Kindle vai perder acesso a redes 3G a partir de dezembro nos EUA

O t√≠tulo e o conte√ļdo do artigo passam informa√ß√Ķes equivocadas pro leitor.

A Amazon não vai desativar o 3G grátis do Kindle em dezembro… Ela só está avisando os consumidores que possuem tais dispositivos que a partir de dezembro a conectividade 3G poderá deixar de funcionar porque as operadoras planejam desativar permanentemente o 2G/3G de suas redes. Isso dá aos consumidores tempo pra planejar a troca do dispositivo legado que eles têm atualmente.

A Amazon não disse que vai cortar/desativar o plano 3G gratuito dos Kindles em dezembro/2021, as operadoras é que vão cortar o sinal 3G a partir de 2022. A Amazon só deu uma estimativa adiantada por segurança.

O pr√≥prio artigo do The Verge, citado como fonte, menciona isso: ‚ÄúTaking those (carriers‚Äô dates) into account, Amazon‚Äôs December date seems premature, but better to be prepared now, than left with a less useful e-reader later this year.‚ÄĚ

4 curtidas

Esse desligamento do 3G nos EUA t√° sendo osso pra v√°rias √°reas, mesmo assim, as operadoras n√£o parecem arregar.

O retorno deve ser realmente bem grande pra tanto empenho assim.

Infelizmente, no Brasil, √© impens√°vel, j√° q a √ļnica operadora q oferece VoLTE a rodo √© a TIM.

2 curtidas

Peso de papel… digital.

Só fazendo assim para evoluir mesmo. Para que manter empenho e ocupar espaço de banda, se já estamos no 5G. Está certo, tem que focar na tecnologia mais nova, que é mais eficiente energeticamente (falando de equipamento de tele) e trabalhar para desenvolver o potencial dessa quinta geração.

Tenho certeza de que não temos (Brasil) cobertura total de 4G, mas se este tivesse sido posto como prioridade, com metas objetivas de desligamento de tecnologia legada, a situação seria outra. E mais uma vez perdemos o momento com o 5G, em ser posto como prioridade.

4 curtidas

Eu n√£o sabia que os primeiros Kindles n√£o tinham WIFI, sempre achei que o 3G era um b√īnus e n√£o uma escolha entre tecnologias. Felizmente da pra continuar com o leitor de ebooks usando USB, o que n√£o √© t√£o ruim assim.

1 curtida

Definitivamente. Eu concordo perfeitamente haha.

Aqui no Brasil, acredito q as operadoras s√≥ ficam receosas por conta das regulamenta√ß√Ķes e tudo mais. J√° faz um certo tempo que a Vivo e a TIM (e possivelmente a Claro tamb√©m), j√° abandonaram as redes 2G/3G e elas s√≥ funcionam mesmo na base da f√©.

Em uma cidade pr√≥xima, por exemplo, a TIM adicionou cobertura bem recentemente e ela trouxe unicamente a rede 4G. Como √© uma cidade ‚Äúnova‚ÄĚ, a operadora n√£o precisa indenizar o cliente q saia lesado caso o celular n funcione.

(4G, 3G e 2G, respectivamente)

Nesse local, todas as chamadas s√£o obrigatoriamente feitas usando o VoLTE. Se vc desativ√°-lo, as chamadas n√£o completam.

Infelizmente, atualmente, a TIM √© a √ļnica q pode fazer isso, j√° q √© a √ļnica q oferece VoLTE de fato.

Usu√°rios da Xiaomi sentam e choram.

3 curtidas

Essa da indenização é nova pra mim.

1 curtida

Acho que dá para ativar em outras operadoras, mas elas não garantem que ira funcionar. A Oi é uma, a opção está lá, mas se ativar, aparece um aviso bem desencorajador. Mas em fim, a Oi tem tantos problemas, que não sei como tem clientes que preferem continuar na operadora.

1 curtida

Tá nos regulamentos do SMP (tks, evefavretto do fórum vizinho)

Art. 83. A mudan√ßa de padr√Ķes de tecnologia promovida por prestadora n√£o pode onerar o Usu√°rio.

Par√°grafo √ļnico Havendo incompatibilidade entre a Esta√ß√£o M√≥vel e os novos padr√Ķes tecnol√≥gicos a prestadora deve providenciar a substitui√ß√£o da Esta√ß√£o M√≥vel sem √īnus para o Usu√°rio.‚Äč

Basicamente: elas n podem desligar as redes legadas se ainda tem usuários usando. Caso contrário, terão de arcar com os custos de substituição daqueles celulares incompatíveis.

A questão é: elas poderiam pelo menos dar início ao desligamento e aguardar q os usuários sejam pressionados e troquem de celular. Com certeza sobrarão alguns poucos que irão ignorar, mas já deve reduzir bastante os clientes q ainda usam as redes 2G e 3G.

1 curtida

Na vdd, a Oi √© a √ļnica q n tem (Algar e outras MVNOs tbm n)

A Claro tem o VoLTE, mas é exclusivo pra alguns DDDs 11, 1x e 21, 2x e apenas planos Pós-pago. Você ainda precisa ligar lá e solicitar a ativação também.

Na Vivo, alguns usuários já tem o serviço ativo, mas são poucos ainda. Conversei com um amigo q trabalha na Vivo e a expectativa é ativar apenas 50% da base de clientes atual até o final do ano, ou seja: nada animador ainda.

Porém, o ponto positivo da Vivo q, caso sua linha já tenha o serviço, é possível usar em todos os DDDs e cidades q tenham o 4G. Se ainda não tem, basta reclamar na Anatel/Ouvidoria que eles vão ativar pra vc e, de quebra, o VoWiFi/WiFi Calling vem junto. Embora não esteja 100%, a Vivo ainda te dá a possibilidade de ativar, haha.

Na TIM é tudo liberado. Cadastrou, tá funcionando

1 curtida

Mas esse é o ponto, já deveria ser previsto em lei o desligamento de frequências legadas, já que a cada X períodos de tempo uma nova é lançada. Esse tipo de organização e planejamento ajuda a impulsionar o mercado e trás segurança para ambas as partes.

Falta mesmo é por ordem na casa e olhar para o longo prazo.

1 curtida

Obrigado, o texto foi atualizado

1 curtida

Saberia me dizer se pedindo pra ativar esse ‚ÄúVoWiFi/WiFi Calling‚ÄĚ, meu telefone da vivo funcionaria em um local sem rede celular mas com Wifi com conex√£o a internet?

é pra isso que o voWifi serve

1 curtida

Ser√° que t√° funcionando na Vivo? Li h√° algum tempo atr√°s que depois do Vivo Tu Go n√£o funcionava mais

Tá sim. Funciona normalmente aqui e na linha de pais e parentes q eu solicitei a ativação. A razão dessa limitação é pq a Vivo ainda tem Cores IMSs suficiente pra todos clientes, então eles restringem a alguns usuários e quem solicita.

Pega um protocolo aleatório no Meu Vivo, vai ouvidoria online e pede pra ativarem o VoLTE/VoWi-Fi.

Em geral os atendentes n implicam, mas caso algum implique e fale q não tá disponível pra sua cidade, desconsidere.

Se eles falarem q t√° ativo ou que ativaram e em 24h funcionar (atendente de ouvidoria s√≥ serve pra direcionar ar suas reclama√ß√Ķes), saia e entre de novo. O correto √© eles preencherem um formul√°rio, enviar pra engenharia pedirem 5 dias √ļteis pra isso (embora costuma funcionar j√° no mesmo dia ou no pr√≥ximo dia).

3 curtidas

Preocupação com a experiência do cliente zero, né!

Não entendo, como uma tecnologia que está disponível a tanto tempo ainda não é amplamente usada no Brasil.

2 curtidas

Bacana, farei exatamente isso, valeeu!

1 curtida