenamento, como dados bancários, por exemplo, mas o serviço de monitor garante que se houve algum vazamento, ele indica a troca da senha ou até mesmo quando você está usando a mesma senha para vários serviços.

1 curtida

Pessoal do MM sempre fala desse… ainda nao possuo um airpods, com quando comprar com ctza vou pegar esse app também…

ja assino e adoro no iphone, porém o uso dele no chrome/windows acho meio bugado… tomara que no Mac seja tao bom quanto no iOS :smiley:

“compra unica” muito me agrada kkkkkkkkk essas assinaturas vao aos poucos quebrando minhas pernas kkkkkk

então no iphone só uso o safari (e dai no windows uso a extensão do icloud pra deixar meus favoritos do chrome sincronizadas com o safari do iphone)… agora acho que vou abandonar de vez o chrome… tem coisas que ainda dependemos do chrome? ou da pra largar sem dó?

Acho que farei isso sim… se ver que ta dificil dai eu compro o 365… mas sigo com a aquela duvida: no plano familiar fala que tem “1TB pra cada um dos 6 usuários”… eu nao posso colocar todo esse espaço (6TB) pra 1 ou 2 pessoas? pq alguns ja assinam outras nuvens (eu e minha noiva no caso que ja usamos o icloud de 2TB)

ahh esse é o pessoal :frowning: o familiar ta pelo valor de 299 mesmo… mas tudo bem, se for o caso peço ajuda e divido com alguém :smiley:

2 curtidas

Eventualmente aparece alguma página que não funciona bem no Safari, mas ultimamente tem sido bem raro. Eu tenho o Chrome instalado aqui pra eventuais emergências, mas quase nunca preciso usá-lo.

2 curtidas

O Safari já faz isso. A integração do 1Password com o Mac/iOS… é bem boa.

2 curtidas

Aqui vai minha lista de sugestões complementando as demais dicas do pessoal:

  • VLC (Grátis): Melhor reprodutor de vídeos em qualquer sistema operacional, bem mais completo que o QuickTime Player nativo.
  • Ferdi (Grátis): É um agregador de serviços de comunicação, como emails e mensageiros, ideal para quem tem várias contas e precisa verifica-las com frequência.
  • Image2icon (Grátis): Permite criar e aplicar facilmente ícones personalizados no macOS, melhorando a organização das suas pastas e atalhos.
  • Avast (Grátis): Melhor opção gratuita de antivírus disponível para macOS e que não pesa o sistema
  • HiddenMe (Grátis): Possibilita esconder temporariamente os ícones da mesa/área de trabalho do macOS com 1 clique.
  • Typora (Grátis): É um editor markdown minimalista com suporte a templates e várias opções de exportação.
  • Todoist (Grátis): Excelente app de lista de tarefas com sincronização entre dispositivos
  • GIMP (Grátis): É um editor de fotos de código aberto bem popular no Linux e também disponível no macOS, útil como alternativa ao Photoshop e Affinity.
  • Momentum (Grátis): É uma extensão para Chrome e similares que trás uma cara nova para a “Nova Aba” do navegador, com recursos de produtividade e inspiração.
  • Camtasia (Pago): É um editor de vídeo voltado para leigos, com interface super intuitiva, e tem grande foco em conteúdos no estilo tutorial onde grava-se a tela e cola-se a webcam no vídeo.
  • Magnet (Pago): É um gerenciador de janelas, permite organizar melhor sua tela se você usa muitos apps ao mesmo tempo.
4 curtidas