Lenovo ThinkPad ou Dell Latitude?

Para notebooks intermediários voltados ao segmento empresarial, qual dessas duas linhas você prefere: Lenovo ThinkPad ou Dell Latitude?

Eu já cheguei a considerar o Lenovo ThinkPad L14, pela tela LCD IPS, teclado retroiluminado e leitor de digital, mas também por ser o único notebook da Lenovo que dá para trocar os dois módulos de RAM (no restante dos notebooks de entrada e intermediários dela, incluindo o ThinkPad T14, que tem acabamento melhor, sempre 1 dos módulos já vem soldado).

Algumas semanas atrás, ela estava vendendo o modelo Gen2 com Core i5 1135G7 entre R$ 2800 e R$ 3600.
Antes, já tinha os modelos com Core i5 1145G7 e Core i7 1185G7 (que eu até preferia), mas eles sempre foram mais caros, custando acima de R$ 4200.
Atualmente, ela está vendendo o modelo Gen3 com AMD Ryzen 5 Pro 5675U, nessa mesma faixa de preço (anteriormente até tinha o modelo com Ryzen 7 Pro 5875U, que ficava na faixa dos R$ 4000).
O curioso é que lá fora ela já tem o modelo Gen4, com Intel Core i5-1335U e mesmo Gen5 com AMD Ryzen 7000.
Uma pena também que aqui no Brasil a Lenovo não traz o ThinkPad L15, com tela maior, que seria até mais interessante.

Quanto ao Dell Latitude, atualmente ela vende os 3440 e 3540, com Core i3, i5 e i7 de 12ª ou 13ª Geração.

Aqui no meu serviço, eu uso o modelo da geração anterior, o Latitude 3420, com Core i5 1135G7, e ele é bastante interessante, tanto pelo acabamento bastante superior aos Inspiron e Vostro, quanto pelo suporte no local. Além de também os dois módulos de RAM serem removíveis.
Novamente acabo preferindo o 3540, pela tela de 15.6 polegadas.
O chato é que os modelos são um pouco mais caros, começando a partir de R$ 3800 e indo até R$ 6300.

Do 5875U pro 7530U, a diferença é tipo 15%…

Tanto o ThinkPad (Exceto E) e Dell Latitude são bons…

Agora, quanto à ter módulo soldado, é o que acontece quando se escolhe notebook de baixo custo do segmento. Os Thinkpad T14 são laptops sub 400 USD… (Sim, é lindo ver 2200 reais [~390 usd] virando quase 3000 ou mais…)

Aqui no Brasil, o Lenovo T14 mais barato está por R$ 5600.
Vai ter um Intel Core da série P e um pouco mais de bateria, mas vai levar 1 dos slots de RAM soldado.

eu comprei a uns 2 meses o Lenovo ThinkPad E14 Ryzen5-7530U, 24gb 256 ssd, não possui teclado iluminado, mas me atende em tudo, projetos 2D em Autocad, planilhas, e alguns 3D…
Procurava um notebook pequeno com melhor portabilidade…!!!
com a mochila da ThinkPad, comprando por CNPJ o desconto é relevante.
como o CAV, comentou acima, um dos slot é soldado, (8gb de ram) sobrando um livre para até 32gb DDR4 3200mhz…

1 Like

Teve uma palestra onde eu trabalho, que a palestrante também tinham um ThinkPad E14 (o dela era um pouco mais antigo, com Core i5 1135G7), e mesmo ele, que muitos criticam, achei bem interessante.
Até a tela LED TN dele, na hora, não me pareceu ser das piores (dizem que as dos Lenovo ideapad são terríveis).
O único ponto que não curti muito nos ThinkPad é a Lenovo ainda insistir na ideia besta da IBM de inverter as teclas Ctrl com a Fn.

utilizo no trabalho um Lenovo Ideapad, Ryzen 5 serie 3000, e a tela dele realmente é péssima, HD com brilho da tela muito abaixo…!!! realmente no início incomoda, depois vc se acostuma.

1 Like

Dois modelos da Lenovo que eu também gosto são os V14 e V15, que também são corporativos, e tem o suporte on site.
Mas, fora a cor preta e a porta Ethernet, eles são basicamente os mesmos ideapad, com a tela LED TN (que, depois da experiência ruim que tive com o LCD PLS do Galaxy Book2, já não vejo como um grande problema, e nesse caso, ao menos é Full HD), e um dos slots de RAM soldada.
Gosto dele ainda ter entrada para HD/SSD de 2.5’', e da placa Wi-Fi poder ser substituída.

Recentemente eu comprei um Latitude 5440 com um i5 de 13a geração. A qualidade de construção eu achei apenas OK. Plástico para todo lado, mas não parece que o computador vai se esfarelar na sua mão.

A tela é apenas razoável (não peguei a touch de 400nits). A câmera é sofrível para videochamadas, mas a câmera IR funciona bem com o Windows Hello, me reconhece sem problemas até com a luz apagada.

O teclado é bem ruinzinho, flexiona bastante.

Optei pela bateria maior de 54Wh, mas mesmo assim acho a autonomia bem fraca.

A conectividade é boa, tendo duas portas thunderbolt, sendo uma PD para carregamento rápido de 100w (precisa de um carregador à parte, o original só fornece 65w), também tem saída HDMI, saída P3 para headset, RJ45 para rede gigabit…

Enfim, não é uma máquina horrível. É bem boa até, só acho que não vale de jeito nenhum os 6k que paguei nela.

1 Like

Uma colega aqui do meu serviço chegou a comprar um Inspiron i15-i1300 com a NVidia MX550 que nem ela sabia que a tela era sensível ao toque (descobri com ela na hora que ela me mostrou). E pagou isso aí também, por volta dos R$ 5000. Pelo preço cobrado, aconselhei ela a devolver, e a pegar um com pegada gamer, porque ela utiliza bastante o AutoCAD.
Também não fiquei impressionado com o acabamento do Inspiron (embora, no caso, fosse de metal), e chateou um pouco ele não ter porta Ethernet, e não vale o preço cobrado, mas parecia ser um bom notebook.

Ja tive a linha 5000 a um tempo, gostei bastante, configuração padrão de entrada de notebook empresarial, mas a carcará era de alumínio com magnésio, muito resistente e bem construído.
Já linha 3000, 6000 (extinta) e 7000 só peguei, a 3000 não gostei, parecia que era Inspiron um pouco melhorado, não valia o preço, a linha 6000 foi a linha mais bem construída que eu tinha visto na Dell com qualidade e robustez, a linha 7000 parecia a 5000, só que mais leve, parecia ser bom.

Só que o @plutao falou da linha 5000 agora que ele acabou de adquirir, já não penso igual.

Já sobre a thikpad, só peguei o t14, achei muito bem construído, leve e teclado muito bom, e ter a bateria removível com outra bateria interna, achei baita de um ponto positivo, isso na época

1 Like

dá pra ajustar isso na BIOS, ruim é ficar com o texto errado nos botões daí.

1 Like

Interessante que a Lenovo tem uma linha paralela aos ThinkPad que seria meio que ela mostrando como os ThinkPad deveriam ser se não seguissem a cartilha datada da IBM: os ThinkBook.
Pena que ela não os traz para o Brasil (mesmo com uma página em PT-BR comentando sobre eles).

1 Like

Foi só falar que o Latitude 5440 começou a dar BSOD direto agora hahahaha

Não consigo mais nem fazer login… Antes de exibir o desktop ele trava e reinicia, não importa o que eu faça.

Thanks, Dell…

1 Like