Já pode deixar o dinheiro separadinho: as Caixinhas do Nubank estão liberadas

Acho que o Nubank deixou de ser uma opção de rendimento imediato a bastante tempo. Sinto que o IOF aumentou.

Enquanto isso, vou me virando com o Iti. MAS, como toda carteira digital é uma “caixa de pandora”, não posso deixar tudo num lugar só.

Edit: Aproveitem enqunto o Itau Iti continua rendendo no modelo atual, porque isso vai durar para sempre. Assim como o Nubank o fez.

3 curtidas

Migrei pro Iti depois que o Nubank mudou a política de rendimento da conta, mas a falta de agendamento de pagamento tá me estressando já.

1 curtida

Não aumentou. O que mudou foi que o dinheiro fora das Caixinhas só rende se ficar no mínimo 30 dias.

1 curtida

Alguém sabe me dizer se guardar nessa caixinha precisa tá declarando no Imposto de Renda depois?

Meus 2 cents, hoje só existem 2 jeitos de guarda dinheiro no nubank que renda todo dia a partir de 1 dia de carência e que o saque seja imediato a qualquer hora do dia. As 2 opções são o antigo “dinheiro guardado” e a caixinha sugerida como reserva de emergência. Esses 2 modos caem no depósito de RDB imediato que é o unico que é instantaneo pra depositos e retiradas em qualquer horario do dia a qualquer dia.

As outras caixinhas que você criar por mais que escolha objetivo de curto prazo vão fica no máximo com o RDB rápido que é uma modalidade que saca e deposita no mesmo dia (movimentação precisa ser feita até as 14hs e movimentação é realizada de fato lá pelas 18) isso em dias comerciais passou do horario fica para o próximo dia util. Mas de toda forma já são 2 locais, antes só tinha 1.

Se planejando legal da pra montar 1 pra reserva de emergência e outro pra algum outro objetivo de curto prazo que você queira.

Declara normalmente. No informe de rendimentos eles certamente vão colocar o valor global do que está no Nubank. A não ser que cada caixa seja uma espécie distinta de aplicação (o que não é).

Minha preocupação com isso diminuiu quando neste ano fui preencher o IR no método online e já veio tudo automaticamente.

O timing é muito importante. Como o ITI lançou as METAS antes, migrei muita coisa para lá e não quero ter o trabalho de mudar sem uma justificativa plausível.

1 curtida

Se você já declara IR, com toda certeza precisa declarar.
Mas se você não declara, quase certeza que isso não precisará, pois deve ser um CDB que não gera obrigatoriedade.

1 curtida

Essa declaração é obrigatória pra qualquer valor, tenho nem chega 10 contos pois comecei recentemente. Ou entra naquele teto anual de ganhos estipulado pela Receita?

Como está o rendimento do Iti?

O picpay me irrita pq ele tem agendamento mas ele adora não funcionar, tanto pra boleto quanto pra pix.

Não importa o quanto você tem guardado (quer dizer, até importa, mas não valores pequenos), o que vale é o quanto teve de rendimentos tributados no ano-base.
Renda fixa / CDB num gera obrigatoriedade de declaração pois tem imposto de renda retido na fonte.

1 curtida

Não entendi muito bem o exemplo dado no último parágrafo. Isso quer dizer que o nuBank contabiliza os rendimentos só no fim do mês ?

Digo isso pois no ITI (do Itáu) o rendimento (que também é de 100% do CDI) é diário, você abre o app no outro dia de manhã e já vê quanto rendeu.

Só no fim do primeiro mês do depósito. A partir disso, é sempre diário.

1 curtida

Minha fonte até o momento é CDB, não tenho outras. E minha quantia investida também não é alta. Então a priori não preciso me preocupar

Como está o rendimento do Iti?

100% do CDB com liquidez diária.

1 curtida

Fonte que eu falo é salário e tals.
Porque, considerando que CDI está em torno de 13% ao ano, e você disse que não tem 10 mil, dá em torno de R$ 100,00/mês. A não ser que você seja sustentado por alguém, aí tudo ok.

Se você teve rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 (os rendimentos tributáveis incluem, exemplo salário, pró-labore, rendimento de MEI (não lucro) ou pensão, tem que declarar independente de ter investimentos com renda ou não.

Se você entrar nessa categoria, precisa declarar não só esse rendimento (seu salário, por exemplo), como também todos os outros investimentos que você tem, independente de ser investimento em renda fixa (CDB, Tesouro enda Direto, LCI/LCA, etc) ou renda variável (ações, FIIs, etc). Nesse caso, o valor que você tem e o rendimento que consegui nas caixinhas do Nubank também precisam ser declarados.

Tem outras coisas que fazem com que um cidadão seja obrigado a declarar o IRPF.
No site da RF tem bem explicado quais as condições (na seção “Você está obrigado se:”).

2 curtidas

Tentei ir pro Iti, mas por não ser um banco é complicado. O limite máximo de 10 mil por dia de transações é piada e entrando em contato com o chat dizem que não podem aumentar pois é o limite que o BC destinou ao Iti.

Fora que o aplicativo e o cartão são todo coloridinho e bem chegay, poderia ter uma cara mais séria (que até no PicPay tem).

Deletei e fico sem rendimento diário mesmo.