Jolla, criadora de alternativa ao Android, consegue lucrar pela 1ª vez

Notícia excelente, concorrência sempre é bom.

4 curtidas

Esse é um clássico exemplo de que existe concorrência e de que existe espaço para vários players no mercado.

O problema começa quando vem uma enxurrada de políticos tentar intervir no mercado, para criar um espaço artificial. Não vai ser desmembrando empresas grandes, que magicamente está tudo resolvido. Esse tipo de mudança parte do usuário.

Quando falei sobre esse ser um exemplo clássico, é justamente pelo fato de que o mercado amadurece e novas possibilidades surgem. A 10 anos não se via carros autônomos como um mercado, mas essa nova leva de empresas impulsionadas por este segmento, poderão ditar o curso do resto do mercado.

Hoje a tesla é referência em robótica e software automotivo, e continuam expandindo o leque. A Jolla e outras empresas tem nas mãos um potencial de fomentar ainda mais esse mercado e abraçar montadoras tradicionais, fazendo o que o Google fez com o Android no passado. A tecnologia vive de ciclos, e esse é o perigo de vir algum político e resolver nivelar o mercado artificialmente.

Nós já vimos empresas como a Nokia mesmo, passar de líder no segmento de celulares, para a completa desistência do mercado, atuando hoje apenas na parte de infraestrutura de rede. Nenhuma empresa é eterna, principalmente em tecnologia, onde a concorrência é brutal.

1 curtida

Até uma das players dominantes do mercado vir e comprar a empresa concorrente ou esmagar com táticas anti-competitivas. :man_shrugging:

9 curtidas

É o que provavelmente acontecerá com a Jolla

6 curtidas

“licenciação”?!?!

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.