iOS 26: Apple corrige o principal problema do Liquid Glass

Agora ficou mais ainda com cara de Windows Vista…

5 Likes

Nem uso Apple, mas Steve job tá fazendo uma falta…

3 Likes

Preocupação zero com acessibilidade.

“Ah …, quem precisar é só ir nas configurações.”

“Ta serto…”

3 Likes

Continua feio. Essa parte da central não vai ter jeito pelo que to vendo . Vou focar nas funções novas com a atualização . Li algumas coisas bacanas .

4 Likes

Parece que a Apple alcançou o objetivo, depois de ficar um tempo fora das noticias de tecnologia por falta de inovação, mudou o foco para só ser controversa e todos voltarem a falar dela.

4 Likes

Os caras lançam um visual vista sem ter aprendido nada com o original :rofl:

3 Likes

Apple corrige o principal problema do Liquid Glass:
Abandona essa ideia.

8 Likes

Ficou com cara de Windows Vista e One UI 7 essa mudança na Liquid Glass.
Mesmo assim a interface está mal-implementada.

2 Likes

Coisa feia, nem a interface com degrades dos primeiros iphone era tão horrível e forçada como essa.

3 Likes

Concordo demais que está mal implementada. Instalei os betas nos meus iDevices aqui: iPhone, Watch e Mac, a falta de consistência visual remete os tempos de transição do Android 5.0 onde alguns apps do Google seguiam a Material Design e outros não. O Liquid Glass está todo confuso e parece não seguir guideline alguma, ao contrário do Windows 7 que tinha a transparência como identidade visual ,mas você via coesão em toda parte do SO.

Sei que está em beta, mas o canal fpt no Youtube que tinha vazado o visual há meses atras comentou algo assim no último vídeo: há 3 meses vazamos a interface do que parecia ser uma versão bem imatura do design, depois desses 3 meses vimos que com o lançamento do beta não teve quase nenhuma diferença.

3 meses a partir de agora são exatamente o tempo pra chegar a versão final em setembro, se nesses últimos meses não ouve tanta evolução como o pessoal do canal disse eu aposto que o que estamos vendo agora será bem parecido com o que vão lançar em setembro.

Como a Apple não costuma lançar atualizações visuais em versões menores, só veremos uma diferença no iOS 27 kkkk
E pior que o Liquid Glass é baseado no VisionOS, que ja veio com uma interface bem sólida e consistente, os designers da Apple estão perdidos.

2 Likes

poderiam ter corrigido isso com um efeito Liquid Glass Fumê

1 Like

Agr ta mais pra frosted glass

2 Likes

Ainda não tá legal. Eles tem que pedir uma ajuda ao pessoal que desenvolveu Windows Aero pra refinar isso aí…

4 Likes

Corrige principal problema virando Frosted Glass. :rofl:

ô ideia de jerico que foi essa. Os caras me ressuscitam o Windows Aero em pleno 2025 e acham que estão abalando.

Mas o Vista era muito bonito, mais do que o 11 inclusive. Não acho necessariamente ser um demérito o iOS se parecer com o Vista.

2 Likes

O problema não está na implementação e sim no conceito.
Vidro é transparente. Vidro líquido (?) idem.
E isso mata a usabilidade e legibilidade em interfaces pequenas, como de celular, ainda mais quando se aplica o conceito de sobreposição. Na tela de um computador pode até ficar interessante, ou menos pior.

Por exemplo, pensando na central de comandos se tem: 1º papel de parede, 2º ícones, 3º os botões.
Se tudo vai ser transparente sobre transparente, vai aparecer tudo.

Uma das formas de melhorar é adicionar camadas translúcidas, mas, como já disseram, isso é frosted glass e não o liquid glass).

Acho extremamente difícil disso se tornar viável, tanto que ainda não vi ninguém fazendo um conceito realmente funcional, pois não existe. Qualquer correção envolve eliminar transparências.

Chuto que a Apple não vai voltar atrás, mas não aplicará essa interface por padrão, e deixará ela bem escondida nas configurações.

1 Like

Como opinador profissional, e com zero conhecimento de design, ME PARECE q o “liquid” faz mais referência às animações do sistema, q realmente as vezes parecem algo líquido do que à translucidez (?) da UI. Agr virou liquid frosted glass XD

1 Like

A correção foi usar o efeito "mica’ do windows? Hahaha

2 Likes