Linux ou Windows, qual você prefere?

Qual dos dois SOs mais lhe agrada? Por que?

  • Windows
  • Linux
  • Nenhum, uso a BIOS mesmo kkkk

0 votantes

Acabo preferindo o Linux para desenvolvimento, por ser moldável ao meu uso. Mas em uso pessoal, acho que ele acaba perdendo para o Windows. Meu áudio Realtek do notebook só funciona bem no Windows, em Linux é classificado como estéreo :frowning:

Descartando a parte filosófica, software livre e tal, temos 2 cenários em que um se destaca frente ao outro.

Pra desenvolvimento, servidores, segurança, aprender as bases do computador, compilar kernel e afins, é Linux, não tem jeito.

Se você quer jogar, trabalhar com a suíte Adobe, precisa especificamente do Microsoft Office, o Windows vai te servir melhor sem dores de cabeça.

Um terceiro cenário, você não citou o MacOS, mas quem desenvolve aplicações pra iOS e pro próprio Mac a melhor opção é o sistema da Apple. Apesar que dê pra trabalhar no Windows, você vai precisar de Mac rodando em algum lugar pra executar a aplicação. Quem trabalha com audiovisual por vezes também prefere ele, tem algumas aplicações somente na plataforma ou que rodam melhor nela.

Os cenário acima são regra? Não. Sempre há a preferência pessoal, emulador e tal.

9 curtidas

Só existem dois motivos pra eu usar Windows: alguns jogos que não funcionam no Linux e alguns VSTs (plug-ins de audio). Nós meus últimos 6 anos de Linux (3 de Arch Linux e 3 de Manjaro) tive muito menos problemas com o sistema que com o Windows. Minha experiência no geral é mais estável, fluida e segura usando sistemas baseados em Linux. As vezes demora mais para configurar, mas o esforço vale muito a pena

1 curtida

Não gosto nem de relacionar Software Livre ao Linux. Galera do SL é meio ativista demais, se ver Windows ou Mac já fica louco :laughing:

Sim, quem precisa criar um App para lançar na App Store é quase que obrigatório usar um MacOS (nem que seja hackintosh). Audiovisual eu creio que funcione bem em Windows ou Mac, aí já é preferência :slight_smile: :apple:

2 curtidas

Pela filosofia, imagem e credibilidade sistema operacional é Linux. O porém, em que existem um porém em tudo , tem coisa que o Linux não resolve, ai precisa do Windows, MacOS, FreeBSD e por aí vai

2 curtidas

Uso o Linux pelo menos desde 1998 e especificamente o arch há mais de 10 anos.
Mas meu trabalho exige o uso do Windows pois não existem apps similares no Linux.

Então, pra mim, é improdutivo dizer qual é o melhor. Uso os dois e uso para as atividades q preciso. Tanto faz pra mim…

4 curtidas

Tenho PC parrudo com dual boot.

Windows para Jogos e Linux para o resto (atualmente no UbuntuDDE).

Tenho Macbook que deixo no trabalho que uso para desenvolvimento no geral.

1 curtida

Windows, não que linux seja ruim ou eu odeie, mas sempre tem um ponto, corda que me segura no windows, e sinceramente acho cansativo demais usar um dualboot. É claro quando não posso pagar ou o pc não aguenta o Windows é linux. Notebook atualmente focando na portabilidade e bateria? Chromebook.

Então na verdade depende muito da situação, uso ambos de boa, mas se puder usar Windows ele é a minha prioridade :expressionless:

1 curtida

Outro ponto que me afasta um pouco do Linux é a bateria, muito mal-gerenciada comprarado ao Windows.


cerca de 7 horas de duração no Windows (codando)
cerca de 2 horas de duração no Linux (codando)

1 curtida

Gosto de Ambos. Não vejo problema em usar linux, só não o adotei como sistema principal devido à incompatibilidade com alguns jogos e a duração de bateria em portáteis. Mas o Windows me agrada muito também, com ressalvas apenas na falta de customização.

Utilizo dualboot, pois linux já me salvou duas vezes, além de resgatar meus pcs antigos.

2 curtidas

Eu prefiro o Windows por pura comodidade. Apesar de eu ter ao longo do ano passado tentado migrar para o Linux (em parte por causa do meu curso, já que o Linux é melhor pra programação), acabei deixando de lado e voltando pro Windows por que é algo que eu conheço mais e consigo me adaptar melhor. E como não sou adepto de muita personalização, o Windows caiu como uma luva pra mim.

1 curtida

Eu uso live usb linux para essas situações, sempre salvou.

1 curtida

Então o linux tem melhorado essa questão com apps sandbox, assim não quebra os sistema em uma instalação cagada, a respeito a adaptação migrando para o linux(pelas mudanças) e pouca personalização, tem muita distro semelhante ao windows, e que já vem pronto p usar com os programas essenciais inclusos, o chato seria escolher entre eles :sweat_smile:

2 curtidas

Windows com o WSL2 é o melhor dos dois mundos para mim. Dessa forma não preciso abrir mão dos programas e jogos que só funcionam no Windows, nem dos compiladores e ferramentas de desenvolvimento normalmente disponíveis somente no Linux. Também é mais prático do que uma solução com dual boot ou máquina virtual…

2 curtidas

ISSO. WSL2 + VSCode = sucesso total. Não precisa “poluir” o Windows com interpretadores e afins pra desenvolver, joga tudo no Linux e o resto é só felicidade. Além do que o Linux pra esse propósito é muito à frente.

E quem fala que Windows é bugado e problemático demais deve estar empacado no Windows Vista ainda. Aqui desde que fui pro Windows 8 original no lançamento formatei a máquina 2 vezes, ambas por problemas com software que quebrou o SO. E uma coisa que faz a diferença sempre: SSD. Hoje em dia o custo está baixo e sem ele não existe SO, até mesmo Linux.

E antes do mimimi: sou entusiasta do Linux mas pra uso esporádico e testes. Time Gentoo desde muito tempo. Distro pra quem quer de fato entender o que está fazendo e saber o que fazer quando se deparar com algum problema com Linux em geral.

No mais, experimentei Linux pela primeira vez com o Conectiva. Passei pelo Red Hat. Depois veio a “febre” do Ubuntu, que durou pouco por causa da problemática do upgrade que NUNCA dava certo. Daí veio o Gentoo. Desktop em P3 800MHz com 256MB de RAM rodando GNOME 2.2x liso e inicializando em coisa de 15s. O Ubuntu na mesma máquina demorava quase 2 minutos e ainda assim era pesado. Claro, o senão do Gentoo é que você uma instalação pode demorar horas (ou até dias) dependendo da sua máquina porque tudo é compilado localmente.

Hoje em dia até ajudo pessoas interessadas no Linux. E as recomendações são Gentoo pro mínimo possível (pra servidor, por exemplo) e pra Desktop Debian ou OpenSuse, a gosto do “freguês”.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.