Mac - Dicas de melhores apps para iniciantes

isso seria como “tirar da tomada” um desktop né?! dai doi o coração kkkkkkkk

1 curtida

Se tu fizer isso e ele não desligar tá rolando algum bug aí, porque desse modo ele realmente deve desligar, não importando deixar a tela abaixada ou qualquer outra coisa.

Esse é um desligamento forçado, recomendado mais quando o computador trava, não é bacana usar com frequência. Vai pelo menu mesmo que é o ideal.

O macOS sabe muito bem otimizar memória e raramente trava, então o pessoal não costuma desligar o dispositivo. Eu mesmo tenho um iMac aqui que deve estar uns 3 meses sem desligar.

Por isso eu disse que é um procedimento invasivo, “estará forçando o Mac a desligar”.

1 curtida

Ah sim, acho que li tão rápido que não peguei essa parte muito bem :wink:


Peguei ontem o bichinho! E que maravilha é.

Saí de um MBP 2017, que tinha dois serviços de reparo que jamais fiz: firmware do SSD (que poderia ocasionar perdas de arquivos) e o teclado catastrófico da Apple, inclusive já tinha algumas teclas que as vezes teimavam em não funcionar.

Tudo aqui é melhor: teclado, ruído zero, não esquenta, tudo é mais rápido, enfim… gastei apenas 100 reais nessa troca, valeu demais!!!

3 curtidas

Pessoal, vou precisar formatar o notebook windows da minha namorada (que nao ta ligando, ta corrompido o sistema)… dai baixei a ISO do site da microsoft, mas nao to conseguindo montar a ISO no pendrive… no windows eu usava o app “Rufus” que sempre funcionou muito bem, mas nao achei Rufus p/ Mac… como vcs montam unidades ISO no mac?

2 curtidas

Eu uso a linha de comando, mas obviamente é mais fácil instalando o balenaEtcher mesmo.

2 curtidas

3 postagens foram divididas em um novo tópico: Macbook M1 x Samsung Odissey 2 (NP850XBD-XG2BR)

Isso de alguma maneira serve para o Windows tb. Memória é pra ser usada. Se está ociosa, o sistema usa mesmo, pra otimizar qualquer atividade.
Mais do q uma mentalidade do Windows, é uma mentalidade dos anos 90 e do WIndows 95 e 98. As coisas funcionam de uma forma diferente nos dias de hoje, em todos esses sistemas (Win, Mac, Linux, etc.)

2 curtidas

Só fazendo um adendo a uma duvida que eu tive lá no inicio do topico…

Eu nao conseguia de jeito nenhum usar a tela divida entra o “OneNote” e o app de video-aulas que uso (isso pro meu uso é fundamental pois eu vou vendo a aula e anotando no OneNote como se fosse meu caderno)… acabou q eu tava vendo as aulas pelo iphone e anotando pelo mac, era o jeito que eu conseguia…

Descobri que era tudo “falta de espaço” kkkkkk ao trocar a resolucão da tela

Agora ele permite dividir a tela :heart_eyes:

2 curtidas

Demorei mas finalmente deixarei minhas dicas aqui!

Dropover: o melhor app que descobri nos últimos tempos, ele funciona como uma “gaveta” qiue posso deixar arquivos pra usar em outra tela, apenas arrastando e usando um gesto do mouse. Como gosto de usar apps em fullscreen, isso aqui é maravilhoso;

Haste: Ele é especie de um spotlight que posso configurar com buscas para diversos sites. Nunca me dei bem com o Alfred e queria algo mais simples, o Haste cumpre bem o papel. Configurei buscas pra Spotify, Amazon, Google Imagens e até mesmo o Tecnoblog!

Silicio: é um mini player pra Spotify ou Apple Music que fica no desktop com a capinha do álbum e controles rápidos pra acompanhar o que está rolando. E como o AM não tem suporte ao Last FM, ele faz o scrobble também.

PopClip: Primeiro app que instalo na máquina depois do 1Password! Ele te dá opções para textos selecionados, podendo fazer coisas como buscar Youtube, copy/paste, ir para link e etc. Tem várias opções de personalização no site deles

macMediaKeyFowarder: esse faz pra quando vc clicar no Play/pause do teclado ele funcionar com o Spotify ao invés do Music. Simples mas que tira uma baita dor de cabeça

o Macbook possui algum “modo avião”? vou viajar e ficar 3 dias fora e quero levar o Mac sem o carregador, mas pra isso sei que vou precisar dar uma economizada na bateria (que é boa mas nao faz milagres tbm kkk)

PS: e pro futuro tbm né, quando pudermos voltar a viajar de aviao kkkkkkk

Não. Mas você pode por em repouso. E também é importante justar nas conf alguns detalhes como: bloquear o teclado para não despertar o Mac, Touch ID…

1 curtida

3 postagens foram divididas em um novo tópico: Como escanear no Mac?

Lembro de ter o Wine pra MacOS. Caso n exista um jogo ou um app nele vc pode rodar com o Wine.

E se quiser ostentar mais ainda, lembro de ter como rodar apps de Linux no MacOS.

Meu infeliz Celeron de notebook tá rodando Wii U a quase 60FPS. com o Wine (tive que desligar toda a UI e deixar só o emulador rodando, mas consegui (Desse jeito eu deixo 100% da CPU pro jogo)).

Galera, muito obrigado por TODAS as dicas e sugestões!
acabou que testei a grande maioria, mantive uns, abandonei outros…

Em resumo:

  • nenhum antivirus (tentando confiar na segurança nativa do mac)
  • safari (me adaptei super bem e nao sinto falta do chrome mais)
  • office 365 familia (comprei 3 anos numa promoçao da kalunga)
  • Ferdi (boa alternativa ao Franz, sem propagandas)
  • Amphetamine (me salva pra manter o mac acordado qdo necessario)
  • Stats (deixo fechado, só abro eventualmente de curiosidade)
  • 1password (ja tinha assinado semanas antes de comprar o Mac, é caro mas muito util)
  • the unarchiver (de vez em quando é util)
  • IINA (achei beeem melhor que o VLC, alem de ser quase identico ao quicktime, mantendo o mesmo “ambiente”)
  • Editor de video: iMovie ou DaVinci (não tive coragem de comprar o Final Cut, pq o preço é ofensivo)

acho que vou comprar

  • Affinity Pro (acho que vou comprar, mas to segurando um pouco, pq custa 140 reais)
  • NTFS For Mac - Paragon (acho que vou ter que comprar, pq foi o jeito que consegui ler pendrives NTSF aqui, apesar de achar os 125 reais meio salgado)

acho que nao vou comprar

  • CleanMyMac (achei muito caro, alem de ter assinatura, nao sei se vale a pena)
  • Pixelmator (acho que nao vou comprar, pq custa 224 reais e deve fazer o mesmo que o Affinity)
2 curtidas

Sobre as duvidas do sistema, to pegando o jeito (tanto que essa semana precisei mexer num PC windows e sofri um pouco kkkkkk, nem o Ctrl+C eu conseguia fazer direito mais)

Desinstalei os apps que fazem a tela maximizar ao arrastar (ficando aos moldes do windows) e to usando o Mac mais do jeito que ele foi pensado, fazendo combinações com a tecla “option” que é mágica kkkkkk

Em resumo é isso, vcs ajudaram DEMAIS e ja nao me vejo voltando ao mundo windows :heart_eyes:

Muito obrigado por me me ajudar a gostar de MacOS, minha conta bancária pragueja todos voces! kkkkk

4 curtidas

Cara, sobre o NTFS For Mac da Paragon, eu não sei qual vai ser exatamente o seu uso com ele, mas eu descobri no trabalho - onde usamos alguns HDs externos e, por acaso, precisei conectar num Mac - que a Seagate oferece ele “de graça”.
De graça entre aspas pq acredito que só funciona com dispositivos da Seagate, então se não for o caso de trabalhar com vários dispositivos de marcas diferentes, talvez te ajude.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.