iPhone 6s e SE original entram em "grupo de risco" e podem ficar sem iOS 16

Mesmo que esses aparelhos ainda recebessem o iOS 16, continuariam bastante defasados. O hardware já não mais suporta as últimas funções e recursos da última atualização. A bateria de um aparelho desse (se ainda for a original) não deve passar meio dia longe da tomada com uso moderado. As câmeras já não são tão boas como as dos aparelhos atuais e, mesmo sendo um iPhone, deve sofrer engasgos e lentidão até dizer chega.

Ou seja, a longevidade de um aparelho, com boas condições de usabilidade, com ou sem atualizações é de, no máximo, 4-5 anos. Passou disso, pode receber atualizações até dos servidores de Star Trek que não vai fazer o bichinho “viver bem”. Atualizações de segurança, blz, mas de versão, nem a Apple é capaz de manter a otimização em aparelhos tão antigos.

Sim, eu sei, que pode haver alguns que vão brotar dizendo que o aparelho tal e tal de 6-7 anos atrás, dos seus amigos, tias, primos, namoradas, ainda funfa bem, mas não. O cérebro se acostumou com a degradação de fluidez gradual do sistema. Ou seja, pouco a pouco ele foi ficando mais lento e não se percebeu. Coloca em comparação com algum atual pra você notar a penca em que ele está (ou mesmo compare com algum vídeo da tela dele, se o tiver feito, da época que você comprou).

É sobre isso… ^^

9 curtidas

Na real, o iPhone 8 me salva (e muito!). Uso moderado de redes sociais (ZapZaperson, Telegram, Instagram, Tuíter e YouTube), além de ver e-mails, telefone, anotações etc.

O fato de ainda ter atualizado o sistema e eu só ter que me preocupado em carregar duas vezes ao dia é mais importante do que eu ter que usar um cartão de crédito emprestado, ou ficar sem colocar combustível (R$8,00) no carro pra poder resolver os problemas da vida [edit pq esqueci de digitar isso. kkk] pra comprar um smartphone mediano.

Nem sempre é sobre isso, pra maioria das pessoas é sobre não ter dinheiro mas ainda assim usar um celular confiável e atualizado.

2 curtidas

Só DUAS vezes ao dia…

Pera, o q um iphone atualizado tem a ver com comprar um smartphone intermediário e abastecer o carro?

Celular confiável qualquer um é, o problema é a pecinha que segura ele.
Atualização se vc perguntar pros usuários tenho ctz q a maioria nem vai saber qual versão do iOS está usando, não é por isso q elas compram não.

3 curtidas

Mas o meu ponto nem foi nesse teor de não se poder comprar outro aparelho. Falei do aparelho em si, objetivamente.

Vou ilustrar de outra forma: tanto você, que possui um iPhone 8, como alguém que possui um Galaxy S8, estão bem servidos de celulares com um desempenho levemente considerável, que dá pra tocar o rumo. É claro que isso, antes, tinha uma disparidade maior, mas hoje a Samsung já dá 4 anos de atualizações de versões e 5 de segurança. O suficiente pra um ciclo de vida comum de um smartphone. Passou disso é óbvio que ele vai ficar defasado, em versão e segurança. E mesmo que se colocasse mais 1-2 anos de versões, a diferença de desempenho e as novidades seriam quase nulas.

1 curtida

vc venceu o debate.

Sim, sim. Eu entendi o que vc escreveu. Só pontuei que äs vezes é melhor segurar um smartphone melhorzinho do que comprar um novo que seja básico e depois de um ano não tenha atualizaçoes (ai se gasta dinheiro sem necessidade e se arrepende depois).

1 curtida

7 anos já, impossível uma pessoa dessas não ter dinheiro pra arranjar um celular novo

Posso estar errado, mas acredito que os aparelhos com o A10 vão ficar de fora dessa atualização também. Tenho um iPad 6, que tem o A10, e ele está ficando consideravelmente mais lento nas últimas atualizações, principalmente no iPadOS 15. Isso fica bastante perceptível nas animações do sistema, que já não estão mais tão fluidas, e também em alguns apps que dão umas travadinhas ocasionais, coisas que não lembro de acontecer na versão anterior do sistema.

Isso me lembra de uma falha de segurança no bluetooth a um tempo atrás e muitos celulares não receberam correção, como que um celular assim é confiavel?

Isso me lembrou do meu Nokia 2760, eu tinha o BT Hack instalado nele e quando a aula da facul tava chata, ficava fazendo o celular do pessoal ficar tocando.

1 curtida

Pergunta: mesmo que o iPhone 6s fique sem atualizações no futuro, ainda vale a pena comprá-lo? Consegue ter desempenho similar a intermediário básico?

Depende confiável em qual sentido.
Confiável no sentido de funcionar (fazer/receber ligação, SMS e acessar a internet), provavelmente vai ser.
Confiável no sentido de ser seguro, daí são outros quinhentos.

3 curtidas

Pra mim um celular confiavel tem de englobar tudo isso, se não eu diria que ele é so funcional.

Vc mesmo concluiu a sua reflexão. É um smartphone de 2015. Melhor, somente se a pessoa pegar ele da caixa agora com IOS 10 ou 9 que a perfomance boa. Mas não tem como ter expectativa.

Fazer a comparação com smartphone atuais é injusto, mesmo que ainda penso que estejs melhor do que os Android go em que os usuários vão se estressar menos, pode talvez ser melhor que os Android de entrada.

1 curtida

Não vale a pena. Diferente do que acontece no Android graças a fragmentação, no iOS os desenvolvedores param de dar suporte a sistemas antigos. Em questão de um a dois anos por exemplo, o Gmail pode parar de funcionar. E assim vai.

Tem muitas opções boas de smartphones por até mil reais que o sistema está bem atual. Tanto nacional quanto via importação. Tem coisas que não compensam, mesmo que seja um iPhone.

1 curtida

A resposta curta é não.

Elaborando um pouco, de 2015 pra cá, muitas inovações em termos de software surgiram, como fotografia computacional, aplicativos usando cada vez mais realidade aumentada. Por mas que você ache que não usa nada disso, estas coisas estão inseridas no dia a dia, desde uma página renderizar uma versão 3D de um móvel, peça de vestuário, ao Instagram aplicar filtros nos reels, stories. Aplicativos cada vez mais usam recursos avançados, que inevitavelmente demandam processamento, o A9 era ótimo, mas hoje não é capaz de suprir a demanda de novas versões do iOS, porque com novas versões do iOS, veem novas versões de apps, que extraem os benefícios da nova arquitetura do sistema e do hardware também, só que esse hardware já é obsoleto. Ele continuará funcional por algum tempo, e certamente muitas coisas continuarão a funcionar. Mas não é uma boa escolha adquirir um aparelho já tão defasado e na beira do seu fim.

2 curtidas

iPhone 6s e iPhone SE de 2017 foram lançados com o chip Apple A9 e 2 GB de RAM

No subtítulo está escrito isso, mas o correto seria 2016. No texto da matéria também cita que é de 2016.

1 curtida

No meu entendimento ele estava mais se referindo à confiabilidade de se usar funções básicas do celular, não de segurança.
Mas concordo q o ideal é q sejam ambos

2 curtidas

Ops, é verdade: eu confundi com o visual do iPhone SE de 2022! Vou corrigir aqui.

Obrigado!

2 curtidas