iOS 14 chega a 90% dos dispositivos Apple lançados nos últimos quatro anos

A Apple sempre um passo a frente na questão de atualizações, oferecendo um suporte maior para os seus dispositivos. Enquanto a Google oferece só 3 anos para sua linha Pixel.

1 curtida

Quantas marcas de celulares que usam iOS existem?

Pode parecer uma pergunta besta, mas não é.

Android tem que oferecer suporte a uma grande quantidade de processadores, chips de áudio, drivers bluetooth e wireless, modems e tudo o mais, utilizado por uma grande quantidade de empresas diferentes.

Isso pode não parecer, mas afeta questões como performance (nem sempre é possível chegar à performance ótima compilando um código para um processador sem escrever especificamente para ele), uso de recursos (existe uma camada de compatibilidade necessária para traduzir o código da forma específica ao processador) e afins. Além disso, existe a má vontade das empresas de manter suas equipes ativas para preparar o Android para seus devices, fora o que elas colocam em cima, o que aumenta a complexidade

Por outro lado, o iOS ser totalmente da Apple implica o efeito da walled garden, o jardim murado, onde tudo funciona maravilhosamente bem enquanto está tudo dentro do ecossistema Apple: saia apenas 1 milímetro dele e tudo implode.

E a Apple sabe bem disso e capitaliza em cima, transformando celulares que, em um ambiente Android, poderiam custar 1500 a 2000 reais nos seus componentes em celulares com 5, até 10 vezes o valor. Ela utiliza a escassez de produtos como uma forma de exclusividade e coolness, tipo empresas como Abercrombie & Filch que preferem queimar roupas que permitir que pessoas gordas as usem.

Se o Google tentar fazer a mesma coisa, será considerada monopolista, por ter coisas como o GMail, Play Store, Google Drive e outros produtos Google. Entretanto, a Apple possui a mesma coisa, com o Mail deles, a App Store, o iCloud e similar. Com a diferença que, no ecossistema Android, pode-se utilizar o aparelho do fornecedor conforme necessário: já usei celures de Samsung, Motorola, LG, Sony, ASUS e Xiaomi, e todos os seus programas e informações (com as limitações específicas) estão lá. Inclusive, todos os produtos Google também existem no ecossistema Apple, mas o contrário não existe: como eu baixo meus dados do iCloud (imaginando que eu tivesse, o que não tenho) se eu não tiver um Mac. É bom lembrar que originalmente o iPhone, assim como o iPod, demandava um Mac para ser ativo.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.