LG vai licenciar webOS para outras fabricantes de smart TVs

Originally published at: LG vai licenciar webOS para smart TVs de outras fabricantes – Gadgets – Tecnoblog

webOS poderá ser utilizado em televisões de outras marcas, assim como acontece com Amazon Fire TV, Android TV e Roku TV

1 curtida

Um SO de um dispositivo móvel, de um desktop, laptop, tem compromisso com legado, o sistema operacional garante compatibilidade com hardware antigo, de 5, 6 anos para trás.

Na TV, isso é um absurdo inaceitável.
Esse WEBOS 6 certamente só será compatível com TVs de 2021. Usuários de TVs 2019, 2018, 2020, ficam de fora, sem motivo plausível. É a obsolescência mais descarada.

E não faz sentido. Trocamos de TV a cada 10 anos. Deveria existir um compromisso sério com os usuários.

5 curtidas

Depende de como as API são feitas isso não é um problema, se o mesmo app conseguir roda nos modelos de 2018 a 2021, então quem tem o modelo de 2018 pode não receber o webos mas vai continuar recebendo os apps.
E raramente uma TV tem durado 10 anos atualmente, pelo que vejo delas estragarem a vida util atual tá na faixa dos 5 a 7 anos.

1 curtida

E só agora a Panasonic começa a se livrar do MyHomeScreen (Firefox OS). :roll_eyes:

5 a 7 anos? A do meu pai é uma samsung de 2012, nenhum problema exceto o sistema que já estava carente de apps, comprei um fire stick lite p ele e agora acho que dura mais que a minha que comprei em 2019 :rofl:, e ele curte muito a alexa que tá funcionado bem melhor no fire stick que no webos, acho que dá para aguentar mais 9 anos caso ele não queira uma tv maior.

1 curtida

Eu ouvi um amém?

1 curtida

Ai que tá, nessa época faziam TVs boas, bem construídas, as de hoje em dia são uma porcaria, só ver nos matérias de acabamento, plásticos baratos, muitas vez com vazamento de back light, não são mais TVs feitas pra durar 10 anos.

2 curtidas

Daí eles aproveitam e dão suporte pro SO da TV só por 3 anos e você acaba tendo que trocar antes da TV despedaçar pela falta de qualidade de construção.

otima noticia!

1 curtida

A estratégia de licenciar o WebOS me parece muito interessante, já que a LG pode gerar um caixa fácil e ainda ganhar mais reconhecimento pelo seu SO rodando nas concorrentes.

De quebra o sistema pode ficar mais robusto, já que teremos mais marcas usando, e isso pode exigir que atualizações sejam feitas com mais frequência, compatibilidades sejam mais extensas ou até novos recursos sejam adicionados.

Todos ganham! :slight_smile:

2 curtidas

É… comparado a minha atual o acabamento é outra coisa, a minha só faltou vir o acabamento de papel de tão frágil que parece :rofl:, mas sei lá, n sei se é tecnologia ou safadeza.

1 curtida

Não funciona os App. Tenho uma de 2018 e em 2019 lançaram Alexa e Apple TV+ para TV, porém na minha não recebe. Comprei a mais paulada de 2018, custou 10.000 reais e não suporta um simples App de um ano depois.

O alexa faz sentido não funcionar, não é um app a parte, faz parte do SO da tv ele, teria de modificar a api da tv para ter suporte, e isso nem adianta perder o tempo esperando que as fabricantes não vão fazer em um modelo fora de linha.

já o apple tv+ eu não sei como funciona, não posso opinar sobre ele.

É um serviço de streaming da plataforma Apple. Basicamente é um aplicativo, entretanto tem outras coisas que circundam esse acordo, para liberar esse recurso.

1 curtida

A Alexa é um App a parte que instala da loja, não está embarcado no SÓ, igual era o IE no W98. O Apple TV + é um simples streaming igual o Netflix.

Apenas o suporte a AirPlay, protocolo de espelhamento da Apple, entendo ter alguma coerência não ser compatível com minha TV frente as de 2019.

Não estou generalizando uma reclamação sem fundamento. Não faz sentido uma TV de 10.000 estar obsoleta no ano seguinte.

Eu uso Fire TV Stick e Apple TV, muito melhor, essas funções smart das TVs com essa estratégia de obsolescência só dão descredibilidade. E era um ótima oportunidade de consolidação dos clientes.

1 curtida

Qual a logica do alexa se ele não tem nenhuma capacidade de gerenciamento da tua TV e nem pode ser usado em segundo plano?

É uma Alexa, tu usa a TV para pedir para ascender uma luz, perguntar do tempo, perguntar resultado de um jogo de futebol. É uma Alexa ruim, que só funciona se apertar o microfone do controle remoto.

Eu não quero e nem sinto falta. Tenho várias em casa, verdadeiras.

Só reclamo que uma TV de 2018 não recebe um app novo de 2019. A parte smart / SO da LG e Samsung são um lixo.

Ou seja não é só um app, depende de uma profunda integração com o SO, depende que tu possa chamar ela em qualquer momento que a TV esteja ligada, isso exige uma atualização completa do SO, algo nem sempre simples de fazer, o Andoid levou 1 década pra chegar no ponto onde pode atualizar uma parte do SO sem ter de atualizar o resto, simplificando o processo de lançamento de novos recursos.

Outra coisa, não é a LG sozinha que define quais apps a TV vai ter ou não, depende da desenvolvedora do app tampem, quem disse que Amazon estava afim de dedicar recursos para o app roda nas tv da lg de 2018? sabemos que a Amazon promove a obsolescência programada ao retirar o suporte ao português dos seus echo antigos.

Conversei com um gerente executivo da Amazon Brasil antes do lançamento da Alexa em português. De fato, não incluíram nas versões antigas do ECHO. Tenho uma e continua em inglês. E não justifica, com gambiarra o povo conseguia ativar mas a Amazon impediu a maracutaia.

Isso não elimina a sacanagem que LG e Samsung fazem.

Tu acha normal, aceitável e justificável o cenário das TVs. Destoa da opinião da maioria. Tem maluco para tudo :smiley: