iPhone com RCS: Apple surpreende ao aderir a sistema rival de mensagens

Finalmente! Não que vá fazer muita diferença aqui no Brasil…

11 curtidas

Para os estadunidenses será ótimo… pro resto do mundo tanto faz kkkk

8 curtidas

Muito bem, Apple. Agora diga com a voz aveludada: ‚Äúsenhora Uni√£o Europeia‚ÄĚ

12 curtidas

Por livre e espont√Ęnea press√£o.

11 curtidas

Ali√°s, tenho uma d√ļvida sobre o protocolo‚Ķ as mensagens enviadas pela operadora e pelos n√ļmeros de 5 d√≠gitos v√™m por RCS para quem tem aparelho compat√≠vel, ou continuam vindo pelo bom (:thinking:) e velho SMS?

1 curtida

A uni√£o europeia tem mais poder que o FTC kkkkkkkkk, isso mostra como o governo do Estados Unidos j√° n√£o tem poder nenhum sobre as empresas privadas

6 curtidas

FTC raramente usa o seu poder, ultimamente, até a Anatel tá exercendo bem mais

apple t√° cedendo muito, nem parece a Apple

6 curtidas

se elas usam o protocolo pra enviar mensagem você receber por ele também (isso se vc também tem), mas pelo que vi aqui, os poucos sms que recebo são simples, sem firulas, então se usam, não faz diferença

1 curtida

Apple ta adicionando suporte ao RCS pra ser o protocolo universal e n√£o ter que abrir o iMessage.

Sinceramente não fará diferença pois só nos EUA/Canadá que usam iMessage/SMS.

Resto do mundo j√° migrou pra apps faz tempo, seja WhatsApp, Telegram, KakaoTalk, Line ou WeChat.

Já fiz teste de mandar SMS pra várias pessoas e ninguém leu ou sequer respondeu, SMS só serve pra receber 2FA e SPAM.

6 curtidas

Austrália também é SMS

Na época que o SMS seria uma boa saída, as operadoras cobravam muito caro para enviar mensagens.
Em meados dos anos 2000 eu me perguntava pq um sistema t√£o bacana era t√£o mal explorado pelas operadoras! Tinha que entrar no site da Oi para mandar SMS sem pagar.

Me lembro dessa época… realmente era bem estranho. Me lembro de utilizar uma aplicação chamada JSms que dava pra enviar sms pra várias operadoras e inclusive vários de uma vez só.

1 curtida

Uma parte interessante é que aparentemente a criptografia de ponta a ponta do RCS utilizado exclusivamente no Google Messages é propriedade do Google. Ou seja, o O RCS ainda não oferece suporte à criptografia de ponta a ponta por padrão, foi o Google quem adicionou no seu próprio aplicativo e não abriu essa criptografia para ninguém usar (apesar dele dizer que essa criptografia é baseada no Signal).

E a Apple disse que n√£o vai usar nenhuma tecnologia propriet√°ria no RCS dela.

Das duas uma, ou a GSMA vai adotar uma nova criptografia de ponta a ponta universal para qualquer aplicativo RCS usar (talvez o pr√≥prio Google abra o c√≥digo usado no Google Messages ou a GSMA resolve utilizar o protocolo Signal sem modifica√ß√Ķes) e que seja de c√≥digo aberto e livre de licen√ßa, ou vai deixar como √© hoje e a comunica√ß√£o com o RCS da Apple ser√° sem criptografia de ponta a ponta.

Muita coisa ainda vai acontecer nos pr√≥ximos meses em rela√ß√£o ao RCS depois desse an√ļncio da Apple.

3 curtidas

Posso estar errado, mas o RCS só vai aumentar a capacidade do SMS para sair do básico, já que MMS ninguém usa mesmo.

A criptografia vá continua sendo da operadora do jeito que é hoje.

Ja criptografia de ponta, essa pode esquecer, precisaria de uma abertura e simbiose que as duas n√£o estariam em querer, ainda mais com outras fabricantes de celulares no meio.

1 curtida

EUA e alguns países europeus.

Pelo o que eu entendi o RCS tem v√°rias fun√ß√Ķes que elevam a qualidade de uma mensagem SMS/MMS. Obviamente que n√£o chega ao n√≠vel de whatsapp e outros servi√ßos via internet, mas j√° melhora muito para quem depende de SMS.

Em relação a criptografia de ponta a ponta, acho que a GSMA vai adotar algum padrão de criptografia. Talvez o próprio google abra o código da criptografia do google messages. Até porque não faria sentido para o google a criptografia ser de ponta a ponta só entre usuários do google messages e não para usuários do iphone, que é a grande briga e o grande esforço do google há anos. Para ele, quanto mais universalizado, melhor.

2 curtidas

a criptografia de ponta a ponta que eu vejo que vai ter muita dificuldade, vai ser um padr√£o em cima de sistema operacional, celulares, smartphones e operadoras de todos os lugares do mundo.

o padr√£o tem que ser mais b√°sico

Pra quem se interessar, as especifica√ß√Ķes para utilizar o padr√£o universal proposto pela GSMA est√£o aqui.

Em resumo, o RCS é só um SMS melhorado. Não chega nem perto do que já temos com o iMessage, muito menos com o WhatsApp.

O √ļnico benef√≠cio dever√° ser enviar fotos/v√≠deos em maior qualidade que o MMS atual.

Inclusive, uma das especifica√ß√Ķes bem legais definidas pela GSMA √© que o RCS funcionasse mesmo com a internet do usu√°rio desligada, exatamente como temos com o VoLTE hoje em dia.

No final, esse aplicativo do Google Messages t√° mais pra um app propriet√°rio que, por acaso, envia RCS do que um app de RCS em si :joy:

O que teremos no iPhone, se seguir a risca o GSMA, deve ser bem limitado, principalmente quando a gente compara ao Google Message. Porém só no final de 2024 pra termos certeza disso haha

3 curtidas

Então, o RCS no Android também funciona no aplicativo de SMS da Samsung, nos celulares Samsung. Não sei o que muda em relação ao do Google. Mas aparentemente funciona igual…