Justiça exige que Ceitec devolva cargo aos demitidos da estatal de chips

Um dos maiores crimes e atentados contra o desenvolvimento e soberania tecnológica nacionais cometidos por esse desgoverno e por esse embusteiro chamado Paulo Guedes.

Havia alguma vantagem real em ter uma estatal de semicondutores?

Já não existem no mercado soluções melhores e mais baratas, e que não utilizam verba pública?

2 curtidas

Quando o Brasil tem a chance de começar a desenvolver um setor de semicondutores próprio para estimular o desenvolvimento tecnológico nacional, o governo vai lá, sucateia e vende a única empresa que faz semicondutores aqui. É triste ver um país com tanto potencial como o nosso jogar tudo fora para apostar só na agricultura e nas commodities

6 curtidas

Depende de qual perspectiva você olha.

Ter um polo nacional de desenvolvimento tecnológico de silício ajuda a manter profissionais capacitados em solo nacional e a gerar mais interesse em formar profissionais da área (acontece que nada disso foi feito).

Outro ângulo seria para desenvolver soluções de silício para fins internos do governo, área militar, defesa nacional e atender demandas da sociedade brasileira. (Mais uma vez, nada no Brasil é organizado, essas estatais não se comunicam e atuam de forma desconexa)

Quem acha que ter uma estatal de silício no Brasil faria com que os smartphones produzidos aqui usassem esses SoCs, está muito enganado. Esse nível de tecnologia ela não possui.

Porém para outras aplicações internas, sem fins comerciais, todo o dinheiro investido na estatal poderia ter retorno prático para a população. Um exemplo básico seria a distribuição de kits de robótica para escolas públicas. Mas ninguém no poder consegue ver um palmo a frente e quando muito usam essas estatais para barganhar cargos e demandas políticas.

12 curtidas

Infelizmente essa estatal deve ser só mais um dos milhares cabides de empregos políticos do Brasil.

2 curtidas

Vi matéria explicando alguns produtos q a estatal fazia, não era nenhum processador de última geração para concorrer com um epyc, mas não só de processador vive o silício. TV, geladeira, microondas, carros tudo hj em dia precisam de Chips, e essa empresa fabricava alguns, por exemplo para rastreio de gado q países importadores de carne do Brasil exigem ou não vão importar a carne.
Mas como disseram aí em cima o problema são os políticos q preferem roubar o dinheiro dos impostos doq investir no Brasil.
O exército americano torrou US$1 trilhão (US$1.000.000.000.000,00) para criar um avião de guerra (F35), mas kd o submarino nuclear brasileiro? Os EUA gastao bilhões de dólares com sua agência espacial e o Brasil não entregou nem o armário pra colocar na IIS e foi expulso do programa.
Essas estatais podem fazer muita coisas, fomentar o mercado privado, como acontece nos EUA, mas precisam de dinheiro não para os salários, mas para criar os produtos. Mas brasileiro prefere importar pronto dos estates

2 curtidas

Até onde eu sei não tem nenhuma outra empresa na américa latina com o mesmo nível de conhecimento e capacidade técnica, então é uma questão de não ficar totalmente dependente da China e outros países do leste asiático.

4 curtidas

E mesmo que tivesse, é uma indústria que tem cara de que vai ser cada vez mais importante no futuro então é o típico setor que um país com alguma ambição no cenário global não quer ficar dependente de outros países.

é que se tivesse uma concorrente até poderíamos discutir o eficiência da nossa empresa, se ela é muito mais cara do que uma solução privada e todo o resto da discussão publico vs privado, mas simplesmente não existe alternativa privada a ela.

1 curtida

13 anos e bilhões de reais (DINHEIRO DO NOSSO BOLSO) jogados no lixo. Nunca deu lucro, nunca trouxe ABSOLUTAMENTE NADA de bom para o país essa estatal, só pagou salários de um monte de gente. Se quer atrair fabricantes, não é criando estatais e abrindo vagas de empregos eternas (concursados) e sim diminuindo impostos, dando segurança jurídica, melhorando a infraestrutura interna do país entre outras coisas.

:brazil:

1 curtida

Pode fazer tudo isso, se não der muito dinheiro ou ameaçar um boicote (nós não temos cacife pra isso, mas os EUA fazem) as empresas não vão sair da Ásia e vim pra cá, não vale a pena para eles fragmentarem a cadeia de produção.

não é criando estatais e abrindo vagas de empregos eternas (concursados)

Essa fala é coisa de alienado, com preguiça de compreender o quanto esses concursos asseguram profissionais de REAL CAPACITAÇÃO nos cargos, ao invés de peguete, amiguinho, chegados, bajuladores, pau mandado e etc… de políticos corruptos, o que acho mais legal dos críticos é ignorar completamente a meritocracia que de fato ocorre a vencer em ampla concorrência um concurso público.

Já os péssimos funcionários desta categoria, são péssimos pelo o mesmo motivo que qualquer humano em qualquer cargo no mundo inteiro que é a corrupção, agora aquela coisa não é bem uma vaga eterna, qualquer servidor público pode ser demitido por um processo administrativo, agora se n acontece será porque né? Deve ser costas quentes :stuck_out_tongue:

Sobre o salario e benefícios, nunca fale da classe generalizando, servidor publico vai do faxineiro até o presidente, povo tem q parar de ser preguiçoso e pesquisar mais, estudar mais, especificar mais, a maior parte dos servidores comparado ao CLT só possui de vantagem a estabilidade pq nem o reajuste anual contra a inflação respeitam pq pode ser postergado(Maior motivo de greves), teto salarial sendo respeitado um sonho.

1 curtida

Pessoal generaliza que todo mundo que tem essa estabilidade de emprego vai ser vagal e fazer absolutamente nada no trabalho.

1 curtida

Concordo, Douglas. Além disso, não devemos depender sempre de produtos do exterior: uma empresa nacional, mesmo que estatal e sem competitividade, pode ser um lócus de desenvolvimento científico local.
Penso que não precisamos realmente exportar chips agora, mas ter gente que pense e desenvolva tecnologia para venda de patentes.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.