Banco nunca foi lugar para buscar investimentos e agora com IA integrado menos ainda.
Cai quem quer no conto do gerente regido pela IA kkk
COE, Fundo de investimento com taxa alta de administração, uns CDBs com uns prazos malucos, às vezes de instituições desconhecidas.
É isso…
Isso não é uma crítica ao pessoal tech do Itaú, q são altíssimo nível, mas ao padrão de coisas que um bancão oferece para o cliente médio.
Minha irmã pediu pra gerente uma dica de onde investir uma grana que ela tinha, ela colocou 20k em um investimento que vencia depois de 10 anos pois a gerente disse que ele tinha um excelente rendimento, mas a gerente disse que ela poderia sacar antes se quisesse, porém, se ela sacasse antes dos 10 anos perderia o rendimento.
Anos se passaram e o rendimento foi abaixo da inflação, se ela decidisse resgatar esse dinheiro antes do prazo teria uma taxa altíssima, além de perder todo o rendimento iria pagar uma multa, então ia sacar menos de 20k. A única saída pra ela foi transferir esse investimento pra outro banco.
Os 10 anos terminaram no ano passado e ela sacou 31k, se tivesse colocado em uma renda fixa (que pode sacar a qualquer momento) teria resgatado pelo menos uns 40k.
Nós, sardinhas (apelido dado pelos tubarões do mercado) temos que ir no básico.
De 6 meses a 1 ano de gastos mensais em algo conservador, como um CDB de liquidez diária, a pelo menos 100% do CDI em banco sólido.
E depois começamos a diversificar - um CDB ou LCI/LCA um pouco mais arrojado, mesmo sem liquidez (que eu, particularmente, morando no Brasil, penso em prender em no máximo 1 ou 2 anos, considerando a instabilidade desse país).
Eu poderia citar previdências privadas, pensando no futuro, pois é um investimento que tem reduções de IR acima dos investimentos comuns de renda fixa. Mas a maioria rende menos que o CDI.
Depois dessas 2 primeiras etapas, a gente vai repensando - se consegue investir em outros ativos como imóveis (caso a se pensar muito calmamente, pois a liquidez é baixa e a chance de entrar em roubada mal localizada é grande).
Mas disso tudo, o ideal é essa reserva de emergência pra, digamos, emergências, como desemprego, um problema médico inesperado, algo que quebrou em casa, coisas assim. Dá uma paz de espírito enorme.
E continuar lutando…
Minha reserva de emergência me salvou em 2023, eu fui demitido e fiquei quase um ano sem trabalhar. Nesse ano eu até viajei estando desempregado pois já tinha combinado de viajar, só consegui fazer isso por ter juntado uma boa reserva de emergência. Desde que voltei a trabalhar estou aos poucos refazendo minha reserva, mas agora meu salário é menor e tudo ficou mais caro.
Até 2023 eu investia mais de 2k por mês, agora não consigo investir nem 500 reais.
Haja COE para empurrar.
Todo mundo tem que fazer um reserva de emergencia mensal, nem que seja 100 reais se vc ganhar um salario minimo. O mundo é simplesmente muito instavel. Hoje voce investe 500 mas isso pode melhorar. Pelo menos cabeça voce tem.
Eu caí no COE, assim como minha familia. Na epoca nao entendiamos muito. Sai no zero a zero depois de 2 anos por resgatar antes do prazo. Podia ter saido pelo menos com uns 10 % de lucro se tivesse colocado em RF, mas a XP adora enfiar essa ■■■■■ pra quem nao entende.