iPhone 12 Pro fica atrás de Huawei e Xiaomi em teste de câmera

Originally published at: iPhone 12 Pro fica atrás de Huawei e Xiaomi em teste de câmera – Celular – Tecnoblog

Celular da Apple perde para os Huawei Mate 40 Pro e P40 Pro, e para o Xiaomi Mi 10 Ultra nos testes do DxOMark

Não tenho gabarito pra discorrer nem sobre termos técnicos nem sobre a metodologia usada pelo DXOMARK. Mas como um amante de fotos e entusiasta de fotos por smartphones ,no geral eu gostei muito mais do que vi no iPhone 12 do que no P40 PRO,por exemplo. A textura de cores extremamente agradável em ambientes claros e internos. Na minha percepção ,e não precisa ter um olhar mais clínico nesse caso,o P40 PRO é muito superior apenas em fotos noturnas. Resumindo: nem sempre estar à frente em critérios técnicos significa fotos mais agradáveis aos olhos. Lógico que é algo muito subjetivo,tbm.

4 curtidas

Não só isso.
Como perguntei na outra matéria que teve sobre isso, o que raios a diferença de 4, 5 ou 8 pontos no score deles sequer significa?
Pra quem importa essa diferença?

Sei lá, me parece tão inútil esse ranking agregado.

1 curtida

Me pergunto se alguém realmente escolhe aparelho baseado nesses rankings.

@Douglas_Knevitz. Nenhum consumidor,de fato. Não consigo imaginar alguém chegando em uma loja e dizendo assim pro vendedor: vcs tem aquele aparelho que está em 1° lugar no ranking do DXOMARK?

Eu até considero o ranking um balizador interessante ,mas sob alguns aspectos e não pra ser tido como o detentor da palavra final. Mas no geral serve apenas pra mídia especializada produzir matérias,mesmo.

E com certeza os olhos e gosto pessoal do LeandoCSC são muito mais críticos e apurados que o teste do DXOMARK, me lembrarei de falar com você quando que for comprar meu próximo smartphone

1 curtida

Estarei às ordens,senhor. É só perguntar. :wink:

Poxa Apple fãs, vocês me prometeram que R$12 mil era o preço que me dava tudo que há de melhor num smartphone, vocês me prometeram!

3 curtidas

Farei, pode ficar no aguardo

Como você mesmo mencionou “gosto pessoal do @LeandroCSC”, não do DXOMARk.

O problema de levar rankings ao pé da letra, é que se abstrai todo o resto, que na somatória podem ser mais relevantes, que uma única pontuação isolada. Benchmark de performance é outro que sofre do mesmo fenômeno.

2 curtidas

Pois é. Fui ver as fotos originais do comparativo e achei as fotos do P40 super esbranquiçadas, lavadas e em alguns casos até mais estouradas. Eu particularmente nunca dei credibilidade ao ranking do DxOMark, até porque a gente sequer sabe quais são os verdadeiros critérios por trás da análise.

É legal fazerem o comparativo e tudo mais, porém se basear num ranking pra decidir qual foto é melhor é um tanto besteira. A melhor foto é aquela que te agrada mais aos olhos. Mas em uma coisa devo concordar: já passou da hora de melhorarem o zoom do iPhone. Subiram pra 2.5x esse ano mas ainda sim é muito pouco.

2 curtidas

Se tiver quem escolha por esse ranking, vai ser uma minoria que não tem uma opinião própria sobre preferência de imagem.

1 curtida

@filipeesposito Exatamente!!

1 curtida

Pelo jeito o problema é recorrente.
Peguei o P30 Pro em 2019, quando a Huawei chegou no Brasil, e fui surpreendido positivamente em aspectos que não imaginava: A gerência de bateria com o Kirin e a usabilidade da rom da Huawei em si, que tantos criticam, me surpreenderam bastante. Já a câmera, que tanto elogiam, e está no topo de rankings… Vou ser sincero, as fotos são bem detalhadas e nítidas, desde que não hajam pessoas. Quando fotografava pessoas, começava a ficar estranho. Há excesso de pos processamento em pessoas. Exagera muito no clareamento de pessoas, mesmo as de pele morena e há muita perda de detalhes. Outro ponto que deixava bastante à desejar, era no HDR. A câmera tem muita dificuldade em equilíbrio de exposição HDR, se comprada aos concorrentes. Eu sinceramente também não entendo como a Huawei fica no topo desse ranking da DXO. Tive a oportunidade de testar um Samsung S10+ no mesmo período, e as fotos em geral, mesmo com menos detalhes, se saiam melhores em diversos cenários. Resultado: voltei pro iPhone. A conclusão: faz o básico, mas tem resultados satisfatórios em todos cenários. E digo o mesmo da Samsung. Coisa que não ocorre com a Huawei, infelizmente. Enquanto não mudarem esse estilo asiático de fotografia, pra mim não serve.

4 curtidas

No meu ponto de vista o sistema o conjunto da obra conta muito. Eu que sou um user Android, não abro mão nem a pau do Google Pixel por qualquer outro aparelho Android “customizado”.

O que eu vejo de comentários de gente que se quer teve iPhone, ou que tenha usado algum recente, falado besteira sobre a qualidade da câmera, e do aparelho em si.

Sabe, DXOMARK é um parâmetro, não uma lei absoluta e imutável. A melhor câmera é a que você carrega na hora. Nem todo mundo precisa de 100X de zoom. Eu não compro iPhone pensando no zoom, mas no enquadramento da câmera telefoto. Aquele 2x pra mim é só um bônus. Mas esse é o meu uso.

E depois tem a questão de preferência na estética da foto. São anos usando iPhone, me agrada muito mais o color science dele. Assim, como tem quem goste do look and feel do pixel, ou da Huawei.

O que eu percebo no iPhone, é que ele não tenta se parecer com uma foto editada por um fotógrafo com um gosto artístico. Mas pende mais para realçar características reais da cena. Saiu do extremante flat do iPhone 7, para uma fotografia viva, porém que ainda tem espaço para o usuário imprimir sua assinatura artística.

O pixel já vai para um caminho onde ele entende a cena e é como se fosse ajustada para ser o mais apelativa visualmente. A Huawei tange mais para simular o aspecto de uma foto profissional, a custo de cada foto ser diferente da outra. Como se não houvesse uma identidade única para o color Science.

1 curtida

Os aparelhos da Samsung,tbm! Bata fotos de plantas verdes ,principalmente, e é fácil perceber uma extrapolação nas cores. Na maior parte das vezes eu gosto,mas tem horas que não é legal … Não pretendo sair da Samsung tão cedo,mas gostaria que houvesse um maior equilíbrio no pós processamento,que é muito carregado em algumas situações,coisa que não vemos no iPhone.

Sinto muito lhe informar, mas…

oisa-fui-tapeado-28361639

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.