que concorrente gente??? a loja do Android é a Play Store
não quer Android com a App Store tbm não??? não faz menor sentido essa punição aí
Exatamente por isso mesmo que existe essa briga judicial.
Google ofuscou tanto que você nem sabe que existem outras lojas por aí
Além da Amazon App Store, que parece que vai fechar justamente por falta de visibilidade no Android (exceto a linha Fire dela), temos as lojas da Samsung, Huawei e outras duas que não me lembro o nome agora…
E só pra constar, não considero o Aptoide uma loja de verdade, é só um lugar pra pegar apps piratas, mesmo que o CEO dela diga o contrário
Tenho que ficar do lado do Google nisso.
O Google não obriga ninguém a colocar o Chrome, Play Store ou Google no Android. O Android é aberto e você pode lançar um celular sem nenhum serviço do Google.
Porém, se você quiser lançar um celular Android e com os serviços do Google, você precisa seguir as regras do Google.
Tenho que ficar do lado do Google nisso.
O Google não obriga ninguém a colocar o Chrome, Play Store ou Google no Android.
"…desde pelo menos julho de 2020, o Google exigia que fabricantes de smartphones com Android incluíssem de fábrica o navegador Chrome e a loja Google Play.
Não entendi sua interpretação do texto…
Não obriga explicitamente, mas muitos componentes do GMS são tão integrados ao sistema operacional que a usabilidade de uma versão “pura” do Android fica próximo do impraticável.
Claro que existem exceções como a Huawei, mas aí é fácil você criar um ecossistema todo do zero quando tem um regime totalitário obrigando o país inteiro a fazer isso.
Na verdade ele só obriga se você quiser colocar os serviços do Google nele, como a Play Store ou Play Services.
Se você quiser lançar um celular Android sem a Play Store ou Play Services, você pode, o Google não vai te obrigar a fazer nada. Inclusive, existem vários celulares assim e até outros dispositivos que usam Android. O Fire OS do Fire Stick usa uma versão adaptada do Android que não tem nenhum app do Google pré instalado. O console Ouya também rodava Android sem nenhum app do Google.
A Xiaomi na China usa Android sem nada do Google, eles só colocam Play Store nos celulares vendidos fora da China.
Os celulares vendidos na China usam Android sem apps do Google: Xiaomi, Oppo, Vivo, Huawei, Realme, todos tem seu próprio Android totalmente customizado e eles nem usam o nome Android.
Só a Huawei que agora começou a lançar celulares sem Android.
A Amazon App Store é bem básica, mas como tem menos aplicativos acaba sendo mais fácil achar apps. Tem também o fato de que muitos jogos que já saíram da Google Play Store permanecem disponíveis para comprar na loja da Amazon, o que a torna uma mina de ouro para jogos mais antigos e inusitados.
Exceto que não poderá chamar de “Android”, que é marca registrada do Google e eles realmente te impedem de usar esse nome sem incluir os apps da empresa. Além dessa atitude de “tudo ou nada”, ou tu coloca TODOS os apps do Google no aparelho, ou não coloca nada, que é todo o motivo dessa multa do Japão (e na Europa antes…)
Muito porque os apps do Google são bloqueados lá, e por isso mesmo, legalmente não pode chamar de Android. (No máximo umas jogadas tipo “Android apps compatible” ou usar a sigla AOSP, que aí sim não é marca registrada)
Também fico, afinal a apple nem mesmo permite outras lojas além da apple store e ninguém tá punindo ela desda forma!
Inclusive google ta sendo condenado por coisas que apple faz, é como se fossem os que podem e os que não podem ao invés do que se pode e do que se não pode…
Se punissem o google por estar ferindo a autonomia do usuário dentro do sistema aí seria outra história
Enquanto isso a apple faz tudo isso daí e num vejo ninguém condenando ela nem punindo!
Ah e as donas dos sistemas operacionais de tv smart que só permitem a loja excluisva delas como ficam também??
Roku, Tizen, WebOs enfim
Eis um “concorrente”, por assim dizer:
Ênfase no trecho “aplicativos podem ser navegados, baixados e instalados […] sem a necessidade de registro”, que é onde o Play Store acorrenta o usuário: você compra um smartphone (com seu dinheiro) e quando liga pela primeira vez, decidindo por inicialmente não usar Conta do Google, vem aquela enxurrada de bloatwares (TikTok, Facebook, Magalu, etc) cujo progresso de instalação na barra de notificações indica como claramente vindo da Play Store, mas quando você mesmo abre a Play Store (para baixar os aplicativos que você quer), aparece a tela “faça login com sua Conta do Google”, enquanto isso não é feito, é impossível baixar apps, mas os bloatwares, que vêm da Play Store, esses são prontamente instalados sem necessidade de ter Conta Google.
Aí quando se fala em medidas antitruste, há pessoas que defendem as Big Techs. com alguns argumentos bem previsíveis:
-
“Comprou porque quis”: será que mundo que tem um smartphone tem porque sempre quis ter um smartphone espionando e controlando a própria vida? Eu não quis smartphone, fui obrigado a ter um porque fui obrigado a ter o Whatsapp. Não que apontaram uma arma na minha cabeça, mas se eu não o fizesse, eu cairia ainda mais no ostracismo social. Como “vivo em sociedade” (algo que também não escolhi), sou coagido a concordar com os desígnios da tal “sociedade”.
-
“Está usando Android porque quer”: será que todo mundo tem uma árvore de dinheiro pra comprar e importar um Librem Phone, que sequer será capaz de instalar e rodar um “Carteira Digital de Trânsito” ou “Conecte SUS” do Gov.br (veja que não estou falando de bancos ou produtos sobre os quais poderia se argumentar “criou conta lá porque quis”, mas sim de coisas governamentais, muitas vezes de porte obrigatório)?
-
“Se você está usando os serviços da Google, tem que aceitar as condições deles”: então não é “livre mercado”, é tecnofeudalismo mesmo, autoritarismo do capital, abuso do poder econômico e tecnológico. Autoritarismo por autoritarismo, vamos ver quem tem mais culhões, o Estado autoritário ou as Big Techs autoritárias (eu torço é pela briga mesmo, nenhum dos dois presta; como diria John Kramer: “que os jogos comecem”)
-
“Não quer Android com App Store também, não?”: eu não, dispenso, mas quem quisesse podia ter tal opção. Tem muito app, aliás, que só tem para iOS, e seria interessante uma camada de emulação tipo o Proton da Steam, para rodar apps do iOS no Android ou, vice-versa, rodar apps do Android no iOS. Na realidade, seria mais interessante ainda é que apps não fossem presos a um walled garden específico, e frameworks como React Native e Cordova pudessem criar um app totalmente agnóstico à plataformas. Mas, acho que é pedir muito dos CTOs, CEOs e acionistas do “livre mercado”.
Lembre-se: bilionários não são seus amigos. Sundar Pichai (ou Tim Cook, ou Satya Nadella, ou Musk, ou qualquer outro) nem sabe de nossa existência, além dos nossos anônimos números e métricas que alimentam o banco de dados que ele controla.
Mais ou menos. Acer tentou em 2012 lançar um celular com o Allyun OS (hoje AliOS) da Alibaba (que é um fork do AOSP) e o Google usou a Open Handset Alliance como arma para impedir (cláusula contratual que impede).
PS: esse site da OHA é tão 2009…
Eu não concordo com monopólio de forma alguma, ainda mais uma gigante controladora. Mas a concorrência é muito ruim para bater de frente ao Google. Nem os chineses conseguiram ainda.
Então amigo, o problema é que uns 80% dos aplicativos não funcionam sem o serviços do Google, como o Strava ou Deezer que simplesmente não abrem se o telefone não tiver o Google Play Services. E os aplicativos bancários que não abrem se o usuário usar uma rom que não seja ‘‘original’’? como é que fica?
Tecnicamente o Android nem tem uma loja de aplicativos oficial né? pois a Play Store é uma loja de aplicativos que o Google criou e meio que obrigou a todos os usuários a utilizar, certo? Mas você sabe que existem outras lojas alternativas como a F-Droid, né?
-
Amazon Appstore: Uma loja de apps reconhecida pelo Google, que vem pré-instalada em alguns dispositivos
-
Aptoide: Uma loja de aplicativos Android independente e de código aberto
-
Samsung Galaxy Store: Uma alternativa pré-instalada em dispositivos Samsung
-
Uptodown: Uma loja alternativa de aplicativos
-
F-Droid: Uma alternativa à Google Play Store
-
GetApps: Uma alternativa à Google Play Store
-
APKMirror: Uma alternativa à Google Play Store
-
GetJar: Uma alternativa à Google Play Store
-
SlideMe: Uma alternativa à Google Play Store
-
AppBrain: Uma alternativa à Google Play Store
-
GetAPK: Uma alternativa à Google Play Store
Ela não obriga o usuário a a baixar, mas obriga as empresas a deixar os app Google instalado.
Foi isso q a matéria falou.
Quanto a concorrentes tem esse ls a cima e virão mais quando mudar a forma q o Android vem instalado.
Lendo os comentários deu pra perceber que Apple e Google não só monopolizou seus sistemas e apps como também monopolizou a mente da galera.
Esqueceu que Estados Unidos quem negou Huawei de usar Gapps e quase não permite o Android também? (Só não conseguiu esse feito pq Android é livre)