LATAM Pass, Smiles ou TudoAzul?

Olá gente!
Então, eu juntei uma quantidade razoável de pontos no programa Esfera (Santander), e estava querendo transferir para um programa aéreo parceiro para viajar em janeiro.
Baixei os respectivos apps Azul, Smiles e Latam Pass, porém não consegui encontrar passagens em voos internacionais para a Argentina (sendo que por sites de vendas, como “Decolar”, existem vôos). Sei que existem limites de assentos reservados para comprar com milhas, e creio que essa seja a dificuldade em conseguir as passagens, porém isso me deixou com a dúvida de qual programa seria a melhor opção para a compra de passagens em trajetos internacionais via milhas, e qual a melhor opção para transferir meus pontos do cartão: Smiles (da Gol), Latam Pass ou TudoAzul???

Obs: Saudades Avianca Brasil!

1 curtida

Olha, ultimamente está complicado utilizar pontos para viajar.
Estou preferindo ficar de olho em promoções.
Já pensou em transferir e vender essas milhas?
Quanto ao melhor programa, pra mim todas elas cobram (em pontos) acima do preço se fosse pagar em dinheiro.

4 curtidas

Antes de decidir, dá uma olhada nas parcerias que cada programa de fidelidade tem. O ideal é que você concentre o máximo de pontos possível no mesmo programa — ou seja, se estiver voando Gol, pede para pontuar na Smiles, mas se estiver voando Emirates ou Aerolíneas, pontua na Smiles também.

Considerando isso, pensa em quais destinos você estaria mais propenso a ir no futuro (trabalho ou lazer) e com quais companhias aéreas. Assim você não fica fragmentando pontos em vários programas de fidelidade (que não vão te levar a lugar nenhum e vão expirar antes de você conseguir resgatá-los). Dá uma pesquisada sobre as maiores alianças (Star Alliance, Oneworld e SkyTeam) que deve te dar uma luz.

Das nacionais eu uso Smiles, mas deixo o tópico aberto para outras pessoas (incluindo @LucasBraga) para opinarem sobre oferta de rotas/assentos.

Como você citou Esfera e Argentina, eis duas dicas:

• Direto tem promoção de bônus de transferência de cartão em alguns programas, com 60%, 80% ou até 100%. Agora vai ficar meio complicado, mas é melhor transferir só quando essas promoções acontecerem, porque seus 20.000 pontos no Esfera podem virar 40.000 num Smiles, por exemplo.
  • Passagens para a Argentina costumam ser “baratas”, mas a taxa de embarque costuma ser ridiculamente cara (às vezes mais cara que a própria passagem). Nesses casos é melhor resgatar só a parte da passagem em milhas, e pagar a taxa de embarque com o cartão, que costuma ser mais vantajoso financeiramente. Além disso, o bônus é que se você pagar com Visa Platinum/Signature/Infinite, tem direito aos seguros de viagem da Visa sem muita burocracia.
5 curtidas

Se for pra vender e depois comprar passagem no dinheiro, não vale a pena.

1 curtida

Detalhe: Santander Esfera tem mínimo de transferência pra programas de milhagem, acho que são 30 mil milhas. Então atente a isso também.

1 curtida

Felizmente isso não é problema, tô na casa de uns 250 mil pontos Esfera.

1 curtida

Exatamente oq pensei: não vale eu vender as milhas pra pagar a passagem no dinheiro, o custo seria bem maior!

Pensando nisso @higa, como os destinos mais propensos a viajar é algumas cidades do EUA, França, UAE, e o destino internacional que mais viajo é Argentina, acho que o Smiles deve ser a melhor opção pelas parceiras AA, AirFrance, Emirates e Aerolíneas, só tenho que aprender como comprar as passagens em sites agregadores (como Decolar) e colocar meu nº Smiles quando não são vôos GOL.

Só é uma pena que nenhuma companhia aérea do Brasil atualmente seja membro, todas optaram por acordos bilaterais (a Latam fazia parte da OneWorld, mas saiu; e tinha a Avianca Brasil na Star Alliance, porém faliu né).

Isso era algo que eu não entendia mto, agradeço demais a dica, pesquisei aqui e vi que tenho seguro pelo visa Infinite, vai ser uma economia já!

Na hora de fazer check-in e selecionar assento no site da companhia aérea, você seleciona seu programa de fidelidade, que pode ser o da própria companhia ou de uma parceira. :slight_smile:

1 curtida

Valeu!!! :grin:

Como o @higa disse, tem que ver qual a melhor oferta de voos baseada no que você quer fazer. No final das contas, acaba sendo uma escolha bem pessoal.

Pessoalmente, acho que o Smiles atualmente é o melhor programa (quer dizer, o menos pior) para emissão de passagens. A Azul tem muitas promoções de transferência, mas na hora do resgate os bilhetes quase sempres são absurdamente caros.

Uma dica: em vez de procurar passagens pelos apps dos programas de pontos, vá direto no site da companhia aérea (pelo desktop) e procure os voos por lá, selecionando a opção de emissão com pontos.

Não necessariamente: é muito comum a companhia aérea vender passagens promocionais em dinheiro, e não aplicar a mesma tarifa com milhas. Nesses casos, a emissão com pontos acaba não valendo a pena.

1 curtida

Ah, mas a Azul é careira mesmo.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.