iPhone no limite: gráfico mostra redução em ganho de desempenho de chips

É por isso que a posição da câmera mudou, alguma coisa tem que mudar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

11 curtidas

Só um adendo, continua 5nm, mas usando um novo processo de manufatura aprimorado, N5P e ainda atrelado ao ARMv8.

Como já falei outra vez, a Apple não tem problema em entregar desempenho, quem tem problema em sustentar o desempenho é o iPhone. Quando chegar no limite do que consegue prover, sem alterar o design térmico do iPhone, ela vai partir para soluções agressivas de dissipação térmica. Até lá, para que queimar essa carta, se ainda é líder em desempenho mobile.

Lembrando que o SD tem 8 núcleos, o A15 apenas 6, e consegue ser mais potente. E já vimos o que ela consegue entregar com apenas 8 núcleos no M1. Porém como disse, o iPhone hoje não tem design térmico para suportar esse desempenho extra.

Óbvio que fazer matérias desse tipo rende, o mundo inteiro está repercutindo essa manchete. Esse é o novo “a Apple vai falir”. Daqui dois meses a Apple faz um evento pra apresentar o M1X e todos ficam impressionados com o desempenho …

5 curtidas

kkkkkkkkkkkkkkkk nem dá para dizer que você esta errado.

@Douglas_Knevitz você defende demais a Apple kkkkkkkkkk

10 curtidas

Também acredito ser esse o gargalo. Desempenho os chips da Apple entregam de sobra, agora o negócio é ela não querer engordar os iPhones colocando dissipação de calor e mais bateria pra aguentar. Truqueira demais!

1 curtida

Foi o que notei kkkk

1 curtida

Exato. Colocar 5Ghz e fazer uma bestafera de desempenho é fácil. Mas e a bateria? E o arrefecimento? Os chips hoje tem que fazer mais e mais quase que com os mesmos limites. Pelo mesmo motivo a lei de Moore não funciona mais.

Estou ansioso pra ver o que o ARMv9 vai permitir fazer ano que vem no A16 e no M2.

Até o do ano passado é melhor que todos os Android. Não tem o que evoluir muito mesmo. Se nem as concorrentes consegue bater o A14, quem dirá o A15 com pouca evolução.

Me responde uma coisa, tu trabalhas na Apple, ganha grana pra fazer merchan pra marca ou algo assim? Porque sempre que eu vejo alguma coisa sobre a maçã, sempre tem comentários teus enaltecendo ou justificando alguma coisa em favor da marca.

7 curtidas

Bater em números é uma coisa. Na prática (que é o que importa) a diferença é irrisória. E tal diferença tem, cada vez mais, diminuído, diminuído…

O ponto é simples, o futuro chegou, estamos com chips tão bons que está cada vez mais difícil fazer algo ainda melhor. Não digo que alcançamos um teto, mas que o processo está a cada dia mais complexo e lento.

Enquanto isso o objetivo é melhorar outros aspectos, como o @Douglas_Knevitz mencionou, há muito o que evoluir na dissipação térmica, além de haver inúmeras outras possibilidades de rearranjo de núcleos e componentes na base ARM para criar chips superiores.

2 curtidas

Mas aí não precisa atacar o cara né.

2 curtidas

Dissipação térmica em smartphone é muito limitado, não tem muito lugar para dissipar, o jeito seria ter novos materiais e bateria que não fosse tão sensível ao calor.

Olhando por outro lado, a impressão que tenho que o problema térmico deve ser o maior problema na evolução do chip arm, posso estar errado, mas a impressão é essa.

1 curtida

Concordo com essa linha, e acho que está aí a nova corrida para as empresas de chips brigarem pela liderança.

Comparado com x86 onde correm Intel e AMD, existe menor dificuldade no controle térmico dos chips ARMs, tanto que smartphones e agora computadores podem ter processadores sem ventoinha.

Talvez com o avanço da tecnologia seja possível romper performances maiores com sistemas de resfriamentos miniaturizados, mas até lá vão ter que trabalhar a criatividade com dissipação passiva.

1 curtida

Não acho. A longo prazo, faz diferença sim. Um iPhone com 4 anos de uso comparado com um Android do mesmo ano com a mesma idade de uso, flui e roda melhor. Por experiência própria.

Qual é o sentido de colocar mais bateria sendo que ela com menos, atualmente, dos tops de linha, ela está se saindo melhor?

A experiência aqui é o contrário. Eu até concordo ctg num certo ponto, porém esses problemas ficaram lá em 2015. Androids evoluíram muito de lá pra cá.

1 curtida

Tanto Apple (sobretudo) quanto Qualcomm estão muito a frente em desempenho das reais demandas de apps e funções nos aparelhos móveis topo de linha, e não veria o porque buscar acelerar mais a buscar frenética por mais desempenho bruto, que acaba envolvendo diversas questões. Por sinal, os próximos anos deve ser com foco maior em conectividade, recursos extras e eficiência térmica, e ganhos marginais em CPU.

1 curtida

Hummmm sim, mas mesmo com os atuais de dois anos atrás, pois os recentes ainda não da pra opinar, fica bem sofrível dependendo do uso da pessoa. Mas eu sinceramente, pelo menos por parte da Apple, nem sei onde que ela iria evoluir tanto assim tão rápido. Acho que se ela usasse até o chip do ano passado mas só aumentando a RAM ( ja que ela não aumenta de propósito) os Android atuais ainda levariam um pequeno banho dela. Eu destesto essa bagunça da Samsung por ex de usar Exynos e Snapdragon. Aí no Brasil o seu note é Exynos né? Aqui o meu ta equipado com Snapdragon. Torço muito pro Exynos dar certo. Samsung precisa parar de preguiça e investir bilhões em pesquisas pra ele se destacar.