Linux bane termos como “lista negra” e “escravo” do kernel

Originally published at: Linux bane termos como “lista negra” e “escravo” do kernel – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Palavras com implicações raciais como blacklist (lista negra) e slave (escravo) não devem mais aparecer no código do Linux

1 curtida

ainda bem. esses termos master e slave eram terriveis demais

5 curtidas

Olha proibir o termo Blacklist até faz sentido. Pois se entende que “Preto” é errado. Agora proibir o termo Slave chega até ser atestado de burrice. Não faz sentido, além disso slave é um termo com longa história, vem de Eslavo, um povo branco Europeu que foi escravo. Escravidão existia até entre os índios e todo o povo na história foi escravizado, mesmo na Europa o dito “Feudalismo” era uma forma de escravidão. Escravidão não tem relação com negros, além de ser um terminologia exagerada já que o master e slave trabalham igual, apenas o master tem prioridade. Poderia ser master e disciple, mas o pessoal queria dar uma exagerada como se fosse escravo completo de um hardware.

15 curtidas

Pois é, pra mim soa pior banir o termo slave com a justificativa racial.
Por mais que se desconsidere a origem do termo (o que é comum, porque a origem do termo não vai necessariamente ter ligação com o sentido atual da palavra), escravidão é algo que não liga para fenótipo.

No mais, também acho de uma sensibilidade excessivamente aguda ficar bolado com esses termos ignorando completamente o contexto em que é usado. Me soa muito como querer banir produções de época porque não condizem com a “moral” de agora, ignorando completamente o contexto em que foram produzidos.

4 curtidas

Agora tem que banir “white list”, porque como assim se é branco é certo!?

Galera viaja de uma forma.

Mas já estão banindo coisas de época.

Apoio o Sr. Linus. Mudanças bem-vindas. E como nenhuma nomenclatura nova foi escolhida ainda, há tempo para discutir os novos nomes. “Primário” e “secundário” parecem boas, mas considero propício pensar mais.

7 curtidas

Achei que nunca veria isso no desenvolvimento do Kernel…

Se a pessoa consegue associar “blacklist” num contexto de programação com pessoas negras, é ela quem tem probleminha, não o projeto.

14 curtidas

Galera que não entende o contexto das coisas, é uma baita alteração inútil, eu nunca precisei usar nenhum desses termos, mas também não vejo problema em utilizar isso dentro da programação. Programar é como escrever um livro, as palavras são livres, o que dá sentido é o contexto final, se for pela mesma lógica vamos ter que banir outros termos:

Worker, comumente utilizados em threads, já que isso é opressor com a classe operaria.
Main e Child, isso pode ofender pessoas que foram criadas sem mãe.
MainThread também deveria ser descartado, A Main é a principal, por que não a Father Thread? Talvez devesse ser então PrimaryThread, tem que trocar todos os corpos de funções C e derivados…

9 curtidas

Já foram definidas opções melhores, e são:
“Master” e “slave” fica “primário” e “secundário”
“blacklist” e “whitelist” fica “denylist” e “allowlist”

Todas as escolhas fazem muito sentido

8 curtidas

Acho triste chegar aqui e ver gente culta achar “frescura”.
Se uma ou duas pessoas se sentem ofendidas você já acende a luz amarela de que tem algo errado. Quando milhões de pessoas se sentem ofendidas não é “frescura” gente… Abram a mente não é difícil perceber que é preciso mudar…

Até um tempo atrás eu usava criado-mudo para o móvel de cabeceira e não sabia da história por trás do termo… Fiquei horrorizado que por tanto tempo usei esse termo perto de amigos negros assim como outros como o “feito nas coxas”, lista negra…

Não é “frescura” e nem é querer eliminar o passado histórico. É sim, querer melhorar como ser humano respeitando o próximo até mesmo em coisas que se consideram pequenas como algumas palavras que remetam a esse passado terrível de exploração e morte.

21 curtidas

Algumas pessoas se doendo por conta da mudança. O tempo muda, galera. Se esses termos incomodam uma parte da sociedade e a mudança não atrapalha, qual o problema? Tudo que conhecemos hoje foi construído a partir de uma lógica racista, então normal contestar até mesmo essas coisas que são simples, porém que não fazem sentido.

E outra, comparar a escravidão moderna com os outros tipos de escravidão não faz sentido. Sempre houve formas de dominação, isso é verdade, mas a Europa fez isso de forma sistemática, seguindo a lógica capitalista, tratando um povo todo como mercadoria. Eles não eram vistos como inferiores, era vistos como não-humanos mesmo.

11 curtidas

We did it boys, racism is no more.

3 curtidas

Galera, só uma observação:

Independente da opinião de cada um, a gente quer manter um certo nível nas discussões. Estamos sinalizando todos os usuários que são desrespeitosos, agressivos ou partem pra ofensa.

Dêem o ponto de vista de vocês numa boa e permitam que outras pessoas também exponham a opinião delas. E não confundam agressividade e ofensa com liberdade de expressão, ok? Se não vamos ter que fechar o tópico.

Vamos manter a mente aberta, saber ouvir o amiguinho e entender que todos temos algo a aprender.

Conto com a colaboração de todos. :wink:

23 curtidas

Alô cientistas, se preparem pra chamar “buracos negros” de apenas “buracos gravitacionais”, pois a galera começará a fazer ligação de negros = assassinos e ladrões, já que os buracos negros literalmente matam estrelas e roubam toda a sua matéria.

4 curtidas

Ah, meu caro, se uma ou duas pessoas se sentir ofendido é pretexto pra achar que há algo de errado, então daqui a pouco será necessário a sociedade parar de se comunicar. Um ou outro termo, ou adjetivo usado na classificação, categorização, ou conversação, alguém sempre se sentirá ofendido. Sempre. Ainda que esse termo não tenha relação histórica nenhuma com a questão.

Pessoas que ficam querendo ‘mudar o mundo’ com esse tipo de atitude que, na prática, não traz nenhum progresso, na verdade pensam que um dia traremos o céu pra terra, onde todo mundo vai viver que nem aqueles panfletos das Testemunhas de Jeová. Campos bonitos, paz absoluta, crianças brincando com leões, e etc. Essas mesmas pessoas são aquelas que estavam derrubando as estátuas nos EUA. Serão que vão querer destruir o coliseu também?

Por mim não faz diferença nenhuma o que outrem decide fazer com relação a esse tipo de mudança. Porém, termos como “lista negra” e “a coisa tá preta” não tem relação com pessoas, mas sim que, historicamente a cor preta (não se referindo a cor de pele de ninguém), sempre foi tomada como uma cor para negatividade, enquanto que a cor branca, positividade. É simplesmente como as pessoas associaram, assim como verde para esperança, azul pra tranquilidade… Agora, se há pessoas que acham isso ofensivo, pelo fato de elas mesmas associarem à sua cor de pele, paciência. É como o rapaz ali disse, vão querer mudar o termo dos buracos negros também?

Enfim, como eu disse, sempre haverá pessoas que se sentem ofendidas com alguma coisa. Por menor, inofensiva e inocente que seja. Vale citar uma frase de Jordan Peterson que escreve contra essa onda do politicamente correto:

In order to be able to think, you have to risk being offensive

8 curtidas

Quanta bobagem, Meu Deus.

Causas muito mais sérias precisando de atenção e nego vem querer implicar com termos e palavras. :sleeping:

7 curtidas

Engraçado que não ofendi ninguém aqui na discussão e nem fui desrespeitoso com ninguém aqui nos comentários, mas meu último comentário levou flag.

Ué, viraram moderadores de comentários do Twitter também e eu não fiquei sabendo?

1 curtida

Ofendeu sim.

1 curtida