LibreOffice 25.2 é a nova versão do rival gratuito do MS Office

1 Like

Fico sempre feliz quando vejo atualizações no LibreOffice!!
Pena que todo mundo reclama dos preços absurdos do Microsoft 365 (antigo Microsoft Office), mas ninguém migra pra solução open-source, como o LibreOffice, ou então pra suítes gratuitas do Google, ou iWork da Apple (pra quem tem iDevices), então pela compatibilidade entre PCs/Macs, acaba sendo obrigado a se usar o “Office”:man_facepalming:t2:

5 Likes

O LO é um excelente pacote. Pode não ser tão poderoso quanto o Word/Excel, mas garanto que para o uso que a maioria das pessoas fazem, é capaz de atender a uns 95% sem que ninguém sinta falta de algum recurso. Principalmente o Writer.

O problema maior é a curva de aprendizado. Eu já sou meio acostumado ao LO e acho que fazer algumas coisas nele mais prático do que no MSO, mas nem todo mundo tem essa experiência.

4 Likes

Mas hoje é possível usar o Office web de graça que ainda é mais completo

Nunca será.

Justamente pq o MS365 não é só o Office. Tem armazenamento de 1TB, sem contar que o pacote Family acaba sendo bem vantajoso. É óbvio que se fosse apenas a suíte de escritório, o Jack Sparrow iria cantar.

E quem paga pelo MS365 é pq busca justamente essa integração da suíte com a nuvem. Nisso, basicamente só existe Google e Microsoft. O povão faz é piratear mesmo.

2 Likes

Eu só não mudo por libreoffice pois a ferramenta dele de converter texto em tabela não é tão boa quanto do Office. Se tiver algum tipo de plugin que resolvesse isso, iria migrar com certeza

Bom, motivos pra não migrar existem e talvez sejam óbvias, mas eu acho que um motivo forte é simplesmente o grau de compatibilidade entre arquivos de suites diferentes.

Enquanto não tiver compatibilidade mais alta entre arquivos da suite Office e as outras soluções, dificilmente o pessoal vai migrar.

As pessoas e as empresas têm uma biblioteca de arquivos em formato Office que podem não abrir corretamente em outras suites, fora quando se tem recursos embutidos nos arquivos que só tem suporte no Office, como scripts VBA ou algumas formulas e funções.

Em suma, pra muitos usuários essa é uma migração bem custosa ou mesmo impossível atualmente.

2 Likes

Exato. Eu já contei minha experiência aqui.
Usei o Open Office até onde deu (economizei horrores num momento em estava iniciando minha empresa e não tinha dinheiro pra comprar várias licenças - tinha máquinas montadas com Kurumin Linux tb).

Mas chegou uma hora que o custo da incompatibilidade com os meus clientes grandes me fizeram adotar o MS Office em definitivo.

Gosto bastante do LibreOffice, mas já tem algum tempo que troquei-o pelo ONLYOFFICE.

2 Likes

Sim, pouco conhecido mais também bem completo, código aberto e tem o visual similar ao MS; e oferece planos para empresas e integração com a Nuvem.

No tempo do ronca. Hoje a compatibilidade é quase nativa. Mas o certo seria adotar o formato padrão ODF nos arquivos.

2 Likes

Marcus,
Uso o LO há alguns anos. Sinto falta do “inserir celulas copiadas”?
É possível fazer isso no LO?
Obrigado.

Não tenho dúvidas de que houve evolução. Mas eu já usava odt.

Mas pra mim o Libre Office perdeu o bonde.

Mais fácil eu adotar hoje o Google Docs (que tem até menos recursos) do que voltar a ele.

É possível sim.

Após copiar as linhas desejadas, vá na célula em que você quer colar e clique com botão direito, no menu que aparecer vá na opção “Colar especial” e no submenu que abrir ao lado vá na opção “Colar especial…” (ou diretamente use Ctrl+Shift+V no atalho do teclado)

Na janela que abrir, procure a opção “Deslocar células” e selecione a opção “Para baixo”.

Legal ver que o LibreOffice está em constante atualização. Quando a minha licença do MS 365 vence, ele sempre me salva. Infelizmente ainda acho que ele não lida muito bem com arquivos muito grandes, para o meu uso o Office ainda é imbatível.

WPS tem uma versão gratuita completa, Libre Office está anos luz atrás da solução da MS e WPS.