Linus Torvalds culpa Intel por PCs sem RAM que corrige erros (ECC)

Originally published at: Linus Torvalds culpa Intel por PCs sem RAM que corrige erros (ECC) – Computador – Tecnoblog

Memórias RAM com ECC são comuns em servidores, mas não em PCs domésticos; Linus Torvalds culpa Intel por isso

Eu concordo com ele que o ECC deveria ser um recurso disponibilizado a computadores “pessoais”, afinal não é algo que tenha um custo relevante, e traria mais confiabilidade. Só não sei que peso realmente a Intel tem nisso…Acho até engraçado as chuvas de críticas que a Intel vem sofrendo (a extensa maioria com razão) exatamente pós início do rompimento com a Apple, que costumava ser mais poupada pelo pessoal de tecnologia, mas que já vinha apresentando produtos com inúmeras falhas, inclusive perdendo paulatinamente posição perante a AMD.

Intel fazia isso para poder ter 2 mercados! E assim poder ganhar a mais dizendo que tem “algo” diferente em ser um servidor!
Sendo que de diferente não é nada! rsrsr

2 curtidas

Porque, até pouco tempo, o market share da Intel era esmagador perante a incapacidade da AMD em ter um processador competitivo.

Antes dos Ryzen, ninguém montaria uma workstarion com FX, então teria que usar um Core. Mas, os Core não possuem suporte a ECC, então a pessoa teria que ir atrás de um Xeon.

Hoje, isso mudou.
Já montei vários servidores básicos, com R5 1400 e RAM ECC, que são uns tanques de guerra, funcionando 24/7 sem nenhum tipo de problema, e custando uma fração do que custaria um equivalente Intel.

3 curtidas

Aonde tu encontrou R5 1400? Tava precisando de um pra substituir meu antigo FX-6300. hahaha

Essa ideia de ecc que não dependa de suporte da placa mãe e processador é muito interessante, espero ver esses módulos a venda por ai, ficarei de olho no próximo pc que montar.

Costumo pegar no AliExpress, sai 400 e pouco hoje.
Pela capacidade dele, é um ótimo preço, e ainda da pra usar o cooler do FX.

Que maravilha, melhor ainda que posso usar meu CM Hyper TX3 EVO então. hahaha
Mas encaixa direito? Parece que o AM3+ e o AM4 são ligeiramente diferentes em tamanho.

Encaixa sim.
A maior diferença é no espaçamento dos furos, mas as garras de plástico que vem na placa mãe tem praticamente a mesma distância.

Uso o cooler box de um FX 8300, 100%.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.