iOS 14 expõe TikTok por acesso constante à área de transferência

Originally published at: iOS 14 expõe TikTok por acesso constante à área de transferência – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Usuários do iOS 14 beta descobrem que TikTok acessa insistentemente o que usuário copia para a área de transferência no iPhone

1 curtida

Só eu que acho isso muito grave?
Essa história de que faz “parte de um recurso de anti-spam” não me convenceu nenhum pouco.

8 curtidas

Tem algumas análises sobre o comportamento do TT que mostram que o aplicativo é basicamente um vírus/spyware.

https://www.reddit.com/r/videos/comments/fxgi06/not_new_news_but_tbh_if_you_have_tiktiok_just_get/fmuko1m/

e

São duas análises.
Nunca usei e depois de ler esses dois posts, espero nunca user.

4 curtidas

Gravíssimo. Quanto dado sensível pode ter sido roubado.

Lembrando que quando os apps forem atualizados para o iOS 14 de fato, haverá uma API que cuidará dessa comunicação entre a área de transferência e o app. Tudo vai acontecer de forma invisível. Ao copiar o app vai perguntar ao sistema se aquele arquivo é relevante ao APP em questão. Se não for, acesso negado e nem chega a aparecer esse banner.

A ideia de expor isso é constranger esses apps que abusam do privilégio de acesso à área de transferência. Assim como antes de baixar um APP ele deverá informar quais dados coleta e se compartilha cm terceiros, tudo isso na página da AppStore de forma visível. Ela até comparou a informação nutricional, no rótulo de um produto.

3 curtidas

Nossa, o TikTok cata tanta info não anonima dos usuários que não sei nem como ele não foi banido ainda…

E surpreende zero pessoas.
Esses apps chineses são sempre envoltos em alguma polêmica relacionada à privacidade.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.