Tenho um notebook Asus Gamer GTX 1050, ele tem muito espaço no disco, mas às vezes vou jogar nele, consome muito da memória RAM. Tem alguma coisa que eu possa fazer ou alguma configuração para ajustar no Windows para consumir menos memória RAM? Ou algum ajuste para otimizar o computador para quando for jogar?
O que você pode fazer é reduzir a resolução e a qualidade das texturas. Mas, sinceramente, não vai adiantar muita coisa.
Provavelmente o consumo de RAM está elevado porque essa 1050 deve ter no máximo 4GB de VRAM, então ela acaba compartilhando um pedaço da RAM para poder carregar os assets do jogo. Isso é normal.
No seu caso, o ideal seria considerar um upgrade de memória RAM. O notebook está com qual configuração de memória instalada?
Ajustes e otimizações pra reduzir o consumo de memória RAM não funciona corretamente pq vai gargalar, o ideal é fazer um upgrade para pelo menos 16GB e vai ter uma boa folga pra GTX1050 rodar os games, pois tem um % que fica compartilhado com a GPU para renderizar os jogos.
Meu Dell G3 que uso para trabalhar tem 64GB de memória RAM + processador i7 + RTX2060, nos jogos ele usa entre 10 a 15gb de memória RAM, já em determinados softwares profissionais para engenharia ele consome próximo a 50gb de RAM.
RAM é pra ser usado e não economizado.
Sim, pega um módulo de 32GB e mete no notebook… Nunca mais tu tem problema de ram. hahaha
Mas falando sério, tu tem de ir reduzindo a qualidade das coisas no jogo.
Vim comentar exatamente isso.
Se você está tendo problemas por estar faltando RAM, isso é um problema, mas se o jogo está fluindo bem e quase toda a RAM está sendo usada, não tem problema nenhum.
Não tinha pensado nisso. O jogo até roda, espaço no disco rígido tem, mas quando jogo, o notebook ventila muito, o jogo consome muita memória RAM.
ventilar não é RAM, é processador, mas por estar jogando pode estar normal, o que vc pode fazer é trocar a pasta térmica, recomendação para notebook com um pouco de idade
RAM parada é desperdício de dinheiro.
Se o jogo esta exigindo ram, deixa ele usar, não danifica seu equipamento e é o funcionamento normal esperado.
Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.