iPhone desbloqueando com máscara (sem Apple Watch)

Não possuo um apple watch e meu iphone 11 começou essa semana a desbloquear com uso de máscara pelo face-ID… o de mais alguém ta fazendo isso? to com receio de seu pau do celular

Aqui, 11Pro, continua bloqueando normal.

2 curtidas

As vezes pode desbloquear normal, algumas máscaras quando preservam o formato do nariz ou outros atributos que o algoritmo considere suficiente, o desbloqueio funciona.

2 curtidas

deve ser isso entao… pq antes pedia pra tirar a mascara, mas agora ele ta desbloqueando normal… mas testando com outra pessoa de mascara nao desbloqueia, faz apenas comigo… entao deve ta tudo certo acho :grin:

Eu acho isso muito absurdo por parte da Apple, pelo jeito ainda vamos ter que usar máscara por mais uns bons meses/ano e ainda sim ela não pensou em uma solução inteligente pra resolver esse problema. Só pra quem tem um Apple Watch.

Nem pra ela inventar um método de escaneamento parcial (nariz pra cima)+ outra senha de 4 dígitos, sei lá, mas ficar tendo que digitar a senha em público pra não arriscar a saúde de outras pessoas é muito inconveniente.

E o problema não é só para desbloquear o iPhone, mas pra instalar aplicativo, abrir algum app com biometria ativada, etc.

Patentes ela tem te todos os tipos, e até teve rumor que os engenheiros já estavam testando protótipos usando o novo módulo, mas que não tinha data definida de quando sairia o release

Melhoraram o algoritmo, melhoraram, porém é algo tão complexo e como envolve segurança, o mais provável mesmo é que só resolvam aparar essas arestas em uma nova geração do hardware do FaceID, exclusiva do próximo iPhone. Até hoje o iPhone não reconhece 360°, mas o iPad, sim. Nesse caso pra mim é um exemplo de má vontade.

O TrueDepth compõem os sensores do FaceID + a câmera SRGB, câmera essa que usamos pra selfie, tem o mesmo sensor desde o iPhone X, só mudou o conjunto óptico ao longo das gerações e veio tendo intervenções de software e a nível de ISP.

Os rumores falam que teremos a primeira grande atualização desse conjunto no iPhone 14, tendo todos os componentes da frontal atualizados profundamente, me parece bem Apple like deixar pra fazer esse update no 14, de como o algoritmo lê as porções da face, tosco, mas é a cara dela. Mas certamente esse novo conjunto será bem mais capaz.

Até teve tutorias ensinando o algoritmo a reconhecer máscara. Tinha que fazer uma leitura extra de aparência alternativa, com metade da máscara cortada e ir encimando o algoritmo depois. Cada vez que ele errava, deveria inserir a senha para confirmar ser você, ele passar a aprender. Tem alguns tutoriais variados no YouTube.

Nunca me apeguei a isso, mas percebo que algumas máscaras preservam melhor a estrutura da face que outras, nessas a taxa de desbloqueio é maior. Até o tecido deve influenciar, já que até certo ponto o infravermelho consegue ler através do tecido. Assim como óculos de sol, aceita alguns modelos, outros não.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.