Linux Mint 20.2 é lançado com melhorias e kernel 5.4

2 curtidas

Linux Mint é sempre um boa opção de distro pra quem quer começar no Linux ou mesmo pra quem já está habituado mas quer uma experiência pronta já ao instalar o sistema sem precisar ficar configurando ou instalando coisas básicas. Sem contar que o Nemo, gerenciador de arquivos, é muito superior ao Nautilus do Ubuntu.

4 curtidas

Mint foi minha primeira Distro, meu primeiro amor, agora virei nômade de distro, estou no Ubuntu LTS, mas estava no Arch Linux, outra que é uma coisa genial e perfeita.

Quanto mais rápido as pessoas descobrirem o poder do Linux e da criptografia em suas vidas, melhor a internet será.

1 curtida

Sempre ouço falar muito bem do Arch, mas infelizmente nunca parei pra instalar e usar ele por um tempo.

Hoje parei de ficar pulando de distro em distro e estou no Ubuntu há um tempo. Ando preferindo a ideia de instalar e usar sem precisar configurar muita coisa. As vezes é por isso que nunca experimentei o Arch a fundo mas um dia ainda quero fazê-lo.

2 curtidas

Arch é mais pra quem quer fuçar as paradas. hoje estou no Ubuntu por que quero estabilidade e facilidade de uso, e estou há uns 4 meses no Ubuntu e muito satisfeito.

Meu segundo amor é o ambiente grafico, GNOME é perfeitinho, estou complemente apaixonadinho por ele, ansioso pelo GNOME 40 também haha.

Dei uma estacionada no Ubuntu e no Mint justamente por isso, estabilidade mesmo, simplesmente funciona por anos a fio sem dar pau.

Apesar de já ter testado o KDE, XFCE e alguns mais obscuros, sempre volto pro GNOME, apesar dos outros serem muito bons, o costume sempre fala mais alto.

Em se tratando de formato de pacotes também, sempre acabo indo pro lado do Debian e derivados. Usar o apt, synaptic é sempre mais familiar.

Aproveitando a conversa d’ocês, xeu me meter rapidinho:

Existe alguma possibilidade de usar o Adobe Creative Cloud [Photoshop, Illustrator e InDesign. After e Premiere é uso esporádico] de forma estável? Já usei Gimp, Inkscape etc, testei várias distros anos atrás e acabei parando no Windows por motivos de: 1. a suíte da Adobe é de fato mais completa e um programa casa bem com o outro; 2. se eu tivesse dieros sobrando, investiria em um Mac pra não ter tanta dor de cabeça com o WIndows.

Obrigado pela atenção.
Bjo :smiley:

@danielpita Eu já consegui fazer rodar uma vez o Photoshop CS6 via Play on Linux mas sempre com algum bugzinho chato. Acredito que hoje em dia esteja da mesma forma.

Infelizmente se você depende desses softwares pra trabalho e os usa com frequência o Linux ainda não é uma boa opção. Isso vale pra jogos também, que apesar de ter melhorado bastante o número de jogos nativos e dos que rodam bem com o Proton da Steam, ainda não funciona todos e tudo 100% como rodam nos sistema pra que foram projetados.

Sinceramente… acho que nem MacOS vale a pena tanto assim…

1 curtida

A melhor maneira que vem á minha cabeça é criar um VM especialmente pra isso, inclusive, tem VM nativa no Linux, basta procurar no Github alguns projetos relacionado a isso.

Não me sinto confortável fazendo o uso do Wine para .exes, mas não sinto falta.

Man se vc precisa TANTO dessas ferramentas e gosta do Linux, o melhor é o dualboot mesmo. Gimp e Inkscape evoluiram muito e hj em dia muitos canais e produtores gringos estão migrando da plataforma Adobe para eles, alem de usar o poderoso DaVinci Resolve para edição de vídeo. O canal do Diolinux por exemplo é todo feito no Gimp+Inkscape+DaVinci Resolve e a qualidade só tem aumentado. Já pro InDesign muitos tão usando o Canva ou o Scribus. E sobre usar as soluções Adobe de forma estavel no Linux, nos dias atuais, creio q beira aos 0%, mais por culpa da empresa q do sistema em si, visto q ela nao colabora muito para q a sua solução rode nativamente ou atraves do WINE por exemplo.

O Fedora é um sistema estável com pacotes atualizados, eu gosto dele

Usei o cinnamon como meu desktop no Ubuntu quando tinha uma hardware mais fraco. Deixou o meu note na época voando.
Ai passei para o Linux Mint e usei por muito tempo. Gostava muito da facilidade do painel de controle do sistema. Trazendo muita facilidade.
Quanto a sua estabilidade. Era sensacional ver o meu note rodar tão rápido com um sistema mais moderno.
Quando li a matéria baixei e instalei no virtualbox a distro. Vi que já traz o temas do mint-x. (A cor verde não me agrada muito em desktop. Troquei para mint-x aqua kkkk). Me deu um saudosismo rever a interface do Linux Mint. :slight_smile:
Precisa atualizar o site. Parece que ficou nos anos 2000. :grinning_face_with_smiling_eyes:

Já ouviu falar do crossover da empresa codeweavers? Ele é pago, mas costuma tornar bem fácil a instalação de alguns programas do Windows no linux, da uma olhada na lista de compatibilidade. Edit: olhei lá e está com uma péssima classificação o cs6…

Eu sai do Windows e ingressei no Linux, pra mim, é uma experiencia formidável, muito estável, simples, leve (principalmente o xfce), então não tenho o que reclamar, sem contar que há vários fóruns de ajuda para quem é iniciante como eu, principalmente grupos no Telegram pra quem está lá. Então não me arrependo de sair do Windows.

Pra mim é muito bom, pra quem está iniciando pegar o Xcfe e também, é claro, utilizar o Mint mais atualizado pois há aqueles que tem um receio bem grande com o Linux, mas cada caso é um caso a parte, quem gosta de uso básico, sem ser pra jogos é bom o Linux, se não for o caso, é melhor ficar no Windows mesmo.

1 curtida

Linux Mint é um excelente sistema, só parei de usar pela dificuldade em instalar alguns drivers, como o das mesas digitalizadoras Wacom e o joystick de Xbox 360, que enquanto no Linux Mint MATE tem que instalar na mão, mas no Ubuntu já vem instalado, é só plugar e usar. Agora tenho vontade de testar o PoPOs.