Eu preciso de um notebook novo e por isso eu fiz essa pergunta, o meu trabalho no geral seria estudar abrir arquivos,baixar arquivos,criar vídeos em lote e outros designes no Canva,usar bastante o navegador,várias janelas e abas abertas,se alguém puder me ajudar agradeço
Ambos OS são bons, mas provavelmente tu vá preferir o Windows que é o mais comum e usado atualmente.
Pra esse uso, tanto faz.
Computador com Linux é aquele negócio que você só deve comprar se realmente precisar.
Vai de windows pra não ter reclamações no futuro.
Canva tem programa para Windows, para Linux não tem
Windows, nada contra Linux, mas todo notebook atual de fábrica é obrigado a dar suporte para o windows 11, sendo assim você vai garantir um hardware mais recente, já que o win11 exige, uma vez com o note pode colocar o que quiser.
Tem esse vídeo que é recente, não vi porque não preciso mas gosto dos reviews do canal:
Obs.: Um chromebook serviria bem dentro do quê você quer fazer, porém não tem muitos modelos bacanas no Brasil, acima de 2k é note com Windows mesmo.
Foque nas especificações do computador e não no sistema operacional, afinal, isso pode ser facilmente alterado por você através de uma formatação.
Quanto a sua pergunta, no geral o Windows tende a ser opção ideal para o público mais leigo, já que tem ampla compatibilidade e suporte. Mas se tudo o que você vai usar tem no Linux, pode considerá-lo como uma opção válida também.
Você tem algum motivo específico para sequer cogitar alguma distro de Linux?
Se o motivo for “pra testar”, é melhor você comprar uma máquina que venha com Windows instalado e testar o Linux nele (seja com live boot, seja com máquina virtual, seja com dual boot, tanto faz).
Se você está perguntando é porque não tem nenhuma experiência com Linux. Corroboro a dica dos colegas, vá de Windows pra não ter problema. Uma hora vc vai querer usar uma impressora e vai descobrir que muito provavelmente a sua não tem driver oficial pra Linux e vai se estressar.
Outra pessoa já disse aqui. Foco no hardware. SSD e muita ram
Pra ser justo, a maioria das impressoras recentes, pelo menos as com Wi-Fi, usam IPP e funcionam automagicamente.
Mas sim, voto com o relator e acho melhor pegar com Windows. Aliás, a menos que você esteja comprando algum modelo ridiculamente barato (já vi PC listado com “UEFI shell”, aka SEM OS INSTALADO) OU escolhendo algum modelo focado em desenvolvedores (ThinkPads e alguns Dell XPS tem isso, mas acho que nem vendem aqui), o notebook vai vir com Windows.