Lojas virtuais ainda pecam no atendimento, mas esse prejuízo não é só do cliente

Felizmente eu só tive até hoje um único problema com uma compra, que foi um smartphone adquirido diretamente da loja da fabricante e que veio usado (provavelmente por algum funcionário que o subtraiu da linha antes).

Inacreditavelmente todo o processo decorreu super bem, já que eu não costumava filmar a abertura de caixas de produtos caros naquela época, e ainda assim a empresa não pediu nada e me deu um aparelho novo no dia seguinte por motoboy.

1 curtida

Infelizmente isso é bem comum, exceto alguns casos de algumas lojas que realmente tratam o consumidor como gente e não como máquina de imprimir dinheiro.

Estamos em um ciclo vicioso: A loja, despreparada, paga muito mal o atendente que por sua vez sofre pressão constante da supervisão (da terceirizada) por solução milagrosa. Marketplace famosinho que recebe centenas de ligações e mensagens por hora. A loja que só enxerga metas e esquece o pós-venda.

O setor de atendimento é um mais insalubres e mal pagos de todos, não é atoa que o turnover (rotatividade) é elevado. A corda arrebenta do lado mais fraco sempre.

A solução seria investir. Mas o patrão quer solução milagrosa com pouco ou nenhum investimento. É aí que entra o Chatbot. Pois é :woman_shrugging:

3 curtidas

Vou dar “nome aos bois”: FUJAM do grupo B2W (Submarino, Americanas, Shoptime, Soubarato). O pós venda deles pelos canais oficias é nulo. E quando você vai pro reclameaqui ou consumidor.gov, tudo se resume a “vamos estornar o valor da sua compra”. Aconteceu 2x em 2021 e nesse ano quando comprei produto de loja no marketplace deles, não recebi e nenhuma satisfação do que aconteceu. Como era produto em promoção, acaba que você fica sem produto e perde a oferta.

Tive problema parecido com o mesmo grupo em 2018 mas com produto que eles mesmos vendiam. Não entregavam nunca, não respondiam em nenhum canal e reclameaqui é o padrão “estorne”. Daquela vez entrei com uma ação na justiça e eles foram condenados a me indenizar em R$ 5.000,00 na época. Mas o aborrecimento de ter que ir atrás da justiça não anima. E outra: quem reclama na maioria esmagadora dos casos fica satisfeita com a “solução” que as empresas dão. Se cada vez que houvesse um problema e a empresa tivesse que indenizar o consumidor em R$ 5.000,00, duvido muito que eles não melhorariam o pós-venda.

6 curtidas

Pra começar, a maioria tem 5 dias úteis pra responder a demanda, ignoram, vc liga novamente se fazem de desentendidos, e oferecem abrir uma reclamação, com mais 5 dias de prazo, procon é um orgão inútil, pois se a empresa ignorá-los não fazem nada, além da empresa ter vários dias para responde-los, quanto ao consumidor se não puder atender ao telefone na hora a reclamação é arquivada, e não adianta reclamar em ouvidoria MJ, todos tem resposta Ctrl+c Ctrl+v .

Acredito que um dos casos mais emblemáticos atualmente de mau atendimento foi o conflito entre Amazon e Maurício Takeda e Sousa (filho do cartunista Mauricio de Sousa). Ficou evidente a falta de preparo para lidar com o cliente e pior ainda, que após o fato viralizar eles não se pronunciaram sobre o fato perante a sociedade. Mas em termos geral o nosso ecommerce é muito fraco, está engatinhando e isso se deve ao fato de aceitarmos essas atitudes como normal. O certo é boicotar as lojas que prestam esse mau atendimento.

Ja imaginando como é sac quando tenho problema ja entro no consumidor.gov.br ou reclame aqui sempre resolvem, infelizmente medidas mais drasticas no Brasil que se tornam a solucao…

Venho utilizado o consumidor.gov desde 2018, acumulo 20 reclamações todas resolvidas a contento, até então vem funcionado muito bem, principalmente quando faço reclamações contra a Vivo.

@trovalds devo ser um sortudo de nunca ter tido problema com o grupo B2W então, já comprei diversas coisas deles e nunca tive problema, espero que continue assim :sweat_smile:

Esses dias a Loja Oficial Online da Samsung não queria cumprir o periodo de garantia legal sobre bens duráveis… até onde eu lembro, os primeiros 90 dias são responsabilidade da Loja. Até tem até um tópico sobre isso no fórum.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.