Lâmpada incandescente em soquete smart

Fala galera, tudo certo?

Tô em processo de automatizar minha sala e surgiu uma dúvida aqui. Como não quero investir em lâmpadas smarts por enquanto e por elas não me darem o clima que quero, vou partir para os soquetes que são pouca coisa mais baratos em relação às lâmpadas e continuar usando minhas lâmpadas atuais.

Em anúncios vejo que eles não são compatíveis com lâmpadas incandescentes, porém se não estou enganado, já vi vídeos da galera plugando esse tipo de lâmpada normalmente.

Alguém aqui tem e usa com incandescentes? Pode dar algum problema se usar?

A imagem é ilustrativa mas bem próxima do modelo que quero comprar.

No anúncio de um Tuya (que provavelmente é a base do modelo que você quer comprar) diz que é compatível com incandescente sim.

Se o modelo que você comprar não for compatível, só consigo pensar em dois fatores:

  1. limite de potência (lâmpadas incandescentes consomem mais energia, pode ser que o projeto do soquete não suporte);
  2. precaução do fabricante (ligar/desligar constantemente uma incandescente é bem ruim pro filamento de tungstênio e acelera o desgaste; podem estar querendo tirar o deles da reta).

Mas fiquei curioso: você precisa mesmo de lâmpada incandescente? Por quê?

4 curtidas

As incandescentes que tenho atualmente já vieram com o apartamento que estou alugando, e elas dão um charme todo no ambiente, desde o tom mais quente quanto à dispersão da luz pelo ambiente. Uma lâmpada smart não me entregaria o que a incandescente atual me entrega, acho que apenas na temperatura da cor.

faz tanto tempo que não vejo mais lâmpadas incandescentes pra vender que achei que nem usavam mais elas.

E tem varias leds hoje em dia imitando as incandescentes.

2 curtidas

ACHO q não fabricam mais, o q tem é q já estava fabricado e/ou em uso por aí.

Nossa faz tempo que não vejo incandescentes mesmo. Mas cara, sinceramente hoje não existe nenhuma vantagem real para incandescentes. Temos led de todos tipos e as lâmpadas smart chegam normalmente numa temperatura bem quente, até mais quente que as lâmpadas quentes Led dedicadas muitas vezes.

Sobre o soquete eu diria que ele é a pior das opções para automátizar as lâmpadas da sua casa de longe. Se quer manter suas lâmpadas seja quais forem, recomendo usar um interruptor smart. Como você tem lâmpadas incandescentes imagino que a instalação elétrica é antiga então deve ter também o neutro na caixa do interruptor já que ela é necessária para essa instalação.

Eu gosto muito dos interruptores da Zemismart (tuya) porque são botões clicaveis de verdade e não interruptores touch. Tenho alguns aqui em casa como esse aqui:

4 curtidas

Em tese a produção, comercialização e importação de lâmpadas incandescentes no Brasil é proibida.
Eu não sei se ainda tem algum tipo de lâmpada incandescente que seja comercializado para usos mais específicos, como para eletrodomésticos (tipo lâmpada de forno ou de microondas), mas para uso residencial você não deveria mais encontrar.

Interruptor?
Quero saber onde comprou esse decalque de gato, isso sim. :stuck_out_tongue:

O @higa basicamente “matou a charada” porque o que vale é o quesito consumo de energia. Uma lâmpada incandescente costuma consumir pelo menos 60W. As mais usadas são de 60W e 100W, normalmente. Fora o liga/desliga constante.

Pra questão da temperatura de cor, existem fluorescentes e LEDs com a mesma temperatura, que gira em torno de 2700K. Acha com facilidade lâmpadas de 3000K, que é bem próximo. Aqui em casa, inclusive, uso lâmpadas fluorescentes e de LED de temperatura de cor em torno de 3400K, que já é bem amarelado.

E outra: se você já herdou o apartamento com as lâmpadas incandescentes, se durarem muito vai ser coisa de 1 ano. Daí já vai entrar troca e você vai cair no “comum” do mercado hoje.

1 curtida

Hahahah na China como sempre (incluindo o interruptor que veio do AliExpress tb) mas nao está vendendo mais. Só achei no mesmo modelo a versão que brilha no escuro:

https://a.aliexpress.com/_mP1XrLb

Aproveitando, link do interruptor que mostrei na foto. Já testei alguns e esse é de longe o melhor! É uma delícia poder controlar com assistentes mas tb ter um interruptor físico funcional e bonito!

1 curtida

Eu acreditei piamente que a venda das incandescentes estivesse proibida aqui no Brasil. :joy:

Me enganei, pelo visto.

1 curtida

Ainda são vendidas halógenas, que na prática também são um tipo de incandescente.

2 curtidas

Andei estudando esses interruptores mas achei complicada a instalação por não saber mexer em parte elétrica. Prefiro uma opção mais “plug and play”.

Por incrível que pareça eu já tive que trocar uma fluorescente. As duas incandescentes que tenho já vão pra três anos que estou no apartamento.

Cara, é super simples. E olha que eu tive que puxar o neutro aqui pros interruptores pq não tem mais em instalações mais novas.

Se tiver que puxar o neutro é só desligar a chave geral de eletricidade abrir a caixa do interruptor e a caixa de passagem onde está uma das lampadas mais próxima ao interruptor. Identificar o cabo neutro (se a instalação foi feita direito, é o cabo azul), derivar ele pra ir um pedaço pra lâmpada como estava e outro voltar para a caixa do interruptor. Para a derivação você pode fazer na fita isolante mesmo mas aqui como a instalação tava toda bonitinha preferi usar um conector especifico para derivação para não deixar gambiarra pra futuros moradores.

Com o neutro na caixa do interruptor, é literalmente só desparafusar um e parafusar o novo.

Eu nunca tinha mexido com absolutamente nada de instalação elétrica anteriormente e podemos dizer com certa confiança que sou um bosta nessas questões de manutenção de casa, mas mesmo assim fiz com o pé nas costas instalando 4 interruptores em uma manhã.

Esse vídeo do Attilio Catalane ajuda bastante a entender o básico que é necessário pra isso.

5 curtidas

Conheço o canal dele, bem esclarecedor alguns pontos. Vamos ver se me animo com isso.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.