iPhone sem entrada de chip? Apple pede que operadoras se preparem até 2022

1 curtida

Vai ajudar bastante na redução de fraude, ainda mais quando a pessoa não coloca senha no SIM card e tem redefinição de senha por SMS etc,

9 curtidas

Acredito que também ajudará bastante no quesito furtos/roubos de iPhones, pois remover o chip físico não mais, e por incrível que pareça é a primeira ação a ser feita após o ato kkkk

2 curtidas

Sim fora o fato de poder registrar vários chips no ESIM
Posso deixar ali salvo um chip BR principal (vivo Easy)
meu chip BR backup (queria que a Tim tivesse um plano tipo vivo easy
Chip Estrangeiro para quem viaja

Trocou de iPhone basta transferir para o proximo .

2 curtidas

Tenho minhas dúvidas. SIM Swap é um golpe que normalmente tem participação de gente de dentro da operadora. Sem precisar de um chip físico pra ativar a linha, vai ser ainda mais fácil pros bandidos.

1 curtida

Confesso que também pensei neste mesmo cenário…
Vejo pelo menos por um lado positivo, a Apple adotando isso de forma oficial e padrão a partir dos próximos lançamentos, todo o mercado seguirá e vamos torcer para que as operadores melhorem este processo interno no quesito segurança…

1 curtida

na verdade o Sim Swap o cara falsifica tua Identidade e vai la e recupera
no caso as operadoras, pelo menos a vivo tão usando muita biometria facial justamente para evitar esses problemas .

Ponto 1 do Esim é impossibilidade de retirar o chip, de tb conseguir desbloquear o aparelho através de recuperar contas pelo SMS.

2 curtidas

Não necessariamente. Existem casos de SIM swap onde há participação de funcionários das operadoras: criminoso paga algum funcionário que tem acesso a troca de SIM e este muda seu número para um chip em posse do criminoso.

Isso pode acontecer com chip físico ou e-SIM.

1 curtida

Também, um dos motivos que tive foi acabar com todo recovery por SMS
Apple ID recupera email XXX@icloud.com (somente para os produtos apple)e uma conta google.
o resto tudo com 1password.

É o jeito, até porque SMS não é um protocolo seguro, havendo SIM swap ou não.

Eu tô aqui é imaginando o iPhone sem porta nenhuma. Como vai ser a emissão do som?

2 curtidas

Não entendi. O Apple ID e a conta Google você deixa ativada a verificação em 2 etapas por SMS?

Aqui eu uso 3 mídias externas pra salvar os códigos de recuperação, incluindo um arquivo do KeePassXC contendo todos os OTPs, criptografado (ext4 LUKS). Só que eu fico pensando: se minha casa pegar fogo ou os pendrives forem destruídos por qualquer outra força maior, como eu vou recuperar minhas contas?!

Auto falantes embaixo da tela.

3 curtidas

Já passou da hora de o eSIM estar presente nos celulares, removendo as portas para SIM Card.
Porém, no Brasil, muitas operadoras condicionam a ativação do serviço a planos pós-pagos ou tentam dificultar ao máximo a adoção do eSIM por razões de infraestrutura operacional.
Outra questão que tenho sobre o eSIM é como remover um número cadastrado nele.

Tu vai ter de fazer um furo para usar o fone de ouvido que nem no 7… hahaha

1 curtida

Eu uso 2Fa com o 1password (MacBook, Linux e Iphone)
O 1pass gera os códigos tb
Ando pensando em adquirir tb a Yubikey para algumas coisas importantes que possuo.

1 curtida

Remover o numero (no proprio gerenciador do IOS permite apagar) depois obviamente tem que cancelar com a operadora se quiser.

Vivo, Tim e Claro já oferece o ESIM para qualquer plano Pre, controle e pós.

Voltamos a 20 anos atrás, quando para mudar de número tinha que ir com RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, Exame de Fezes e tudo mais, para poder ativar uma linha… e-SIM eh a morte da tecnologia SIM e volta ao CDMA (aquela, perdeu o celular, perdeu o número e vice versa. E não tem essa de “ain, eh tudo pela internet” jamais será como chegar numa cidade onde sua operadora não funciona, comprar um chip na rodoviária e usar.

3 curtidas

A ideia era você nem precisar ir na rodoviária comprar. Bastaria baixar um app e facilmente baixar outro eSIM. A T-Mobile faz isso nos EUA. Vc baixa o app, se cadastra e o próprio app faz a instalação do eSIM.

Aqui no Brasil já é possível comprar nas 4 grandes operadoras independente do plano que estiver.

Se te condicionarem a venda, é culpa dos vendedores mesmo.

Ah, e não é só no Brasil que o eSIM é capenga. Na maior parte do mundo o eSIM ainda é mal adotado. Nos EUA até pouco tempo atrás as operadoras bloqueava o eSIM do celular e nem permitia baixar outros chips.

5 curtidas

Essa parte ainda tem muito atrito. Muitos vendedores se quer sabem sobre e-SIM, acham que está falando de coisa de outro planeta, isso quando não cobram pra te entregar o QRcode.

Já é um parto pra migrar do físico para o e-SIM, e mais difícil ainda é ter que migrar esses dados sem ter que enfrentar uma fila na loja novamente, quando trocar de aparelho.

Tenho minhas dúvidas se esse lance de e-SIM vai ser global logo no primeiro ano. Acredito realmente que vai ter uma segmentação por país. China que é o maior mercado na Ásia pra Apple, os dois SIMs são físicos. No Brasil não sei a quantas anda a adoção de e-SIM para as operadoras já estarem se preparando para vender apenas iPhones sem bandeja física, mesmo que apenas na linha Pro de primeiro.