Itaú faz Pix em dobro e processa bancos para recuperar R$ 1 milhão

Originally published at: Itaú faz Pix em dobro e processa bancos para recuperar R$ 1 milhão – Finanças – Tecnoblog

Itaú processa Nubank, Inter, Bradesco, Santander e outros por não devolverem Pix em dobro; Banco do Brasil recorre na Justiça

A sorte do Itaú é que nos primeiros dias as pessoas faziam apenas testes, normalmente enviando pequenos valores. O prejuízo poderia ser bem maior.

3 curtidas

Quem garante que isso não acontece ainda?
E o tal erro sistêmico era o quê? Foi consertado?
Tenho feito pix de valores acima de 5000 com certa recorrência e nunca tive problemas.
Mas esse tipo de coisa deixa a gente desconfiado.
No caso da transferência em dobro, o dinheiro a mais sai de onde? Da conta de quem fez a transferência?

Muita coisa a ser respondida…

2 curtidas

Para tarem pedindo que devolvam o dinheiro no mínimo o Itaú teve de cobrir esse valor caso tenha saído da conta do cliente.

Acho que não deviam devolver nada, deveria fica como punição ao Itaú pela incompetência em gerenciar o seu sistema de transferências bancarias.

4 curtidas

Basicamente, após o destinatário ser “reconhecido” o Itaú pegava o valor que o cliente ia transferir e fazia “valor+valor”. O que não fica claro é se eram 2 transferências idênticas ou apenas 1 no valor maior.

Do banco, do cliente saía apenas o valor informado correto.


Eu também acho que não deveriam devolver e ainda fazer o Itaú arcar com todas as custas processuais. É uma falha deles, culpar os bancos destinatários abriria precedente pro culpado jogar a responsabilidade sobre os outros.

2 curtidas

A princípio também é considerado crime se você recebe dinheiro a mais e se recusa a devolver, desde que o emissor comprove que foi enviado a maior, neste caso a saída da CC de origem é a metade do recepcionado.
Mas não resta dúvidas que o ato do Itaú processar outros bancos para corrigir seu próprio erro é algo absurdo, o correto seria ele ir atrás do clientes e negociar com eles, afinal quem recebeu a maior foi o correntista e não os bancos.

O Itaú, de 2014 pra cá, parece q deu uma avacalhada boa…mesmo com seus lucros astronômicos…
Até então, era um dos bancos mais modernos e eficazes - acho até q ainda é, mas antes não se ouvia essas pisadas de bola do banco.

Itaú tem que assumir seus erros e ficar de boa aí.

1 curtida

Privatiza logo esse banco! A iniciativa privada é muito mais eficiente.

Contém ironia.

3 curtidas

Itaú faz merda e pede socorro do estado (porque a justiça também faz parte do estado) para resolver algo que ele foi o único culpado de acontecer. Adoro pessoal pedindo menos estado e correndo pra ele te salvar.

2 curtidas

“A empresa entrou em contato com alguns de seus correntistas para que eles pedissem aos destinatários a devolução do valor duplicado”

O cliente paga pra utilizar os serviços de uma instituição bilionária e por falha dela ele ainda tem que correr atrás do dinheiro do banco?

HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHA

É muita cara de pau. Fosse comigo eu falasse foda-se. Se virem.

E não duvido que esse prejuízo recaia sobre o cliente que terá que tirar do seu, para cobrir o erro do bando, que duplicou.

Se o funcionário desenvolvedor do Itau errou ao desenvolver a funcionalidade, o itau não pode culpar os outros bancos por uma falha sua. Deve arcar com os custos pois o erro foi 100% seu.
Uma hora dessas o dinheiro ja evaporou.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.