Linux ou Windows, qual você prefere?

Qual dos dois SOs mais lhe agrada? Por que?

• Windows
  • Linux
  • Nenhum, uso a BIOS mesmo kkkk

0 votantes

Acabo preferindo o Linux para desenvolvimento, por ser moldável ao meu uso. Mas em uso pessoal, acho que ele acaba perdendo para o Windows. Meu áudio Realtek do notebook só funciona bem no Windows, em Linux é classificado como estéreo :frowning:

Descartando a parte filosófica, software livre e tal, temos 2 cenários em que um se destaca frente ao outro.

Pra desenvolvimento, servidores, segurança, aprender as bases do computador, compilar kernel e afins, é Linux, não tem jeito.

Se você quer jogar, trabalhar com a suíte Adobe, precisa especificamente do Microsoft Office, o Windows vai te servir melhor sem dores de cabeça.

Um terceiro cenário, você não citou o MacOS, mas quem desenvolve aplicações pra iOS e pro próprio Mac a melhor opção é o sistema da Apple. Apesar que dê pra trabalhar no Windows, você vai precisar de Mac rodando em algum lugar pra executar a aplicação. Quem trabalha com audiovisual por vezes também prefere ele, tem algumas aplicações somente na plataforma ou que rodam melhor nela.

Os cenário acima são regra? Não. Sempre há a preferência pessoal, emulador e tal.

9 curtidas

Só existem dois motivos pra eu usar Windows: alguns jogos que não funcionam no Linux e alguns VSTs (plug-ins de audio). Nós meus últimos 6 anos de Linux (3 de Arch Linux e 3 de Manjaro) tive muito menos problemas com o sistema que com o Windows. Minha experiência no geral é mais estável, fluida e segura usando sistemas baseados em Linux. As vezes demora mais para configurar, mas o esforço vale muito a pena

1 curtida

Não gosto nem de relacionar Software Livre ao Linux. Galera do SL é meio ativista demais, se ver Windows ou Mac já fica louco :laughing:

Sim, quem precisa criar um App para lançar na App Store é quase que obrigatório usar um MacOS (nem que seja hackintosh). Audiovisual eu creio que funcione bem em Windows ou Mac, aí já é preferência :slight_smile: :apple:

2 curtidas

Pela filosofia, imagem e credibilidade sistema operacional é Linux. O porém, em que existem um porém em tudo , tem coisa que o Linux não resolve, ai precisa do Windows, MacOS, FreeBSD e por aí vai

2 curtidas

Uso o Linux pelo menos desde 1998 e especificamente o arch há mais de 10 anos.
Mas meu trabalho exige o uso do Windows pois não existem apps similares no Linux.

Então, pra mim, é improdutivo dizer qual é o melhor. Uso os dois e uso para as atividades q preciso. Tanto faz pra mim…

3 curtidas

Tenho PC parrudo com dual boot.

Windows para Jogos e Linux para o resto (atualmente no UbuntuDDE).

Tenho Macbook que deixo no trabalho que uso para desenvolvimento no geral.

Windows, não que linux seja ruim ou eu odeie, mas sempre tem um ponto, corda que me segura no windows, e sinceramente acho cansativo demais usar um dualboot. É claro quando não posso pagar ou o pc não aguenta o Windows é linux. Notebook atualmente focando na portabilidade e bateria? Chromebook.

Então na verdade depende muito da situação, uso ambos de boa, mas se puder usar Windows ele é a minha prioridade :expressionless:

Outro ponto que me afasta um pouco do Linux é a bateria, muito mal-gerenciada comprarado ao Windows.

cerca de 7 horas de duração no Windows (codando)
cerca de 2 horas de duração no Linux (codando)

Gosto de Ambos. Não vejo problema em usar linux, só não o adotei como sistema principal devido à incompatibilidade com alguns jogos e a duração de bateria em portáteis. Mas o Windows me agrada muito também, com ressalvas apenas na falta de customização.

Utilizo dualboot, pois linux já me salvou duas vezes, além de resgatar meus pcs antigos.

1 curtida

Eu prefiro o Windows por pura comodidade. Apesar de eu ter ao longo do ano passado tentado migrar para o Linux (em parte por causa do meu curso, já que o Linux é melhor pra programação), acabei deixando de lado e voltando pro Windows por que é algo que eu conheço mais e consigo me adaptar melhor. E como não sou adepto de muita personalização, o Windows caiu como uma luva pra mim.

Eu uso live usb linux para essas situações, sempre salvou.

1 curtida

Então o linux tem melhorado essa questão com apps sandbox, assim não quebra os sistema em uma instalação cagada, a respeito a adaptação migrando para o linux(pelas mudanças) e pouca personalização, tem muita distro semelhante ao windows, e que já vem pronto p usar com os programas essenciais inclusos, o chato seria escolher entre eles :sweat_smile:

1 curtida

Windows com o WSL2 é o melhor dos dois mundos para mim. Dessa forma não preciso abrir mão dos programas e jogos que só funcionam no Windows, nem dos compiladores e ferramentas de desenvolvimento normalmente disponíveis somente no Linux. Também é mais prático do que uma solução com dual boot ou máquina virtual…

1 curtida

ISSO. WSL2 + VSCode = sucesso total. Não precisa “poluir” o Windows com interpretadores e afins pra desenvolver, joga tudo no Linux e o resto é só felicidade. Além do que o Linux pra esse propósito é muito à frente.

E quem fala que Windows é bugado e problemático demais deve estar empacado no Windows Vista ainda. Aqui desde que fui pro Windows 8 original no lançamento formatei a máquina 2 vezes, ambas por problemas com software que quebrou o SO. E uma coisa que faz a diferença sempre: SSD. Hoje em dia o custo está baixo e sem ele não existe SO, até mesmo Linux.

E antes do mimimi: sou entusiasta do Linux mas pra uso esporádico e testes. Time Gentoo desde muito tempo. Distro pra quem quer de fato entender o que está fazendo e saber o que fazer quando se deparar com algum problema com Linux em geral.

No mais, experimentei Linux pela primeira vez com o Conectiva. Passei pelo Red Hat. Depois veio a “febre” do Ubuntu, que durou pouco por causa da problemática do upgrade que NUNCA dava certo. Daí veio o Gentoo. Desktop em P3 800MHz com 256MB de RAM rodando GNOME 2.2x liso e inicializando em coisa de 15s. O Ubuntu na mesma máquina demorava quase 2 minutos e ainda assim era pesado. Claro, o senão do Gentoo é que você uma instalação pode demorar horas (ou até dias) dependendo da sua máquina porque tudo é compilado localmente.

Hoje em dia até ajudo pessoas interessadas no Linux. E as recomendações são Gentoo pro mínimo possível (pra servidor, por exemplo) e pra Desktop Debian ou OpenSuse, a gosto do “freguês”.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.