LibreOffice ou iWork?

Qual a suíte de documentos gratuita para MacOS vocês acham que tem melhor desempenho e compatibilidade com os formatos do Microsoft Office??
Estou entre o LibreOffice (que foi recentemente atualizado para processadores Apple Silicon), ou o iWork(Pages, Numbers e Keynote), que é gratuito para MacOS???

Eu diria para experimentar os dois. Principalmente se você tiver documentos complexos. No meu caso eu tenho usado iWork desde que comprei o meu e nunca tive nenhuma necessidade nem do Microsoft Office nem do LibreOffice. O Pages tem atendido totalmente assim como o Numbers.

1 curtida

Vc pode usar qualquer um dos dois.
O gargalo é realmente no compartilhamento de arquivos com quem use outro pacote, como o próprio MS Office.

Mesmo o LibreOffice tendo melhorado muito a compatibilidade, dependendo da complexidade do arquivo, problemas surgirão.
Como eu tinha (e tenho) clientes grandes com quem compartilho documentos editáveis, a solução foi ficar no MS Office. Mesmo assim, insisti no OpenOffice por anos, até q a paciência e o tempo perdido me fizeram facilitar minha vida, mesmo gastando com licença. Mas se não é o seu caso, teste os dois e veja qual se encaixa melhor para a sua realidade.

2 curtidas

Só testando pra ver qual se encaixa melhor no seu uso. Eu sobrevivo bem com o iWork, mas não faço nenhum uso muito complexo então raramente tenho problemas de compatibilidade. Mas eventualmente tanto no iWork ou LibreOffice você vai encontrar alguma limitação em relação ao Office, então é melhor testar e descobrir você mesmo qual dos dois vai te atender melhor.

2 curtidas

Depende muito do que você usa. Eu usava iWork tranquilamente. Mas, como eu faço muitas coisas com ABNT, o Microsoft Office se tornou um pacote extremamente necessário.

Seria legal testá-los para ver qual te atende melhor. Especialmente em questão de compatibilidade pois, a depender do seu trabalho/tarefas cotidianas, isso se torna um fator decisivo.

Outro exemplo: voltei a usar Microsoft Office durante a faculdade porque eu precisava compartilhar os arquivos entre os meus amigos. E eles não tinham Mac.

1 curtida

Exatamente esse meu receio, pq uso o básico de documentos e apresentações (n uso planilhas), porém como faço facul de jornalismo, além de usar o ABNT (mas isso é tranquilo no LibreOffice, n sei no iWork), eu preciso compartilhar mtos arquivos com professor e colegas de facul, e o iWork sei que exporta em .DOCX (formato do Word), mas n sei o LibreOffice.
@filipeesposito e @brunogdb, oq acham nesse caso?

1 curtida

Pra Windows e Linux o LO exporta em docx sem problemas.
Mas não garanto que o documento exportado não vai ter problemas quando aberto no MSO.
Uma opção seria exportar em pdf. Se outras pessoas precisarem editar o documento exportado, acaba não servindo, mas em alguns casos específicos onde apenas anotações são o suficiente, pdf deve servir.

1 curtida

Eu acho que no final, vale pensar em um sistema misto. No software de apresentações por exemplo, eu acho que prefiro o keynote, mas já em tabelas e documentos de texto eu vou até trazer uma outra opção que é usar a suíte do Google para isso.

1 curtida

No meu caso, são relatórios de 200, 300 páginas, muitos gráficos, imagens, páginas horizontais no meio do relatório, inserção de algumas referências cruzadas, legendas, etc.

Nos meus tempos de OpenOffice, sempre q abri no Word, um monte de coisa desformatava, texto pulava pra página seguinte, títulos soltos numa página. E isso pq sempre usei corretamente as quebras de página, seções, estilos de texto, etc.

E isso me gerava um transtorno e um retrabalho tão grande, q me fez pesar em comprar a licença do MS Office.

Como disse no meu post anterior, se esse não é o seu caso, teste o q for mais conveniente. Mas minha experiência com compartilhamento não foi boa.
Mas, trabalhando somente o Open/Libre, pelo menos o processador de texto é muito completo, apesar da interface bem anos 90. Mas ele trabalha diferente algumas questões, como os estilos de texto, páginas, etc. e acaba gerando inconformidades qd se abre no Word.

1 curtida

Eu recomendo você olhar o onlyoffice também, eu o uso no linux e acho melhor que o libreoffice.

3 curtidas

Cada app é um app.

Keynote é hors concours, é melhor até que o Microsoft PowerPoint, que dirá o LibreOffice Impress. Se for para fazer boas apresentações, não precisa nem pensar, vai direto no Keynote. O único problema é que você terá que salvar em .key para manter os recursos, e só quem tiver Mac poderá editar o documento.

Por outro lado, o Numbers é bem limitado, no máximo serve para fazer umas planilhas básicas. Se você está acostumado com Excel e suas fórmulas, trabalha com o mínimo de complexidade ou precisa de interoperabilidade, com certeza o Calc é bem mais promissor.

E o Pages você vai ter que entender suas necessidades e testar os dois. Se compatibilidade com documentos do Office for um ponto muito importante para você, o Pages fica em desvantagem (o LibreOffice não é perfeito também, mas é um pouco melhor).

5 curtidas

Valeu @higa, e a todo mundo que comentou!!!

Pra apresentações meu trabalho é individual, e como n preciso compartilhar com outras pessoas, n terá problemas em salvar em .key, então é nele mesmo que eu vou!!

Sim, a compatibilidade com o Office é mto importante, então vou testar o LibreOffice (no caso o Writer), e também vou pesquisar o OnlyOffice (citado pelo @LuisCoelho).
Planilhas meu uso é extremamente básico, basicamente nulo, então qqr um serve kkkk

E respondendo vc @kauelima, adoro o Google Docs, já usei mto tempo além de ter uma boa compatibilidade (pro meu uso) com a suíte MS Office, porém preciso de uma suíte que me ofereça 100% das funções offline, assim como a MS Office, e infelizmente o Google Docs ainda é mto dependente da internet.

Um é fork do outro. São basicamente o mesmo produto. Mas o OpenOffice (q era o produto original) depois de adquirido pela Apache, meio q parou no tempo…nem sei como está a versão estável hoje. Vá de LibreOffice mesmo.

1 curtida

O @LuisCoelho citou o OnlyOffice, que também é de código-aberto, e diferente do OpenOffice que foi a base do LibreOffice como o @imhotep comentou.

1 curtida

Comi bola aqui…verdade…ele citou o onlyoffice.

1 curtida
Off-topic

Porquê meu cérebro interpretou isso como uma subdivisão do OnlyFans?

1 curtida

Viajei aqui kkkkkkk

1 curtida

Não sei se possui uma versão para o macOS, mas eu tô usando o WPS Office, que julguei ser bem superior ao LibreOffice e OpenOffice.

2 curtidas

Olha… Sei que que existem várias versões gratuitas, compatíveis e até muito boas alternativas ao Microsoft Office, porem, por experiência própria acho bem melhor se possível pegar um com tantos tutorias no YouTube quanto o da MS, e de preferência já consolidado a muito tempo no mercado, então acabo optando pelo libre office.

1 curtida

Nesse ponto, ficando nos tutoriais e boa base de usuários, as melhores alternativas são o LibreOffice e o iWork msm.