Lançamento bienal de smartphones. Faria sentido?

O título já sugere o tema da discussão. Mas atente para o teor dela. Não estou dizendo que lançamentos anuais não valem mais a pena, mas perguntando se os lançamentos de dois em dois anos seria uma boa ideia. Desconsiderando a questão dos lucros, é claro. iPhone, por exemplo, ainda é a maior fonte de lucro da Apple.

Sim, eu sei que também existem aqueles argumentos sobre a compra não sincronizada dos consumidores (alguns compram num ano X, outros, no ano X+1, etc). Há também a questão da bateria, e uma série de outros fatores, mas eu penso que a pergunta ainda se aplica. Principalmente depois do lançamento do último Galaxy S23 Ultra que mostrou ser muito semelhante ao seu antecessor, com apenas pequenas mudanças.

Vejam, se os aparelhos tem capacidade de durar por muito tempo (considerando que a Samsung está oferecendo agora 4 anos de versões de Android, + 1 de segurança), então já poderíamos dizer que faz sentido um lançamento bienal (que é o intervalo onde podemos ver diferenças significativas de um modelo pro outro)?

1 curtida

As empresas vão fazer o que for mais lucrativo. Não vão deixar de lançar anualmente se essa prática continuar dando lucro. Se lançam novas versões com atualizações pífias e as pessoas compram, então não tem porque mudar.

Claro, tudo isso considerando que o lucro é a única coisa que importa. Se a sociedade mudasse o foco para questões ambientais, lançamentos mais espaçados começariam a fazer sentido.

6 curtidas

Não só faria sentindo, como mostraria a evolução de um celular para outro, coisa que hoje é bem ínfimo.

iPhone 12 para 13, 13 para 14
Galaxy S 21 para 22, 22 para 23

Não tem justificativa para mudar a não ser status, é só para a pessoa dizer que tem o celular do ano

Já em dois anos, vc ver a diferença

1 curtida

Capitalismo é o que manda…
Sendo pragmático, pode ser q de 2 em 2 anos fizesse sentido, já que os aparelhos são cada vez melhores e sem muito pra onde melhorar.
Mas, não é o que os acionistas querem…não chega a ser commodity, mas não está ficando tão longe assim…

2 curtidas

Desconsiderando o motivo pelo qual as empresas fazem essas atrocidades de lançar um celular a cada soluço do CEO…

Blasfêmia. Como ousas dizer isso num mundo capitalista selvagem? A Samsung já está te rastreando!

Falando sério, até faria sentido num mundo ideal onde o desenvolvimento não fosse impulsionado pela ganancia absurda de juntar toda a grana do mundo na mão da empresa.

Mas muito provavelmente, se fosse lançado um celular a cada dois anos, eles custariam 2-3 vezes mais… por que não?

A concorrência é muito grande.

Então qualquer ganho ou perfumaria já é motivo para um lançamento.

Como acontece com os automóveis: não se espera a virada do ano, para o lançamento de um modelo novo.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.