Lei na Bahia proíbe validade em crédito de celular pré-pago

Originally published at: Lei na Bahia proíbe validade em crédito de celular pré-pago – Telecomunicações – Tecnoblog

Operadoras que descumprirem lei na Bahia serão multadas por órgãos de proteção e defesa do consumidor

1 curtida

Essa lei é aquela que não faço a menor ideia se é boa ou ruim. :man_shrugging:

Por um lado eu acho extremamente zuado creditos terem validade nos tempos atuais

Por outro não gosto do estado se metendo nas coisas.

E a terceira coisa é: em plano 2020 quem é que não usa nenhum tipo de plano de dados mesmo que temporario? Logo basicamente todo mundo acaba por usar pelo menos uns 10 reais de saldo num celular pré pago ao decorrer do mês, e geralmente a recarga minima já deve valor por pelo menos 1 mês e caso precise de mais, 30 reais geralmente vale por 3 meses, logo não faz mais tanto sentido isso.

No final das contas, talvez algo do tipo fizesse mais sentido antigamente, atualmente? Mais parece uma lei populista que mais traz prejuízo do que vantagens.

4 curtidas

E lá vamos nós de novo, mais um legislador estadual populista que desconhece (ou ignora) a legislação vigente. Eu não sou fã de crédito ter validade, mas não é o assunto pro Estado se intrometer. Isso vai se refletir em aumento de preços.

A Vivo tem um plano pré-pago sem validade, se as concorrentes não oferecem talvez é porque não seja interessante pra elas.

2 curtidas

Deveria ser assim em todo lugar

Vivo Easy:

1 curtida

Não entendo muito bem por que os créditos do celular vencem. Se dinheiro não vence, por que o crédito tem que vencer?

1 curtida

Não tem algo (constituição, leis ou outras regulações) que impede os estados de legislarem sobre telecomunicações? tipo isso?

1 curtida

Bem, o livre mercado obriga, na maioria dos casos, os celulares a ter um chip. Se eu quero o celular pra usar só o WiFi, eu tenho que ter chip e credito. Qual o sentido disso?

1 curtida

Me perdoe mas, tenho outro aparelho em casa e consigo usar normalmente sem chip.

Se tiver se referindo a contas na internet que pedem um número de celular ai é outra coisa!

Pode não ter validade… mas a TIM vai continuar cobrando 1.99 toda vez que tu conectar ao 4G. Mesmo que tu não faça nada…

Eu acho que é também uma questão de não manter números que não são mais usados. Senão os números ficam infinitamente registrados, mesmo se a pessoa não faz mais uso e a operadora fica com esse número “bloqueado”. Acho que pode ter uma validade, mas algo tipo 1 ano ou mais.

É verdade. Mas quanto à isso eles poderiam usar a inatividade do número (não recebe ligação ou faz a x tempo) pra excluir o número.

E o que a operadora ganha mantendo a linha de um zé que gasta 10 reais por ano?
O pessoal tem que olhar além do próprio umbigo, teles não são instituição de caridade, são empresas que visam lucro, uma lei bizarra dessa logicamente vai cair na conta de quem realmente precisa (e naturalmente paga) pelos serviços.

1 curtida

Como assim você precisa ter um chip para usar o WiFi?

Faz sentido. Mas não é um Zé, são centenas de milhares. Ele (nem eu) estava falando de manter a linha, e sim os créditos que estão na mesma. Como disse no outro comentário, seria uma boa ideia realmente desativar a linha de quem não usa, isso sou a favor.

1 curtida

Sim mas o vencimento dos créditos e manutenção da linha ativa estão diretamente ligados, ficaria muito complexo as operadoras bolarem um tipo de cobrança pra manter a linha ativa em paralelo aos créditos (e a revolta do povo seria maior ainda), no fim das contas a validade dos créditos acabam dando no mesmo de pagar para ter a linha sempre ativa, pois os créditos na verdade não vencem pois quando coloca mais crédito “destrava” aquele crédito até então vencido, não sou dono nem trabalho em uma tele mas sou totalmente contra uma lei absurda dessas pois sei que essa conta sai bem mais cara no final.

1 curtida

Concordo mas pelomenos então coloque uma validade masi justa, tipo 6 meses…

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.