Lei pode obrigar WhatsApp a enviar e receber mensagens do Telegram na Europa

Já vi projetos sem pé e nem cabeça, mas esse beira a insanidade. Bom, mas é o que acontece quando se deixa os museus da tecnologia tomarem conta das leis.

8 curtidas

Isso não é legal. Apesar de eu concordar com certos tipos de regulamentação, essa não faz sentido. O Telegram (e até o Signal) cresce sozinho sem precisar dessas metidas de mão do Estado. Ao meu ver, ao invés de melhorar, pioraria a situação. Eu que não queria que as mensagens que envio/recebo pelo Telegram ficassem interconectadas com os servidores do WhatsApp e vice versa. Isso iria requerer uma engenharia de criptografia tão complexa que não sei nem se daria certo.

4 curtidas

Eu chuto que um dos objetivos seja tentar transformar esse mundo de mensageiros em algo mais próximo ao que era/é o sistema de SMS, onde o mesmo protocolo é usado independente do software (sei lá se software é realmente a camada certa a ser mencionada aqui).
Seria interessante se o sistema for criado assim do zero. Agora tentar moldar o sistema atual que tem vários protocolos diferentes e independentes me parece extremamente problemático.

Uma possível motivação pra essa lei também talvez seja diminuir o trabalho que o Estado teria pra conseguir ter acesso às mensagens em caso de investigações criminais. Se o sistema for interoperacional, basta ter acesso a uma porta e pronto. Se o sistema for composto de vários sistemas independentes, você pode precisar conseguir acesso a várias portas, o que dá mais trabalho.

7 curtidas

Justamente o que permitiu sair do SMS, foi a liberdade que as empresas tinham pra criar novas plataformas de forma que bem quisessem e com isso foram angariando usuários. Nos Estados Unidos o imassage é popular, na Europa é o outro, na China o WeChat, é por assim vai. Não existe um monopólio global de mensageiros como era com o SMS, recentemente o signal vem crescendo. É natural que determinadas plataformas sejam menores que outras, nem todos tem as mesmas necessidades e querem fazer parte da mesma comunidade.

Se tem alguma coisa que deveria ser tirado de aprendizado, é que nunca um mensageiro deveria estar sob a mão/ou influência do estado. Porque quando as coisas apertarem, com um telefonema a população está refém de um apagão nas comunicações. E no caso do Brasil, basta um mero juiz dizer que deseja ter um mensageiro limado.

9 curtidas

Ou seja, não é para tornar as coisas melhores pra população, e pra advogar em causa própria. Por um cabresto nos mensageiros e ter controle sobre o tráfego de comunicação.

6 curtidas

Eu adoro quando políticos fazem coisas sem sentido. :joy:

1 curtida

Como já diria o meme da internet: “Isso é uma safadeza oculta!”.

1 curtida

União Europeia é o único lugar que supera a insanidade do Brasil em leis

3 curtidas

A Europa tá sempre aí fazendo o seu papel de ferrar com a evolução da internet no restante do mundo, em vez de ao menos tentar criar seus próprios produtos e serviços para bater de frente.
Eles criaram uma LGPD cheia de frescuras tipo esse aviso de cookies em toda porcaria de site que a gente entra; certa vez impediram a Microsoft de usar o nome SkyDrive por causa da empresa britânica Sky; agora isso do Whatsapp com Telegram… e isso são apenas pequenas amostras, tem muitas outras situações assim, só não tô lembrando aqui agora kkk. Mas sempre vejo eles ali no meio usando leis para barrar o resto do mundo.

1 curtida

Já diria o ditado: se não pode ajudar, atrapalhe.

2 curtidas

Porra. União Européia tá ficando caduca… Querem acabar com o duopólio cagando no serviço de todos concorrentes.

Será que o Skype, o ICQ e o AIM entram na brincadeira também? hahaha

Falando sério, isso não faz o menor sentido… Daqui a pouco eles vão querer que o Switch rode jogos do PS5… Afinal é tudo video game mesmo…

5 curtidas

Isso não já existe? o nome é RCS

2 curtidas

A União das Repúblicas Socialistas Européias não perde a chance de fazer lambança.

Isso só pode ser ideia de gerico velho, que não entende de tecnologia e acha que pode mandar mensagem de um aplicativo pra outro diferente.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.